A formação moral do homem e do cidadão segundo a filosofia de Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petriw, Nelson Antonio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53467
Resumo: Orientador: Celso Pinheiro
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spelling Petriw, Nelson AntonioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoPinheiro, Celso2022-07-21T16:36:42Z2022-07-21T16:36:42Z2011https://hdl.handle.net/1884/53467Orientador: Celso PinheiroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoInclui referênciasResumo: O objetivo deste trabalho é refletir como se dá a formação moral do homem e do cidadão na perspectiva de Rousseau. O presente estudo consta de três capítulos: no primeiro fazemos uma reflexão sobre o estado de natureza, com o intento de verificar a maneira como o autor descreve o homem primitivo, sua formação, sua relação com a natureza, e em que medida o progresso da vida social interferiu na decadência moral do homem natural. Rousseau imaginou um estado hipotético, anterior ao estado social, no qual o homem vivia de forma simples, em sintonia total com a natureza e, a partir disso, delineou o perfil do homem concluindo que este era bom, ou seja, que o homem era capaz de ser justo por trazer em seu coração a bondade natural, atributo inscrito em seu coração. No segundo capítulo abordamos a relação entre natureza e civilização, a fim de constatar em que medida a vida em sociedade interferiu na constituição do homem primitivo. No terceiro capítulo, analisamos a formação moral do homem e do cidadão, especialmente na obra Emílio, com o escopo de mostrar como proceder para que o processo de formação seja eficaz e que realmente possa formar o homem em todos os seus aspectos, tornando-o apto para a vida em sociedade e responsável pela sua própria vida e seu destino. O respeito pela natureza humana e uma educação fundamentada na liberdade é o caminho – assim o pensamos - proposto pelo filósofo para que de fato aconteça a transformação do homem e da sociedade1 recurso online : PDF.application/pdfMoral - FilosofiaA formação moral do homem e do cidadão segundo a filosofia de Rousseauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - NELSON ANTONIO PETRIW.pdfapplication/pdf349514https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53467/1/R%20-%20E%20-%20NELSON%20ANTONIO%20PETRIW.pdf8b8b4e614821f33b12030935a7fb8ce2MD51open access1884/534672022-07-21 13:36:42.509open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53467Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-21T16:36:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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