Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ellen Moreira, 1988-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/57756
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
id UFPR_08b8004640685c8d3d62925f1850ea76
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57756
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Ellen Moreira, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaLorenzetti, Leonir, 1967-2021-05-06T17:33:53Z2021-05-06T17:33:53Z2018https://hdl.handle.net/1884/57756Orientador: Prof. Dr. Leonir LorenzettiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 15/06/2018Inclui referências: p.160-169Resumo: O estudo objetivou pesquisar as contribuições de uma sequência didática aplicada para o 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública, no município de Curitiba. A instituição de ensino em que a proposta didática foi desenvolvida oferta ensino integral de turno único, compondo uma jornada ampliada de 45 horas semanais, integrando os conteúdos das disciplinas da base comum com as diversificadas. A sequência didática teve como tema crustáceos. Devido ao seu enquadramento educacional, o trabalho é caracterizado como exploratório com delineamentos de pesquisa documental e de intervenção. A análise possui natureza qualitativa e o corpus se constitui por relatos de discussões em sala, relatórios de aula escritos pelos alunos e os diários de classe redigidos pela professora. Os participantes da pesquisa são dezessete alunos e uma professora pesquisadora. A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de uma sequência didática desenvolvida em cinco aulas geminadas das disciplinas de Ciências e Atividades Experimentais. Os dados se constituíram por gravações de áudio e de vídeo, as quais foram tratadas e analisadas pela metodologia da Análise Textual Discursiva de Moraes (2005) e Galiazzi (2011). Os sinais de aprendizagem que orientaram o planejamento da sequência didática foram elementos constituintes da alfabetização científica, definidos segundo as classificações de dois autores e utilizados em combinação. Bybee (1995), avalia a alfabetização científica por parâmetros: funcional, processual e conceitual; Shen (1975), por sua vez, entende haver categorias de alfabetização científica, sendo elas a multidimensional, a prática, a cívica e a cultural. Com o resultado, foram verificados indícios de todos os níveis de alfabetização científica determinados, com exceção da categoria de alfabetização científica cultural. Dessa forma, apesar de um dos elementos previstos não ter sido identificado na análise, os seis cuja presença foi contemplada indicam que as atividades da sequência didática contribuíram positivamente para a construção do conhecimento científico dos estudantes. As evidências, muitas delas relacionadas com as experiências vividas pelos alunos, demonstram a abordagem de eixos conceituais, econômicos, científicos e sociais em torno da temática crustáceos. No decorrer das aulas, notou-se que, progressivamente, os estudantes desenvolveram um posicionamento mais crítico em relação à importância ecológica e ambiental envolvendo os crustáceos. Palavras-chave: Alfabetização Científica, Sequência Didática, Anos finais do Ensino Fundamental, Crustáceos.Abstract: The purpose of this study is to investigate the contributions of a didactic sequence applied to the 7th year of Elementary School in a public school located in the city of Curitiba. The educational institution where the didactic proposal was set offers single-shift integral teaching. It composes an extended school day of 45 hours per week, integrating the contents of the common base subjects with the diversified ones. The didactic sequence had crustacean as theme. Due to its educational framework, the study is characterized as exploratory with documentary and intervention research aspects. The analysis has a qualitative nature and the corpus consists of reports of classroom discussions, class reports written by students and class diaries written by the teacher. The research participants were seventeen students and a researcher teacher. The data collection was carried out through the application of a didactic sequence developed in five consecutive sessions on science and experimental activities classes. The data consisted of audio and video recordings, which were treated and analyzed in accordance with the Discursive Textual Analysis methodology of Moraes (2005) and Galiazzi (2011). The learning signs that guided the planning of the didactic sequence were constituent elements of scientific literacy, according to the classifications of two authors, used in combination. Bybee (1995), evaluates the scientific literacy by parameters: functional, procedural and conceptual; Shen (1975), in turn, understands that there are categories of scientific literacy, which are multidimensional, practical, civic and cultural. The result showed evidence of all levels of scientific literacy, with the exception of the category of cultural scientific literacy. Thus, although one of the predicted elements was not identified in the analysis, the six of them, which the presence was contemplated, indicate that the activities of the didactic sequence contributed positively to the construction of students' scientific knowledge. The evidences, many of them related to the experiences lived by the students, demonstrate the approach of conceptual, economic, scientific and social axes around the crustacean theme. During the course of the lessons, it was noticed that, progressively, the students developed a critical position regarding the ecological and environmental importance involving the crustaceans. Key-words: Scientific Literacy, Didactic Sequence, Final grades of elementary school, Crustaceans.241 p. : il. (algumas color.).application/pdfDidatica - Estudo e ensinoCiencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental)CrustaceoMatemáticaSequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELLEN MOREIRA COSTA.pdfapplication/pdf2642057https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57756/1/R%20-%20D%20-%20ELLEN%20MOREIRA%20COSTA.pdfc4bdc8a046688e67153e3113eb0b1ebfMD51open access1884/577562021-05-06 14:33:53.299open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57756Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T17:33:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
title Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
spellingShingle Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
Costa, Ellen Moreira, 1988-
Didatica - Estudo e ensino
Ciencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Crustaceo
Matemática
title_short Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
title_full Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
title_fullStr Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
title_full_unstemmed Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
title_sort Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
author Costa, Ellen Moreira, 1988-
author_facet Costa, Ellen Moreira, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ellen Moreira, 1988-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lorenzetti, Leonir, 1967-
contributor_str_mv Lorenzetti, Leonir, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Didatica - Estudo e ensino
Ciencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Crustaceo
Matemática
topic Didatica - Estudo e ensino
Ciencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Crustaceo
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T17:33:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T17:33:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/57756
url https://hdl.handle.net/1884/57756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 241 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57756/1/R%20-%20D%20-%20ELLEN%20MOREIRA%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4bdc8a046688e67153e3113eb0b1ebf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860729536512000