AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/80434 |
Resumo: | Atualmente, o planeta passa por uma crise ambiental sem precedentes, com isso cresce a importância de se pensar e construir uma educação ambiental efetiva. A educação do campo é marcada por suas relações diferenciadas entre os sujeitos que a compõem e o ambiente em que se desenvolve, e foi justamente tal premissa que instigou a presente proposta de pesquisa. Com o objetivo de analisar de que forma ocorrem as discussões de educação ambiental dentro das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do estado do Paraná, o seguinte artigo valeu-se da metodologia baseada em pesquisas bibliográficas e documentais, além de justificar-se a partir da importância de compreender as correntes teóricas que baseiam a construção dos documentos oficiais da educação, já que são eles os principais norteadores do trabalho pedagógico. Pode-se perceber que a educação ambiental contida nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Paraná é influenciada por três correntes tradicionais principais: Naturalista, Resolutiva e Científica. Também vale destacar que os apontamentos sobre educação ambiental dentro dessa Diretriz, ocorrem de maneira indireta e contextualizada em outras temáticas. |
id |
UFPR-7_d4c4821417257ec518e3e25f22199431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/80434 |
network_acronym_str |
UFPR-7 |
network_name_str |
Revista Geografar |
repository_id_str |
|
spelling |
AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOSTHE TRADITIONAL PERSPECTIVES OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN PARANÁ’S CURRICULAR RURAL EDUCATION GUIDELINES: INTERSECTING PATHSgeografia; educação do campo; educação ambiental.Atualmente, o planeta passa por uma crise ambiental sem precedentes, com isso cresce a importância de se pensar e construir uma educação ambiental efetiva. A educação do campo é marcada por suas relações diferenciadas entre os sujeitos que a compõem e o ambiente em que se desenvolve, e foi justamente tal premissa que instigou a presente proposta de pesquisa. Com o objetivo de analisar de que forma ocorrem as discussões de educação ambiental dentro das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do estado do Paraná, o seguinte artigo valeu-se da metodologia baseada em pesquisas bibliográficas e documentais, além de justificar-se a partir da importância de compreender as correntes teóricas que baseiam a construção dos documentos oficiais da educação, já que são eles os principais norteadores do trabalho pedagógico. Pode-se perceber que a educação ambiental contida nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Paraná é influenciada por três correntes tradicionais principais: Naturalista, Resolutiva e Científica. Também vale destacar que os apontamentos sobre educação ambiental dentro dessa Diretriz, ocorrem de maneira indireta e contextualizada em outras temáticas.Nowadays, the planet goes through an unprecedented environmental crisis, along with this grows the importance of thinking and building an effective Environmental Education. Rural Education is marked by its differentiated relationships between the subjects that compose it and the environment in which it develops, and it was precisely such a premise that instigated this present research proposal. In order to analyze Environmental Education discussions within the Curricular Rural Education Guidelines in the state of Paraná, the following article used a methodology based on bibliographic and documentary research, in addition to justifying itself from the importance of understanding the theoretical currents that support the construction of the official education documents, since they are the main guiding principles of the pedagogical work. It is possible to notice that the Environmental Education contained in Paraná’s Curricular Rural Education Guidelines is influenced by three major traditional currents: Naturalist, Resolutive and Scientific. It is also worth highlighting that the notes on Environmental Education within this Guideline, occur indirectly and contextualized in other themes.UFPRda Silva, Wagnerda Fonseca Rosas, Celbo AntonioSandino Meneguzzo, Isonel2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/8043410.5380/geografar.v18i2.80434REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 2 (2023); 252-2691981-089X10.5380/geografar.v18i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/80434/51049https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/80434/51239Direitos autorais 2023 Wagner da Silva, Celbo Antonio da Fonseca Rosas, Isonel Sandino Meneguzzohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T18:32:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/80434Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2023-12-27T18:32:02Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS THE TRADITIONAL PERSPECTIVES OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN PARANÁ’S CURRICULAR RURAL EDUCATION GUIDELINES: INTERSECTING PATHS |
title |
AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS |
spellingShingle |
AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS da Silva, Wagner geografia; educação do campo; educação ambiental. |
title_short |
AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS |
title_full |
AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS |
title_fullStr |
AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS |
title_full_unstemmed |
AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS |
title_sort |
AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS |
author |
da Silva, Wagner |
author_facet |
da Silva, Wagner da Fonseca Rosas, Celbo Antonio Sandino Meneguzzo, Isonel |
author_role |
author |
author2 |
da Fonseca Rosas, Celbo Antonio Sandino Meneguzzo, Isonel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Wagner da Fonseca Rosas, Celbo Antonio Sandino Meneguzzo, Isonel |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
geografia; educação do campo; educação ambiental. |
topic |
geografia; educação do campo; educação ambiental. |
description |
Atualmente, o planeta passa por uma crise ambiental sem precedentes, com isso cresce a importância de se pensar e construir uma educação ambiental efetiva. A educação do campo é marcada por suas relações diferenciadas entre os sujeitos que a compõem e o ambiente em que se desenvolve, e foi justamente tal premissa que instigou a presente proposta de pesquisa. Com o objetivo de analisar de que forma ocorrem as discussões de educação ambiental dentro das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do estado do Paraná, o seguinte artigo valeu-se da metodologia baseada em pesquisas bibliográficas e documentais, além de justificar-se a partir da importância de compreender as correntes teóricas que baseiam a construção dos documentos oficiais da educação, já que são eles os principais norteadores do trabalho pedagógico. Pode-se perceber que a educação ambiental contida nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Paraná é influenciada por três correntes tradicionais principais: Naturalista, Resolutiva e Científica. Também vale destacar que os apontamentos sobre educação ambiental dentro dessa Diretriz, ocorrem de maneira indireta e contextualizada em outras temáticas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/80434 10.5380/geografar.v18i2.80434 |
url |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/80434 |
identifier_str_mv |
10.5380/geografar.v18i2.80434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/80434/51049 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/80434/51239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Wagner da Silva, Celbo Antonio da Fonseca Rosas, Isonel Sandino Meneguzzo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Wagner da Silva, Celbo Antonio da Fonseca Rosas, Isonel Sandino Meneguzzo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 2 (2023); 252-269 1981-089X 10.5380/geografar.v18i2 reponame:Revista Geografar instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Geografar |
collection |
Revista Geografar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||geografar@ufpr.br |
_version_ |
1788990020158226432 |