A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87538 |
Resumo: | A ausência da mulher negra nas agências de publicidade de Curitiba é um reflexo da falta de visibilidade e reconhecimento voltados à mesma na sociedade como um todo. Como resultado, essas profissionais também têm rara presença em cargos de liderança nestes espaços. E, devido essa ausência, o presente artigo torna-se pertinente para melhor compreensão do cenário publicitário curitibano. Como base teórica, foram abordados os temas: gênero, raça, feminismo e a presença da mulher negra no mercado de trabalho. Nas etapas quantitativa e qualitativa do estudo, ao serem enviados questionários para agências e realizadas entrevistas com publicitárias negras, ficou evidente que o vazio representacional existente nestes ambientes é consequência de estruturas socioculturais construídas historicamente. A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba |
id |
UFPR-8_59cc36a2213660b608f0f8711e01350a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/87538 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de CuritibaGênero; Mulher Negra; Liderança Feminina; Agências de Publicidade.A ausência da mulher negra nas agências de publicidade de Curitiba é um reflexo da falta de visibilidade e reconhecimento voltados à mesma na sociedade como um todo. Como resultado, essas profissionais também têm rara presença em cargos de liderança nestes espaços. E, devido essa ausência, o presente artigo torna-se pertinente para melhor compreensão do cenário publicitário curitibano. Como base teórica, foram abordados os temas: gênero, raça, feminismo e a presença da mulher negra no mercado de trabalho. Nas etapas quantitativa e qualitativa do estudo, ao serem enviados questionários para agências e realizadas entrevistas com publicitárias negras, ficou evidente que o vazio representacional existente nestes ambientes é consequência de estruturas socioculturais construídas historicamente. A ausência da profissional nas agências de publicidade de CuritibaUFPRZandonai Bertoldi, IsabelaSoares de Mattos, AmandaStradiotto Sarnowski, BeatrizCustódio Martins, KauanaBordinhão dos Santos, Filipe2023-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8753810.5380/am.v25i1.87538Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 25 - JAN/JUN (2023)2238-070110.5380/am.v25i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87538/48858Direitos autorais 2023 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-17T18:33:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/87538Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-03-17T18:33:15Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba |
title |
A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba |
spellingShingle |
A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba Zandonai Bertoldi, Isabela Gênero; Mulher Negra; Liderança Feminina; Agências de Publicidade. |
title_short |
A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba |
title_full |
A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba |
title_fullStr |
A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba |
title_full_unstemmed |
A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba |
title_sort |
A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba |
author |
Zandonai Bertoldi, Isabela |
author_facet |
Zandonai Bertoldi, Isabela Soares de Mattos, Amanda Stradiotto Sarnowski, Beatriz Custódio Martins, Kauana Bordinhão dos Santos, Filipe |
author_role |
author |
author2 |
Soares de Mattos, Amanda Stradiotto Sarnowski, Beatriz Custódio Martins, Kauana Bordinhão dos Santos, Filipe |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zandonai Bertoldi, Isabela Soares de Mattos, Amanda Stradiotto Sarnowski, Beatriz Custódio Martins, Kauana Bordinhão dos Santos, Filipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero; Mulher Negra; Liderança Feminina; Agências de Publicidade. |
topic |
Gênero; Mulher Negra; Liderança Feminina; Agências de Publicidade. |
description |
A ausência da mulher negra nas agências de publicidade de Curitiba é um reflexo da falta de visibilidade e reconhecimento voltados à mesma na sociedade como um todo. Como resultado, essas profissionais também têm rara presença em cargos de liderança nestes espaços. E, devido essa ausência, o presente artigo torna-se pertinente para melhor compreensão do cenário publicitário curitibano. Como base teórica, foram abordados os temas: gênero, raça, feminismo e a presença da mulher negra no mercado de trabalho. Nas etapas quantitativa e qualitativa do estudo, ao serem enviados questionários para agências e realizadas entrevistas com publicitárias negras, ficou evidente que o vazio representacional existente nestes ambientes é consequência de estruturas socioculturais construídas historicamente. A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87538 10.5380/am.v25i1.87538 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87538 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v25i1.87538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87538/48858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 25 - JAN/JUN (2023) 2238-0701 10.5380/am.v25i1 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991973539840 |