A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maravalhas, Fernanda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80598
Resumo: Orientador: Profa Dra.Leziany Silveira Daniel
id UFPR_0a55ce9fbe5eee38817042dfaae62a2c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80598
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Crepaldi, Juliana Fernandes RamosDaniel, Leziany Silveira, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaMaravalhas, Fernanda2022-12-22T19:47:03Z2022-12-22T19:47:03Z2014https://hdl.handle.net/1884/80598Orientador: Profa Dra.Leziany Silveira DanielMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referências : p. 52-53Resumo : Esta pesquisa teve como propósito analisar a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos, segundo a visão dos professores ao se analisar os pressupostos teóricos do alfabetizar-letrando. Ao mesmo tempo, a pesquisa procurou tecer um olhar reflexivo acerca das novas práticas pedagógicas de alfabetização, em relação com a entrada de crianças cada vez mais novas no ensino. Para isso, buscamos em documentos nacionais para nos pautar e em autores da área a base para melhor compreensão desse processo que deve orientar a prática pedagógica dos professores, assim nos valemos das contribuições dos seguintes autores - Vygotsky (1984, 1988, 2000), Ferreiro (1996, 1999, 2000), Kramer (1989, 2006), Faraco (2012), Soares (2003), e Sigwalt (2013), entre outros. Desta forma, utilizamos a metodologia de pesquisa de base teórica-bibliográfica, articulada à análise de entrevistas, realizadas com professoras de primeiro ano do Ensino Fundamental, que atuam nas escolas municipais da cidade de Curitiba-PR com o objetivo de verificar as implicações e os desafios advindos desse processo noEnsino Fundamental de 9 anos nas classes de alfabetização.Abstract : This research aimed to analyze the implementing of the Elementary Learning of 9 years, according to the point of view of the teachers in analyzing the theoretical assumptions of Alphabetizing. While the research weaves a reflective look about the new pedagogical practices of literacy, related with the entrance of younger and younger children at school. For this, we searched national documents and authors of the area to guide ourselves and to understand this process, which should lead the pedagogical practice of teachers. Thus, we availed ourselves of the contributions of the following authors: Vygotsky (1984, 1988, 2000), Ferreiro (1996, 1999, 2000), Kramer (1989, 2006), Faraco (2012), Soares (2003) and Sigwalt (2013). Therefore, we used a theoretical- bibliographic research methodology articulated to the analysis of interviews done with teachers from the first year of Elementary school in the schools of Curitiba - PR. The research aimed to analyze the implications and challenges arising from the Elementary Learning of 9 years, especially in literacy classes.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoAlfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)LetramentoA alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFERNANDA MARAVALHAS.pdfapplication/pdf941268https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80598/1/FERNANDA%20MARAVALHAS.pdf2939db2cc5cbf0a110f36b99a90d15cdMD51open access1884/805982022-12-22 16:47:03.499open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80598Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-22T19:47:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
title A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
spellingShingle A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
Maravalhas, Fernanda
Educação - Estudo e ensino
Alfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Letramento
title_short A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
title_full A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
title_fullStr A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
title_full_unstemmed A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
title_sort A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
author Maravalhas, Fernanda
author_facet Maravalhas, Fernanda
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Daniel, Leziany Silveira, 1978-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Crepaldi, Juliana Fernandes Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Maravalhas, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Alfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Letramento
topic Educação - Estudo e ensino
Alfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Letramento
description Orientador: Profa Dra.Leziany Silveira Daniel
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-22T19:47:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-22T19:47:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80598
url https://hdl.handle.net/1884/80598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80598/1/FERNANDA%20MARAVALHAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2939db2cc5cbf0a110f36b99a90d15cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860936980496384