Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castex, Murillo Hochuli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/43452
Resumo: Orientador: Hertz Wendel de Carvalho
id UFPR_033466088b9ec987300853664d21bd38
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43452
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Castex, Murillo HochuliUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e PropagandaCamargo, Hertez Wendel de2022-06-20T13:18:50Z2022-06-20T13:18:50Z2016https://hdl.handle.net/1884/43452Orientador: Hertz Wendel de CarvalhoMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e PropagandaInclui referênciasResumo: Considerando que o consumo está presente em todas as instâncias da sociedade, compondo o atual imaginário cultural por meio das narrativas publicitárias, o presente artigo tem por objetivo estudar as relações entre a marca Coca-Cola e a música popular brasileira. O referido produto (ou marca) está presente nas letras de diferentes canções, criando diferentes sentidos. O estudo parte do pressuposto de que publicidade e consumo são aspectos determinantes da cultura, influenciando e recebendo influências de diversas manifestações artísticas, idiomáticas e midiáticas. Pretende-se aqui, especificamente, analisar os sentidos associados à Coca-Cola nas canções "Alegria, Alegria" (1967), de autoria de Caetano Veloso e "O Último Romântico" (1984), de Lulu Santos e Nelson Motta. A escolha das canções justifica-se por serem detentoras de elevada repercussão na época de sua gravação/lançamento e ainda por serem reconhecidas no repertório do cancioneiro popular nacional. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica de autores da área de antropologia do consumo e semântica argumentativa e ainda uma pesquisa exploratório-experimental com públicos distintos que ouviram as canções e emitiram suas opiniões. Para o estudo das canções, foi aplicada a análise semântico-argumentativa. O resultado foi que a marca Coca-Cola ultrapassou a barreira de ser um objeto, preenchida de humanidade, passou a compor o repertório cultural do brasileiro e, por fim, acabando por se tornar, no senso comum, um sinônimo de rebeldia, juventude e relacionamento - em épocas distintas1 recurso online : PDF.application/pdf application/x-zip-compressedCoca Cola - PublicidadeMarca de produtosMusica popular brasileiraConsumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC - Consumo e MPB Murillo H.Castex - 2016 - UFPR.pdfapplication/pdf1173816https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/1/TCC%20-%20Consumo%20e%20MPB%20Murillo%20H.Castex%20-%202016%20-%20UFPR.pdf05c2737dd5c4091a1815e27eaee235f6MD51open accessAnexo de Imagens.rarapplication/octet-stream430592https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/2/Anexo%20de%20Imagens.rar3be9bc69106977ebc6a0d245b9e38806MD52open accessAta de avaliacao apresentacao Murillo Hochuli Castex.pdfapplication/pdf1569634https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/3/Ata%20de%20avaliacao%20apresentacao%20Murillo%20Hochuli%20Castex.pdf2119576dda4a5ed189d5d09347849fc0MD53open accesspindamonhangaba.docxtesteapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document9984https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/4/pindamonhangaba.docx6d40bb31fd39a20e4d32a3fe32b829ccMD54open accessTEXTTCC - Consumo e MPB Murillo H.Castex - 2016 - UFPR.pdf.txtExtracted Texttext/plain87751https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/5/TCC%20-%20Consumo%20e%20MPB%20Murillo%20H.Castex%20-%202016%20-%20UFPR.pdf.txte3f87b85ace788a0240795be354d3799MD55open accessAta de avaliacao apresentacao Murillo Hochuli Castex.pdf.txtExtracted Texttext/plain1https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/6/Ata%20de%20avaliacao%20apresentacao%20Murillo%20Hochuli%20Castex.pdf.txt58c89562f58fd276f592420068db8c09MD56open accessTHUMBNAILTCC - Consumo e MPB Murillo H.Castex - 2016 - UFPR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/7/TCC%20-%20Consumo%20e%20MPB%20Murillo%20H.Castex%20-%202016%20-%20UFPR.pdf.jpgc830536160cea5368094d4da985574a2MD57open accessAta de avaliacao apresentacao Murillo Hochuli Castex.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1679https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/8/Ata%20de%20avaliacao%20apresentacao%20Murillo%20Hochuli%20Castex.pdf.jpg13b87ce95000fa7a6bb34a5f13580b3aMD58open access1884/434522022-06-20 10:18:50.453open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43452Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-20T13:18:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)
title Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)
spellingShingle Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)
Castex, Murillo Hochuli
Coca Cola - Publicidade
Marca de produtos
Musica popular brasileira
title_short Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)
title_full Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)
title_fullStr Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)
title_full_unstemmed Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)
title_sort Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)
author Castex, Murillo Hochuli
author_facet Castex, Murillo Hochuli
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda
dc.contributor.author.fl_str_mv Castex, Murillo Hochuli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Hertez Wendel de
contributor_str_mv Camargo, Hertez Wendel de
dc.subject.por.fl_str_mv Coca Cola - Publicidade
Marca de produtos
Musica popular brasileira
topic Coca Cola - Publicidade
Marca de produtos
Musica popular brasileira
description Orientador: Hertz Wendel de Carvalho
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-20T13:18:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-20T13:18:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/43452
url https://hdl.handle.net/1884/43452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf application/x-zip-compressed
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/1/TCC%20-%20Consumo%20e%20MPB%20Murillo%20H.Castex%20-%202016%20-%20UFPR.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/2/Anexo%20de%20Imagens.rar
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/3/Ata%20de%20avaliacao%20apresentacao%20Murillo%20Hochuli%20Castex.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/4/pindamonhangaba.docx
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/5/TCC%20-%20Consumo%20e%20MPB%20Murillo%20H.Castex%20-%202016%20-%20UFPR.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/6/Ata%20de%20avaliacao%20apresentacao%20Murillo%20Hochuli%20Castex.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/7/TCC%20-%20Consumo%20e%20MPB%20Murillo%20H.Castex%20-%202016%20-%20UFPR.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43452/8/Ata%20de%20avaliacao%20apresentacao%20Murillo%20Hochuli%20Castex.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 05c2737dd5c4091a1815e27eaee235f6
3be9bc69106977ebc6a0d245b9e38806
2119576dda4a5ed189d5d09347849fc0
6d40bb31fd39a20e4d32a3fe32b829cc
e3f87b85ace788a0240795be354d3799
58c89562f58fd276f592420068db8c09
c830536160cea5368094d4da985574a2
13b87ce95000fa7a6bb34a5f13580b3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860419750461440