A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80598 |
Resumo: | Orientador: Profa Dra.Leziany Silveira Daniel |
id |
UFPR_0a55ce9fbe5eee38817042dfaae62a2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80598 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Crepaldi, Juliana Fernandes RamosDaniel, Leziany Silveira, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaMaravalhas, Fernanda2022-12-22T19:47:03Z2022-12-22T19:47:03Z2014https://hdl.handle.net/1884/80598Orientador: Profa Dra.Leziany Silveira DanielMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referências : p. 52-53Resumo : Esta pesquisa teve como propósito analisar a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos, segundo a visão dos professores ao se analisar os pressupostos teóricos do alfabetizar-letrando. Ao mesmo tempo, a pesquisa procurou tecer um olhar reflexivo acerca das novas práticas pedagógicas de alfabetização, em relação com a entrada de crianças cada vez mais novas no ensino. Para isso, buscamos em documentos nacionais para nos pautar e em autores da área a base para melhor compreensão desse processo que deve orientar a prática pedagógica dos professores, assim nos valemos das contribuições dos seguintes autores - Vygotsky (1984, 1988, 2000), Ferreiro (1996, 1999, 2000), Kramer (1989, 2006), Faraco (2012), Soares (2003), e Sigwalt (2013), entre outros. Desta forma, utilizamos a metodologia de pesquisa de base teórica-bibliográfica, articulada à análise de entrevistas, realizadas com professoras de primeiro ano do Ensino Fundamental, que atuam nas escolas municipais da cidade de Curitiba-PR com o objetivo de verificar as implicações e os desafios advindos desse processo noEnsino Fundamental de 9 anos nas classes de alfabetização.Abstract : This research aimed to analyze the implementing of the Elementary Learning of 9 years, according to the point of view of the teachers in analyzing the theoretical assumptions of Alphabetizing. While the research weaves a reflective look about the new pedagogical practices of literacy, related with the entrance of younger and younger children at school. For this, we searched national documents and authors of the area to guide ourselves and to understand this process, which should lead the pedagogical practice of teachers. Thus, we availed ourselves of the contributions of the following authors: Vygotsky (1984, 1988, 2000), Ferreiro (1996, 1999, 2000), Kramer (1989, 2006), Faraco (2012), Soares (2003) and Sigwalt (2013). Therefore, we used a theoretical- bibliographic research methodology articulated to the analysis of interviews done with teachers from the first year of Elementary school in the schools of Curitiba - PR. The research aimed to analyze the implications and challenges arising from the Elementary Learning of 9 years, especially in literacy classes.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoAlfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)LetramentoA alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFERNANDA MARAVALHAS.pdfapplication/pdf941268https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80598/1/FERNANDA%20MARAVALHAS.pdf2939db2cc5cbf0a110f36b99a90d15cdMD51open access1884/805982022-12-22 16:47:03.499open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80598Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-22T19:47:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor |
title |
A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor |
spellingShingle |
A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor Maravalhas, Fernanda Educação - Estudo e ensino Alfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Letramento |
title_short |
A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor |
title_full |
A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor |
title_fullStr |
A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor |
title_full_unstemmed |
A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor |
title_sort |
A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor |
author |
Maravalhas, Fernanda |
author_facet |
Maravalhas, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Daniel, Leziany Silveira, 1978- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Crepaldi, Juliana Fernandes Ramos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maravalhas, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Alfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Letramento |
topic |
Educação - Estudo e ensino Alfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Letramento |
description |
Orientador: Profa Dra.Leziany Silveira Daniel |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-22T19:47:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-22T19:47:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80598 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80598/1/FERNANDA%20MARAVALHAS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2939db2cc5cbf0a110f36b99a90d15cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860936980496384 |