A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Cristiane Zamadei de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53656
Resumo: Orientadora : Prof. Ivonete Ferreira Haiduke
id UFPR_0057407bdc944fbdceddc89670d0c0f5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53656
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lara, Cristiane Zamadei deHaiduke, Ivonete FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-12T11:40:15Z2021-08-12T11:40:15Z2016https://hdl.handle.net/1884/53656Orientadora : Prof. Ivonete Ferreira HaidukeMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo: O presente artigo traz reflexões e análises acerca das relações que transcorrem a educação de um modo geral, pois é notável que a educação está inteiramente ligada com o interesse de todos pela melhor qualidade de vida, e por melhores condições financeiras. A educação é o meio pelo qual muitas crianças e adolescentes veem uma maneira de superar sua origem humilde, tornando-se profissionais visados e de qualidade, uma vez que a própria sociedade impõe um padrão de vida para esses jovens seguirem. O que acontece muitas vezes é que, os jovens não conseguem seguir neste ritmo imposto pela sociedade e acabam por não alcançar seus objetivos. Os motivos para esse fracasso podem ser as próprias dificuldades do cotidiano, bem como a sua origem pobre. Desta forma, o objetivo central desse trabalho é a análise e a verificação da influência da origem pobre na educação, sendo observado o que a sociedade impõe como padrão, bem como a maneira pela qual a escola recebe e administra essa diversidade de origens e a recepção dos alunos acerca dos conteúdos ministrados e metodologias administradas. A partir das leituras e analises de artigos já escritos sobre o assunto, podemos chegar a resultados impactantes sobre a educação e as desigualdades produzidas nos ambientes escolares, e concluir que a educação com fim emancipatório, e as diretrizes e currículos que a regulamentam propiciam a exclusão das camadas populares.1 arquivo (15 p.).application/pdfEducação inclusivaSociologia educacionalEducação e EstadoA educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CRISTIANE ZAMADEI DE LARA.pdfapplication/pdf212533https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53656/1/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20ZAMADEI%20DE%20LARA.pdfcfb84d79dce7736876aa7f1613472d64MD51open access1884/536562021-08-12 08:40:15.457open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53656Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T11:40:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares
title A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares
spellingShingle A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares
Lara, Cristiane Zamadei de
Educação inclusiva
Sociologia educacional
Educação e Estado
title_short A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares
title_full A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares
title_fullStr A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares
title_full_unstemmed A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares
title_sort A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares
author Lara, Cristiane Zamadei de
author_facet Lara, Cristiane Zamadei de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Haiduke, Ivonete Ferreira
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Cristiane Zamadei de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Sociologia educacional
Educação e Estado
topic Educação inclusiva
Sociologia educacional
Educação e Estado
description Orientadora : Prof. Ivonete Ferreira Haiduke
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-12T11:40:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-12T11:40:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53656
url https://hdl.handle.net/1884/53656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (15 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53656/1/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20ZAMADEI%20DE%20LARA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cfb84d79dce7736876aa7f1613472d64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860875243487232