A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53656 |
Resumo: | Orientadora : Prof. Ivonete Ferreira Haiduke |
id |
UFPR_0057407bdc944fbdceddc89670d0c0f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53656 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lara, Cristiane Zamadei deHaiduke, Ivonete FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-12T11:40:15Z2021-08-12T11:40:15Z2016https://hdl.handle.net/1884/53656Orientadora : Prof. Ivonete Ferreira HaidukeMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo: O presente artigo traz reflexões e análises acerca das relações que transcorrem a educação de um modo geral, pois é notável que a educação está inteiramente ligada com o interesse de todos pela melhor qualidade de vida, e por melhores condições financeiras. A educação é o meio pelo qual muitas crianças e adolescentes veem uma maneira de superar sua origem humilde, tornando-se profissionais visados e de qualidade, uma vez que a própria sociedade impõe um padrão de vida para esses jovens seguirem. O que acontece muitas vezes é que, os jovens não conseguem seguir neste ritmo imposto pela sociedade e acabam por não alcançar seus objetivos. Os motivos para esse fracasso podem ser as próprias dificuldades do cotidiano, bem como a sua origem pobre. Desta forma, o objetivo central desse trabalho é a análise e a verificação da influência da origem pobre na educação, sendo observado o que a sociedade impõe como padrão, bem como a maneira pela qual a escola recebe e administra essa diversidade de origens e a recepção dos alunos acerca dos conteúdos ministrados e metodologias administradas. A partir das leituras e analises de artigos já escritos sobre o assunto, podemos chegar a resultados impactantes sobre a educação e as desigualdades produzidas nos ambientes escolares, e concluir que a educação com fim emancipatório, e as diretrizes e currículos que a regulamentam propiciam a exclusão das camadas populares.1 arquivo (15 p.).application/pdfEducação inclusivaSociologia educacionalEducação e EstadoA educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CRISTIANE ZAMADEI DE LARA.pdfapplication/pdf212533https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53656/1/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20ZAMADEI%20DE%20LARA.pdfcfb84d79dce7736876aa7f1613472d64MD51open access1884/536562021-08-12 08:40:15.457open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53656Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T11:40:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares |
title |
A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares |
spellingShingle |
A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares Lara, Cristiane Zamadei de Educação inclusiva Sociologia educacional Educação e Estado |
title_short |
A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares |
title_full |
A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares |
title_fullStr |
A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares |
title_full_unstemmed |
A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares |
title_sort |
A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares |
author |
Lara, Cristiane Zamadei de |
author_facet |
Lara, Cristiane Zamadei de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Haiduke, Ivonete Ferreira Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Cristiane Zamadei de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Sociologia educacional Educação e Estado |
topic |
Educação inclusiva Sociologia educacional Educação e Estado |
description |
Orientadora : Prof. Ivonete Ferreira Haiduke |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-12T11:40:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-12T11:40:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53656 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (15 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53656/1/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20ZAMADEI%20DE%20LARA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfb84d79dce7736876aa7f1613472d64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898898874302464 |