A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zandonai Bertoldi, Isabela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares de Mattos, Amanda, Stradiotto Sarnowski, Beatriz, Custódio Martins, Kauana, Bordinhão dos Santos, Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87538
Resumo: A ausência da mulher negra nas agências de publicidade de Curitiba é um reflexo da falta de visibilidade e reconhecimento voltados à mesma na sociedade como um todo. Como resultado, essas profissionais também têm rara presença em cargos de liderança nestes espaços. E, devido essa ausência, o presente artigo torna-se pertinente para melhor compreensão do cenário publicitário curitibano. Como base teórica, foram abordados os temas: gênero, raça, feminismo e a presença da mulher negra no mercado de trabalho. Nas etapas quantitativa e qualitativa do estudo, ao serem enviados questionários para agências e realizadas entrevistas com publicitárias negras, ficou evidente que o vazio representacional existente nestes ambientes é consequência de estruturas socioculturais construídas historicamente. A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
id UFPR-8_59cc36a2213660b608f0f8711e01350a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/87538
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de CuritibaGênero; Mulher Negra; Liderança Feminina; Agências de Publicidade.A ausência da mulher negra nas agências de publicidade de Curitiba é um reflexo da falta de visibilidade e reconhecimento voltados à mesma na sociedade como um todo. Como resultado, essas profissionais também têm rara presença em cargos de liderança nestes espaços. E, devido essa ausência, o presente artigo torna-se pertinente para melhor compreensão do cenário publicitário curitibano. Como base teórica, foram abordados os temas: gênero, raça, feminismo e a presença da mulher negra no mercado de trabalho. Nas etapas quantitativa e qualitativa do estudo, ao serem enviados questionários para agências e realizadas entrevistas com publicitárias negras, ficou evidente que o vazio representacional existente nestes ambientes é consequência de estruturas socioculturais construídas historicamente. A ausência da profissional nas agências de publicidade de CuritibaUFPRZandonai Bertoldi, IsabelaSoares de Mattos, AmandaStradiotto Sarnowski, BeatrizCustódio Martins, KauanaBordinhão dos Santos, Filipe2023-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/8753810.5380/am.v25i1.87538Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 25 - JAN/JUN (2023)2238-070110.5380/am.v25i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87538/48858Direitos autorais 2023 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-17T18:33:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/87538Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-03-17T18:33:15Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
title A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
spellingShingle A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
Zandonai Bertoldi, Isabela
Gênero; Mulher Negra; Liderança Feminina; Agências de Publicidade.
title_short A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
title_full A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
title_fullStr A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
title_full_unstemmed A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
title_sort A MULHER NEGRA LÍDER NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
author Zandonai Bertoldi, Isabela
author_facet Zandonai Bertoldi, Isabela
Soares de Mattos, Amanda
Stradiotto Sarnowski, Beatriz
Custódio Martins, Kauana
Bordinhão dos Santos, Filipe
author_role author
author2 Soares de Mattos, Amanda
Stradiotto Sarnowski, Beatriz
Custódio Martins, Kauana
Bordinhão dos Santos, Filipe
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zandonai Bertoldi, Isabela
Soares de Mattos, Amanda
Stradiotto Sarnowski, Beatriz
Custódio Martins, Kauana
Bordinhão dos Santos, Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero; Mulher Negra; Liderança Feminina; Agências de Publicidade.
topic Gênero; Mulher Negra; Liderança Feminina; Agências de Publicidade.
description A ausência da mulher negra nas agências de publicidade de Curitiba é um reflexo da falta de visibilidade e reconhecimento voltados à mesma na sociedade como um todo. Como resultado, essas profissionais também têm rara presença em cargos de liderança nestes espaços. E, devido essa ausência, o presente artigo torna-se pertinente para melhor compreensão do cenário publicitário curitibano. Como base teórica, foram abordados os temas: gênero, raça, feminismo e a presença da mulher negra no mercado de trabalho. Nas etapas quantitativa e qualitativa do estudo, ao serem enviados questionários para agências e realizadas entrevistas com publicitárias negras, ficou evidente que o vazio representacional existente nestes ambientes é consequência de estruturas socioculturais construídas historicamente. A ausência da profissional nas agências de publicidade de Curitiba
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87538
10.5380/am.v25i1.87538
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87538
identifier_str_mv 10.5380/am.v25i1.87538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/87538/48858
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 25 - JAN/JUN (2023)
2238-0701
10.5380/am.v25i1
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760991973539840