ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GADINI, Sérgio Luiz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32451
Resumo: Do Norte ao Sul do Brasil, do Velho Mundo às economias emergentes, uma constatação parece marcar o cotidiano de milhões de pessoas: o acesso facilitado, ainda que parcial e por compras em prestações, aos bens de consumo informativo criou em milhões de usuários uma espécie de ilusão (quase) cidadã, gerada pela expectativa de que ‘estar conectado’ deixaria o contribuinte mais perto de serviços e mesmo produtos, que até pouco tempo pareciam restritos a uma pequena parcela da população. Entre a promessa de inclusão ao consumo e a identificação utilitária e social destes produtos informativos reside o desafio da mídia em (re)pensar o que se entende por condição de cidadania. Entra, aqui, um conceito que visa contribuir para ampliar as condições de acesso e capacidade de compreensão informativa pelos usuários de tais produções: literacia midiática. A partir de alguns exemplos, situações contraditórias e indicadores sociais, o presente texto sugere desafios críticos para construir meios, de fato, voltados à condição de cidadania.
id UFPR-8_34a229bf99784ab1e2b0b9c7897072c0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/32451
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIAmídia cidadã; inclusão cultural; literacia midiática.Do Norte ao Sul do Brasil, do Velho Mundo às economias emergentes, uma constatação parece marcar o cotidiano de milhões de pessoas: o acesso facilitado, ainda que parcial e por compras em prestações, aos bens de consumo informativo criou em milhões de usuários uma espécie de ilusão (quase) cidadã, gerada pela expectativa de que ‘estar conectado’ deixaria o contribuinte mais perto de serviços e mesmo produtos, que até pouco tempo pareciam restritos a uma pequena parcela da população. Entre a promessa de inclusão ao consumo e a identificação utilitária e social destes produtos informativos reside o desafio da mídia em (re)pensar o que se entende por condição de cidadania. Entra, aqui, um conceito que visa contribuir para ampliar as condições de acesso e capacidade de compreensão informativa pelos usuários de tais produções: literacia midiática. A partir de alguns exemplos, situações contraditórias e indicadores sociais, o presente texto sugere desafios críticos para construir meios, de fato, voltados à condição de cidadania.UFPRGADINI, Sérgio Luiz2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3245110.5380/am.v1i4.32451Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 04 - JUL/DEZ (2012)2238-070110.5380/am.v1i4reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32451/20587info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:50:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/32451Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T19:50:13Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA
title ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA
spellingShingle ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA
GADINI, Sérgio Luiz
mídia cidadã; inclusão cultural; literacia midiática.
title_short ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA
title_full ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA
title_fullStr ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA
title_full_unstemmed ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA
title_sort ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA
author GADINI, Sérgio Luiz
author_facet GADINI, Sérgio Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv GADINI, Sérgio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv mídia cidadã; inclusão cultural; literacia midiática.
topic mídia cidadã; inclusão cultural; literacia midiática.
description Do Norte ao Sul do Brasil, do Velho Mundo às economias emergentes, uma constatação parece marcar o cotidiano de milhões de pessoas: o acesso facilitado, ainda que parcial e por compras em prestações, aos bens de consumo informativo criou em milhões de usuários uma espécie de ilusão (quase) cidadã, gerada pela expectativa de que ‘estar conectado’ deixaria o contribuinte mais perto de serviços e mesmo produtos, que até pouco tempo pareciam restritos a uma pequena parcela da população. Entre a promessa de inclusão ao consumo e a identificação utilitária e social destes produtos informativos reside o desafio da mídia em (re)pensar o que se entende por condição de cidadania. Entra, aqui, um conceito que visa contribuir para ampliar as condições de acesso e capacidade de compreensão informativa pelos usuários de tais produções: literacia midiática. A partir de alguns exemplos, situações contraditórias e indicadores sociais, o presente texto sugere desafios críticos para construir meios, de fato, voltados à condição de cidadania.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32451
10.5380/am.v1i4.32451
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32451
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i4.32451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32451/20587
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 04 - JUL/DEZ (2012)
2238-0701
10.5380/am.v1i4
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760990843174912