O processo criador : uma perspectiva para a educação permanente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74742 |
Resumo: | Orientadora: Dra. Onilza Borges Martins |
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Rodrigues, Iclea GuimarãesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMartins, Onilza Borges2022-06-23T15:06:03Z2022-06-23T15:06:03Z1992https://hdl.handle.net/1884/74742Orientadora: Dra. Onilza Borges MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 86-89Resumo: No contexto da sociedade contemporânea, onde é evidenciado o alto desenvolvimento tecnológico, industrial e científico, nos defrontamos com as exigências de uma sociedade carente de valores humanos, caracterizando as contradições existentes entre o indivíduo e sua consciência do todo. Este tema se constitue na preocupação central do estudo: O processo criador no contexto da educação permanente. A presente investigação, que realizou uma incursão teórica e histórica na realidade sobre o referido tema, teve como objetivos: 1) construir uma perspectiva histórica e teórica sobre o processo criador do ser humano; 2) refletir sobre a importância da educação permanente para a transformação da sociedade; 3) investigar as representações que possuem os profissionais docentes que utilizam sistematicamente práticas educativas para o desenvolvimento do processo criador; 4) analisar as contradições presentes nos discursos dos sujeitos no nível de suas práxis; 5) sugerir inovações constantes na atuação do educador, direcionadas â construção de uma educação permanente criadora. O estudo, de natureza exploratória, foi realizado com uma amostra aleatória de sete (7) sujeitos que exercem atividades docentes e trabalham diretamente com investigações sobre o processo criador. A investigação privilegiou procedimentos qualitativos. Foram realizadas entrevistas complementadas por questionário contendo sete (7) perguntas não estruturadas. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o procedimento da análise de conteúdo dos fragmentos dos discursos dos respondentes cujos dados coletados revelaram, na sua maioria, um entendimento do processo criador na educação permanente sob um ponto de vista mais liberalista e neutro. Mediante as contradições constatadas na pesquisa de campo, recomenda-se que os dirigentes do sistema educacional se mobilizem no sentido de preparar e dotar os profissionais de educação para que possam enfrentar os desafios de uma educação permanente inovadora. No entretanto, o significado da vida humana, buscado e efetivado na realização de cada existência, precisa ser estimulado, para que o sentido individual seja pleno e ampliado nas possibilidades do seu criar, que ultrapassa as condições pessoais, na medida em que o processo criador dinamiza as relações do Homem com o Mundo.Resumen: En el contexto de la sociedad contemporánea donde se evidencia el alto desarrollo tecnológico, industrial, cientifico, presenciamos las exigencias de una sociedad carente de valores humanos, caracterizando las contradiciones existentes entre el individuo y su conciencia dei todo. Este tema se constituye en la preocupaciõn central de estúdio "El proceso creador en el contexto de la Educaciõn Permanente". Esta investigación - que realizo una incursion teórica y histórica en la realidad sobre el tema - tuvo como objetivos: 1) construir una perspectiva histórica y teórica respecto al proceso creador humano; 2) reflexionar sobre la importancia de la Educación Permanente para la transformación social; 3) investigar las representaciones que poseen los profesionales docentes que utilizan sistematicamente prácticas educativas para el desarrollo dei proceso creador; 4) analizar las contradicciones presentes en los discursos de los sujetos a nivel de sus "praxis"; 5) sugerir innovaciones constantes en la actuaciõn dei educador direccionando la construcciõn de una Educación Permanente creadora. El estúdio, de naturaleza exploratória fue realizado con una muestra aleatória de siete sujetos que ejercen actividades docentes y trabajan directamente con investigaciõn del proceso creador. La investigaciõn privilegio procedimientos cualitativos. Fueron realizadas entrevistas, complementadas por cuestionarios constando de siete preguntas no estructuradas. Para el tratamiento de datos se realizó el procedimiento de anãlisis de contenido de los fragmentos de los discursos de quienes respondian, cuyos datos obtnidos revelaron, en su mayoría, una comprensíon de proceso creador en la Educación Permanente bajo un punto de vista más liberalista y neutro. Mediante las contradicciones constatadas en la Pesquisa de Campo, recomiéndase que los dirigentes dei sistema educacional se movilicen en el sentido de preparar y dotar a los profesionales de educación para que puedan enfrentar los desafios de una Educación Permanente innovadora. En quanto a ello, el significado de la vida humana, buscado y efetivado en la realizaciõn de cada existencia, precisa ser estimulado para que el sentido individual sea pleno y ampliado en las posibilidades de su crear, que sobrepasa las condiciones personales en la medida en que el proceso creador dinamiza las relaciones Hombre-Mundo.viii, 89 f. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalArte e educaçãoEducação permanenteRedação acadêmicaEducaçãoO processo criador : uma perspectiva para a educação permanenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ICLEA GUIMARAES RODRIGUES.pdfapplication/pdf3609348https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74742/1/D%20-%20D%20-%20ICLEA%20GUIMARAES%20RODRIGUES.pdf11805c74e5fafbd3c85396f3190e98a4MD51open access1884/747422022-06-23 12:06:03.335open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74742Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-23T15:06:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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