ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32451 |
Resumo: | Do Norte ao Sul do Brasil, do Velho Mundo às economias emergentes, uma constatação parece marcar o cotidiano de milhões de pessoas: o acesso facilitado, ainda que parcial e por compras em prestações, aos bens de consumo informativo criou em milhões de usuários uma espécie de ilusão (quase) cidadã, gerada pela expectativa de que ‘estar conectado’ deixaria o contribuinte mais perto de serviços e mesmo produtos, que até pouco tempo pareciam restritos a uma pequena parcela da população. Entre a promessa de inclusão ao consumo e a identificação utilitária e social destes produtos informativos reside o desafio da mídia em (re)pensar o que se entende por condição de cidadania. Entra, aqui, um conceito que visa contribuir para ampliar as condições de acesso e capacidade de compreensão informativa pelos usuários de tais produções: literacia midiática. A partir de alguns exemplos, situações contraditórias e indicadores sociais, o presente texto sugere desafios críticos para construir meios, de fato, voltados à condição de cidadania. |
id |
UFPR-8_34a229bf99784ab1e2b0b9c7897072c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/32451 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIAmídia cidadã; inclusão cultural; literacia midiática.Do Norte ao Sul do Brasil, do Velho Mundo às economias emergentes, uma constatação parece marcar o cotidiano de milhões de pessoas: o acesso facilitado, ainda que parcial e por compras em prestações, aos bens de consumo informativo criou em milhões de usuários uma espécie de ilusão (quase) cidadã, gerada pela expectativa de que ‘estar conectado’ deixaria o contribuinte mais perto de serviços e mesmo produtos, que até pouco tempo pareciam restritos a uma pequena parcela da população. Entre a promessa de inclusão ao consumo e a identificação utilitária e social destes produtos informativos reside o desafio da mídia em (re)pensar o que se entende por condição de cidadania. Entra, aqui, um conceito que visa contribuir para ampliar as condições de acesso e capacidade de compreensão informativa pelos usuários de tais produções: literacia midiática. A partir de alguns exemplos, situações contraditórias e indicadores sociais, o presente texto sugere desafios críticos para construir meios, de fato, voltados à condição de cidadania.UFPRGADINI, Sérgio Luiz2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3245110.5380/am.v1i4.32451Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 04 - JUL/DEZ (2012)2238-070110.5380/am.v1i4reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32451/20587info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:50:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/32451Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T19:50:13Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA |
title |
ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA |
spellingShingle |
ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA GADINI, Sérgio Luiz mídia cidadã; inclusão cultural; literacia midiática. |
title_short |
ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA |
title_full |
ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA |
title_fullStr |
ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA |
title_full_unstemmed |
ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA |
title_sort |
ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA |
author |
GADINI, Sérgio Luiz |
author_facet |
GADINI, Sérgio Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GADINI, Sérgio Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mídia cidadã; inclusão cultural; literacia midiática. |
topic |
mídia cidadã; inclusão cultural; literacia midiática. |
description |
Do Norte ao Sul do Brasil, do Velho Mundo às economias emergentes, uma constatação parece marcar o cotidiano de milhões de pessoas: o acesso facilitado, ainda que parcial e por compras em prestações, aos bens de consumo informativo criou em milhões de usuários uma espécie de ilusão (quase) cidadã, gerada pela expectativa de que ‘estar conectado’ deixaria o contribuinte mais perto de serviços e mesmo produtos, que até pouco tempo pareciam restritos a uma pequena parcela da população. Entre a promessa de inclusão ao consumo e a identificação utilitária e social destes produtos informativos reside o desafio da mídia em (re)pensar o que se entende por condição de cidadania. Entra, aqui, um conceito que visa contribuir para ampliar as condições de acesso e capacidade de compreensão informativa pelos usuários de tais produções: literacia midiática. A partir de alguns exemplos, situações contraditórias e indicadores sociais, o presente texto sugere desafios críticos para construir meios, de fato, voltados à condição de cidadania. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32451 10.5380/am.v1i4.32451 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32451 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v1i4.32451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32451/20587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 04 - JUL/DEZ (2012) 2238-0701 10.5380/am.v1i4 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760990843174912 |