Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/57756 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
id |
UFPR_08b8004640685c8d3d62925f1850ea76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57756 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Costa, Ellen Moreira, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaLorenzetti, Leonir, 1967-2021-05-06T17:33:53Z2021-05-06T17:33:53Z2018https://hdl.handle.net/1884/57756Orientador: Prof. Dr. Leonir LorenzettiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 15/06/2018Inclui referências: p.160-169Resumo: O estudo objetivou pesquisar as contribuições de uma sequência didática aplicada para o 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública, no município de Curitiba. A instituição de ensino em que a proposta didática foi desenvolvida oferta ensino integral de turno único, compondo uma jornada ampliada de 45 horas semanais, integrando os conteúdos das disciplinas da base comum com as diversificadas. A sequência didática teve como tema crustáceos. Devido ao seu enquadramento educacional, o trabalho é caracterizado como exploratório com delineamentos de pesquisa documental e de intervenção. A análise possui natureza qualitativa e o corpus se constitui por relatos de discussões em sala, relatórios de aula escritos pelos alunos e os diários de classe redigidos pela professora. Os participantes da pesquisa são dezessete alunos e uma professora pesquisadora. A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de uma sequência didática desenvolvida em cinco aulas geminadas das disciplinas de Ciências e Atividades Experimentais. Os dados se constituíram por gravações de áudio e de vídeo, as quais foram tratadas e analisadas pela metodologia da Análise Textual Discursiva de Moraes (2005) e Galiazzi (2011). Os sinais de aprendizagem que orientaram o planejamento da sequência didática foram elementos constituintes da alfabetização científica, definidos segundo as classificações de dois autores e utilizados em combinação. Bybee (1995), avalia a alfabetização científica por parâmetros: funcional, processual e conceitual; Shen (1975), por sua vez, entende haver categorias de alfabetização científica, sendo elas a multidimensional, a prática, a cívica e a cultural. Com o resultado, foram verificados indícios de todos os níveis de alfabetização científica determinados, com exceção da categoria de alfabetização científica cultural. Dessa forma, apesar de um dos elementos previstos não ter sido identificado na análise, os seis cuja presença foi contemplada indicam que as atividades da sequência didática contribuíram positivamente para a construção do conhecimento científico dos estudantes. As evidências, muitas delas relacionadas com as experiências vividas pelos alunos, demonstram a abordagem de eixos conceituais, econômicos, científicos e sociais em torno da temática crustáceos. No decorrer das aulas, notou-se que, progressivamente, os estudantes desenvolveram um posicionamento mais crítico em relação à importância ecológica e ambiental envolvendo os crustáceos. Palavras-chave: Alfabetização Científica, Sequência Didática, Anos finais do Ensino Fundamental, Crustáceos.Abstract: The purpose of this study is to investigate the contributions of a didactic sequence applied to the 7th year of Elementary School in a public school located in the city of Curitiba. The educational institution where the didactic proposal was set offers single-shift integral teaching. It composes an extended school day of 45 hours per week, integrating the contents of the common base subjects with the diversified ones. The didactic sequence had crustacean as theme. Due to its educational framework, the study is characterized as exploratory with documentary and intervention research aspects. The analysis has a qualitative nature and the corpus consists of reports of classroom discussions, class reports written by students and class diaries written by the teacher. The research participants were seventeen students and a researcher teacher. The data collection was carried out through the application of a didactic sequence developed in five consecutive sessions on science and experimental activities classes. The data consisted of audio and video recordings, which were treated and analyzed in accordance with the Discursive Textual Analysis methodology of Moraes (2005) and Galiazzi (2011). The learning signs that guided the planning of the didactic sequence were constituent elements of scientific literacy, according to the classifications of two authors, used in combination. Bybee (1995), evaluates the scientific literacy by parameters: functional, procedural and conceptual; Shen (1975), in turn, understands that there are categories of scientific literacy, which are multidimensional, practical, civic and cultural. The result showed evidence of all levels of scientific literacy, with the exception of the category of cultural scientific literacy. Thus, although one of the predicted elements was not identified in the analysis, the six of them, which the presence was contemplated, indicate that the activities of the didactic sequence contributed positively to the construction of students' scientific knowledge. The evidences, many of them related to the experiences lived by the students, demonstrate the approach of conceptual, economic, scientific and social axes around the crustacean theme. During the course of the lessons, it was noticed that, progressively, the students developed a critical position regarding the ecological and environmental importance involving the crustaceans. Key-words: Scientific Literacy, Didactic Sequence, Final grades of elementary school, Crustaceans.241 p. : il. (algumas color.).application/pdfDidatica - Estudo e ensinoCiencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental)CrustaceoMatemáticaSequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELLEN MOREIRA COSTA.pdfapplication/pdf2642057https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57756/1/R%20-%20D%20-%20ELLEN%20MOREIRA%20COSTA.pdfc4bdc8a046688e67153e3113eb0b1ebfMD51open access1884/577562021-05-06 14:33:53.299open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57756Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T17:33:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos |
title |
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos |
spellingShingle |
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos Costa, Ellen Moreira, 1988- Didatica - Estudo e ensino Ciencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Crustaceo Matemática |
title_short |
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos |
title_full |
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos |
title_fullStr |
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos |
title_sort |
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos |
author |
Costa, Ellen Moreira, 1988- |
author_facet |
Costa, Ellen Moreira, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ellen Moreira, 1988- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lorenzetti, Leonir, 1967- |
contributor_str_mv |
Lorenzetti, Leonir, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didatica - Estudo e ensino Ciencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Crustaceo Matemática |
topic |
Didatica - Estudo e ensino Ciencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Crustaceo Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-06T17:33:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-06T17:33:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/57756 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/57756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
241 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57756/1/R%20-%20D%20-%20ELLEN%20MOREIRA%20COSTA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4bdc8a046688e67153e3113eb0b1ebf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898846984470528 |