Investigação das dimensões de benefícios dos produtos : apresentação da dimensão consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maximiliano Gonetecki de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30280
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho
id UFPR_0fe3c4ed016fde6d8bde5c4b55499693
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30280
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Akel Sobrinho, Zaki, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoOliveira, Maximiliano Gonetecki de2022-12-16T20:31:04Z2022-12-16T20:31:04Z2013https://hdl.handle.net/1884/30280Orientador : Prof. Dr. Zaki Akel SobrinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 04/03/2013bibliografia : fls 1112-120Área de concentração: Estratégias de marketing e comportamento do consumidorResumo: O resultado desse projeto de pesquisa pode ser considerado a abertura de uma nova perspectiva no estudo do marketing contemporâneo ao descobrir e comprovar a existência de uma terceira dimensão de benefício nos produtos. Essa nova dimensão, nomeada de consciente, foi deduzida de uma contundente revisão teórica e operacionalizada na forma de escala de Osgord, capaz de avaliar inclusive as dimensões hedônica e utilitária. Baseia-se na escala já consagrada de Voss, Spangenberg e Grohmann (2003), entretanto é mais compactada, melhorando a experiência do respondente. Foi construída através da Análise Fatorial Exploratória e confirmada utilizando-se de modelagem de equações estruturais, atingindo índices satisfatórios de validade convergente e divergente. Assim, através de um estudo descritivo quantitativo, o projeto identifica e supre um gap teórico ao conceitualizar um novo construto que é analisado e ponderado pelo consumidor no processo de compra. Tradicionalmente as dimensões hedônica e utilitária respondiam pela tarefa de explicar os benefícios percebidos e procurados. Modificações nos valores e crenças da sociedade moderna cunharam outras demandas relacionadas ao quão responsável socialmente e, ambientalmente, é um determinado produto. Nesse cenário, contemporaneamente, consequentemente entra em pauta a Geração Y, que também é objeto de estudo nesse projeto. Assim, avaliam-se os valores predominantes desse grupo geracional utilizando a escala de valores pessoais proposta por Stern, Dietz e Kalof (1993), sendo traçados comparativos com as demais gerações. O estudo acaba por identificar que existem diferenças na forma de avaliar um mesmo produto, bem como a percepção dos benefícios conscientes. Também infere que a Geração Y é mais rigorosa em suas avaliações, principalmente quanto a produtos que buscam posicionarem-se como sustentáveis. Adicionalmente encontra diferenças dessa geração para as demais na proporção de indivíduos com o valor predominante do tipo social-altruísta. O resultado final é um aporte ao corpo teórico do marketing que irá ajudar as organizações a compreender melhor o valor demandado por seus clientes desse momento em diante.Abstract: The result of this research project can be considered the opening of a new perspective in the study of contemporary marketing as it finds and proves the existence of a third dimension of product benefit. This new dimension, named conscious, was deduced from a forceful theoretical review and operationalized in the form of Osgord scale, wich is able to assess even the hedonic and utilitarian dimensions. It was structure over the scale already established of Voss, Spangenberg and Grohmann (2003), however it is more compressed, enhancing the experience of the respondent. It was built through the exploratory factor analysis and confirmed using the structural equation modeling, reaching satisfactory levels of convergent and divergent validity. Thus, through a quantitative descriptive study, the project identifies and fills one gap to conceptualize a new theoretical construct that is analyzed and weighted by the consumer buying process. Traditionally the hedonic and utilitarian dimensions accounted for the task of explaining the benefits perceived and sought after. Changes in the values and beliefs of modern society coined other demands related to how responsible socially and environmentally is a particular product. In this scenario, contemporaneously, consequently comes forth the Generation Y, which is also an object of study in this project. Thus, the predominant values of this generational group are evaluated using the scale of personal values proposed by Stern, Dietz e Kalof (1993), being drawn comparisons with the other generations. The study identifies that there are differences in the evaluation of the same product, as well as the perception of the conscious benefits. Also infers that Generation Y is more rigorous in their assessments, especially for goods which seek to position themselves as sustainable. The final result is a contribution to the theoretical body of marketing that will help organizations better understand the value demanded by their customers.168f. : il., grafs.,tabs.application/pdfDisponível em formato digitalComportamento do consumidorGeração YProdutos novos - Aspectos sociaisProdutos novos - Aspectos ambientaisAdministraçãoInvestigação das dimensões de benefícios dos produtos : apresentação da dimensão conscienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAXIMILIANO GONETECKI DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf4587732https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30280/1/R%20-%20D%20-%20MAXIMILIANO%20GONETECKI%20DE%20OLIVEIRA.pdf4890f122174bd4e940269fe4006ba21aMD51open accessTEXTR - D - MAXIMILIANO GONETECKI DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain257653https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30280/2/R%20-%20D%20-%20MAXIMILIANO%20GONETECKI%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt7c6b4f358f259cc8b2f68e41d1d3b82cMD52open accessTHUMBNAILR - D - MAXIMILIANO GONETECKI DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30280/3/R%20-%20D%20-%20MAXIMILIANO%20GONETECKI%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpgb55c9d8e072f06d5532dda9cd3d2f9b1MD53open access1884/302802022-12-16 17:31:04.935open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30280Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-16T20:31:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigação das dimensões de benefícios dos produtos : apresentação da dimensão consciente
title Investigação das dimensões de benefícios dos produtos : apresentação da dimensão consciente
spellingShingle Investigação das dimensões de benefícios dos produtos : apresentação da dimensão consciente
Oliveira, Maximiliano Gonetecki de
Comportamento do consumidor
Geração Y
Produtos novos - Aspectos sociais
Produtos novos - Aspectos ambientais
Administração
title_short Investigação das dimensões de benefícios dos produtos : apresentação da dimensão consciente
title_full Investigação das dimensões de benefícios dos produtos : apresentação da dimensão consciente
title_fullStr Investigação das dimensões de benefícios dos produtos : apresentação da dimensão consciente
title_full_unstemmed Investigação das dimensões de benefícios dos produtos : apresentação da dimensão consciente
title_sort Investigação das dimensões de benefícios dos produtos : apresentação da dimensão consciente
author Oliveira, Maximiliano Gonetecki de
author_facet Oliveira, Maximiliano Gonetecki de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Akel Sobrinho, Zaki, 1957-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maximiliano Gonetecki de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Geração Y
Produtos novos - Aspectos sociais
Produtos novos - Aspectos ambientais
Administração
topic Comportamento do consumidor
Geração Y
Produtos novos - Aspectos sociais
Produtos novos - Aspectos ambientais
Administração
description Orientador : Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-16T20:31:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-16T20:31:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/30280
url https://hdl.handle.net/1884/30280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168f. : il., grafs.,tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30280/1/R%20-%20D%20-%20MAXIMILIANO%20GONETECKI%20DE%20OLIVEIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30280/2/R%20-%20D%20-%20MAXIMILIANO%20GONETECKI%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30280/3/R%20-%20D%20-%20MAXIMILIANO%20GONETECKI%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4890f122174bd4e940269fe4006ba21a
7c6b4f358f259cc8b2f68e41d1d3b82c
b55c9d8e072f06d5532dda9cd3d2f9b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860318464311296