Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fabio Aparecido, 1985-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71518
Resumo: Orientadora: Prof.a Dr.a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_116a9b723f02cac0619e8366b3b6f45b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71518
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ferreira, Fabio Aparecido, 1985-Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-07-29T19:14:04Z2021-07-29T19:14:04Z2020https://hdl.handle.net/1884/71518Orientadora: Prof.a Dr.a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/12/2020Inclui referências: p. 149-154Resumo: Esta investigação analisou a relação entre imagens fotográficas e aprendizagem histórica, subsidiado pelo referencial teórico da Educação Histórica (SCHMIDT, 2009, 2020) e da teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2015). Para isto, a pesquisa analisou as possibilidades de mobilização das competências do pensamento histórico a partir deste tipo de imagem por meio de estudo empírico em manuais didáticos. Assim, foram debatidas as relações entre historiografia e fotografia, bem como a incorporação das imagens fotográficas pelo ensino de história, perspectivadas pela competência evidência histórica (ASHBY, 2006). A partir do pressuposto de que os manuais didáticos podem ser considerados como uma das principais formas de inserção das imagens fotográficas em contextos escolares e que sua análise pode ser delimitada a partir da tensão entre cultura escolar (FORQUIN, 1993) e cultura histórica (RÜSEN, 2015), realizamos um primeiro estudo - este de caráter quantitativo-qualitativo - que analisou a presença das imagens fotográficas nas três coleções de manuais didáticos com maior número de exemplares distribuídos pelo PNLD 2018. Os resultados desta primeira investigação subsidiaram o estudo principal, que consistiu em uma investigação de caráter qualitativo que analisou a coleção Olhares da História: Brasil e mundo (VICENTINO e VICENTINO, 2016). A partir de elementos da análise documental (GIL, 2008) e análise de conteúdo (BARDIN, 2011), investigamos a estratégia adotada pela coleção para realizar aberturas de capítulos, a qual adota imagens fotográficas como elemento para aproximar o estudante dos conteúdos dispostos ao longo dos capítulos, com a finalidade de compreender as possibilidades de mobilização das competências do pensamento histórico pelas imagens fotográficas presentes neste artefato. Os resultados do estudo principal apresentaram possibilidades empíricas de mobilização das competências do pensamento histórico a partir das imagens fotográfica, o que permitiu que nas considerações fossem apontados elementos para se pensar em categorias de imagens fotográficas relacionadas a aprendizagem histórica. Palavras-chave: Fotografia, Aprendizagem histórica, Manuais didáticos, Cultura histórica, Cultura escolar.Abstract: This investigation analyzed the relationship between photographic images and historical learning, supported by the theoretical framework of Historical Education (SCHMIDT, 2009, 2020) and the theory of historical consciousness (RÜSEN, 2015).Thus, the relations between historiography and photography were debated, as well as the incorporation of photographic images by the teaching of history, envisaged from the competence of historical evidence (ASHBY, 2006).For this, the research analyzed the possibilities of mobilization of competences of historical thinking from this type of image through empirical study in textbooks. Based on the presupposition that textbooks can be considered as one of the main ways of inserting photographic images in school contexts and that their analysis can be delimited from the tension between school culture (FORQUIN, 1993) and historical culture (RÜSEN, 2015), we carried out a first study - this one of quantitative-qualitative character - that analyzed the presence of photographic images in the three collections of textbooks with the largest number of copies distributed by PNLD 2018.The results of this first investigation supported the main study, which consisted of in a qualitative investigation that analyzed the collection Olhares da História: Brasil e Mundo (VICENTINO and VICENTINO, 2016). Based on elements of documentary analysis (GIL, 2008) and content analysis (BARDIN, 2011), we investigate the strategy adopted by the collection to open chapters, which adopts photographic images as an element to bring the student closer to the contents displayed throughout of the chapters, in order to understand the possibilities of mobilizing the competences of historical thought through the photographic images present in this artifact. The results of the main study showed empirical possibilities for mobilizing the competences of historical thinking from photographic images, which allowed the considerations to point out elements for thinking about categories of photographic images related to historical learning. Keywords: Photography, Historical learning, Textbooks, Historical culture, School culture.1 arquivo (154 p.) : il. (algumas color.).application/pdfHistoria - Estudo e ensinoFotografia na historiografiaFotografiaCultura escolarEducaçãoFotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIO APARECIDO FERREIRA.pdfapplication/pdf3558852https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71518/1/R%20-%20D%20-%20FABIO%20APARECIDO%20FERREIRA.pdfc03295415403caa1d509ad0156d4ef6aMD51open access1884/715182021-07-29 16:14:04.756open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71518Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-29T19:14:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história
title Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história
spellingShingle Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história
Ferreira, Fabio Aparecido, 1985-
Historia - Estudo e ensino
Fotografia na historiografia
Fotografia
Cultura escolar
Educação
title_short Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história
title_full Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história
title_fullStr Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história
title_full_unstemmed Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história
title_sort Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história
author Ferreira, Fabio Aparecido, 1985-
author_facet Ferreira, Fabio Aparecido, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fabio Aparecido, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Estudo e ensino
Fotografia na historiografia
Fotografia
Cultura escolar
Educação
topic Historia - Estudo e ensino
Fotografia na historiografia
Fotografia
Cultura escolar
Educação
description Orientadora: Prof.a Dr.a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-29T19:14:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-29T19:14:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71518
url https://hdl.handle.net/1884/71518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (154 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71518/1/R%20-%20D%20-%20FABIO%20APARECIDO%20FERREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c03295415403caa1d509ad0156d4ef6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860827889795072