Que inglês utilizamos e ensinamos? : reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pallú, Nelza Mara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29766
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
id UFPR_bad6f80a3a638ee69f7f559c7e2c85b5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29766
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pallú, Nelza MaraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasJordão, Clarissa Menezes, 1963-2020-08-03T16:47:22Z2020-08-03T16:47:22Z2013https://hdl.handle.net/1884/29766Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 18/02/2013Bibliografia: fls. 206-216Área de concentração: Estudos linguísticosResumo: Esta pesquisa, de natureza etnográfica discursiva pós-moderna, tem como objetivo a promoção de reinterpretações do processo de ensino de inglês no cenário educativo brasileiro na contemporaneidade. Sob o entendimento do discurso do Inglês como uma Língua Franca Global (ILFG), pertencente ao conjunto de acontecimentos discursivos da Globalização, este estudo propõe a investigação de crenças, sentimentos e atitudes de um grupo de professores de inglês sobre esta formação discursiva. Os trabalhos foram desenvolvidos em uma oficina de extensão com a duração de 24 horas, realizada na Universidade Estadual do Estado do Paraná - UNIOESTE, mediante o questionamento conceitual de pressupostos envolvidos pelo ILFG, tais como: o uso do inglês nas atividades pessoais e profissionais dos professores-sujeitos; o fenômeno da Globalização e sua influência no processo de ensino e aprendizagem de inglês; o Inglês como uma Língua Internacional e o processo de ensino e aprendizagem no contexto brasileiro educativo. Esta pesquisa está fundamentada em estudos desenvolvidos em três áreas do conhecimento: (1) a agenda do ILFG, informada principalmente pelos trabalhos de Dewey (2007), Jenkins (2006), Jordão (2009), Leffa (2002), LIurda (2004), Mckay (2003), Moita Lopes (2008), Rajagopalan (2010), Seidlhofer (2004), Siqueira (2011) entre outros; (2) os conceitos desenvolvidos pela Abordagem Reflexiva (Zeichner e Liston, 1996), pela Abordagem Transformativa (Jack Mezirow, 2000) e pela Abordagem Desconstrutiva (Jacques Derrida, 1995); e ainda, (3) os trabalhos de Paulo Freire (1996) e de Stuart Hall (2011) para auxiliar o entendimento da constituição identitária e da práxis dos professores sujeitos da pesquisa, e demais autores por eles influenciados. As reflexões resultantes resgatam pressupostos da prática educativa e social de ensinar, aprender e utilizar inglês como uma língua internacional necessária para os tempos híbridos.Abstract: This research is presented as having a post-modern and discursive-ethnographic nature, and as such it attempts at promoting reinterpretations of the English Teaching and Learning Process in the Brazilian education context in the contemporary era. From the understanding of English as a Global Lingua Franca (ILFG) and as a language that belongs to the set of globalization discourse events, this study also aims at investigating the beliefs, assumptions and attitudes of a group of English teachers about this discursive formation. The work was developed in a 24 - hour workshop offered by the State University of the West of Paraná (UNIOESTE) through the questioning of basic concepts involving ILFG issues such as: the use of English in the subject-teachers' personal and professional activities; the phenomenon of Globalization and its influence on the English Learning and Teaching Process; English as an International Language and the Brazilian English Learning and Teaching Process. This research was based on studies developed in three areas: (1) the EGLF agenda, informed mainly by the work of Dewey (2007), Jenkins (2006), Jordão (2009), Leffa (2002), LIurda (2004), Mckay (2003), Moita Lopes (2008), Rajagopalan (2010), Seidlhofer (2004), Siqueira (2011) among others; (2) the concepts developed by the Reflexive Approach (Zeichner and Liston, 1996), the Transformative Approach (Jack Mezirow, 2000) and the Desconstructive Approach (Jacques Derrida, 1995); and also (3) professional identity studies, as found in the work of Paulo Freire (1996), Stuart Hall (2011) and other scholars influenced by them, which contributed in order to better understand the process of identity construction and praxis of the participant subject-teachers. The resulting insights and reflections reveal assumptions of the educative practice of teaching, learning and using English as an international language which are necessary for hybrid times.242f. : il. , grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesLíngua inglesa - Estudo e ensinoProfessores de linguasLetrasQue inglês utilizamos e ensinamos? : reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - NELZA MARA PALLU.pdfapplication/pdf3021574https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29766/1/R%20-%20T%20-%20NELZA%20MARA%20PALLU.pdf3f43e30be6e8293f901c665e6766d6a5MD51open accessTEXTR - T - NELZA MARA PALLU.pdf.txtExtracted Texttext/plain548322https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29766/2/R%20-%20T%20-%20NELZA%20MARA%20PALLU.pdf.txtd03def1fa81a29199f5b866784a351d3MD52open accessTHUMBNAILR - T - NELZA MARA PALLU.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29766/3/R%20-%20T%20-%20NELZA%20MARA%20PALLU.pdf.jpg59ebb1ba428ad82e82660bac6ceeecc9MD53open access1884/297662020-08-03 13:47:23.006open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29766Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-03T16:47:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Que inglês utilizamos e ensinamos? : reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo
title Que inglês utilizamos e ensinamos? : reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo
spellingShingle Que inglês utilizamos e ensinamos? : reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo
Pallú, Nelza Mara
Teses
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de linguas
Letras
title_short Que inglês utilizamos e ensinamos? : reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo
title_full Que inglês utilizamos e ensinamos? : reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo
title_fullStr Que inglês utilizamos e ensinamos? : reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo
title_full_unstemmed Que inglês utilizamos e ensinamos? : reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo
title_sort Que inglês utilizamos e ensinamos? : reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo
author Pallú, Nelza Mara
author_facet Pallú, Nelza Mara
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Pallú, Nelza Mara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
contributor_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de linguas
Letras
topic Teses
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de linguas
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-03T16:47:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-03T16:47:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29766
url https://hdl.handle.net/1884/29766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 242f. : il. , grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29766/1/R%20-%20T%20-%20NELZA%20MARA%20PALLU.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29766/2/R%20-%20T%20-%20NELZA%20MARA%20PALLU.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29766/3/R%20-%20T%20-%20NELZA%20MARA%20PALLU.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f43e30be6e8293f901c665e6766d6a5
d03def1fa81a29199f5b866784a351d3
59ebb1ba428ad82e82660bac6ceeecc9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860296550121472