A qualidade da educação em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/52965 |
Resumo: | Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz |
id |
UFPR_11cb63d6006e71f28aeadb697ace48c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52965 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Marcinichen, Maria Solange WolffCruz, Fabiana Thomé daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-25T13:52:22Z2019-11-25T13:52:22Z2016https://hdl.handle.net/1884/52965Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da CruzMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Atualmente, muito se fala em Acesso, Permanência e Sucesso na Escola. Porém, pode-se perceber que o Brasil ainda apresenta dados precários em relação à escolarização da população ao se considerar a totalidade dos brasileiros. Apesar de ocorrer um decréscimo percentual em relação aos analfabetos, é preciso considerar que ainda há um número significativo de pessoas que não tiveram acesso à escola ou passam por ela sem adquirirem os rudimentos essenciais de leitura e escrita para poderem se inscrever no rol de pessoas alfabetizadas. Tais questões podem ser percebidas, ainda que consideremos as limitações desses instrumentos, no desempenho dos estudantes nas avaliações de larga escala aplicadas pelo governo federal. Analisando a realidade do município de Antônio Olinto, situado no interior do Paraná, pode-se perceber notável diferença nos resultados dessas avaliações entre as diferentes escolas estaduais. Desse contexto, surgiu a necessidade de se estudar a questão, a fim de compreender o porquê dessas diferenças, onde uma escola, localizada na zona urbana, com bom espaço físico e excelente estrutura, apresenta resultados inferiores às escolas do interior do município, onde há maior precariedade de condições estruturais. Que fatores podem estar convergindo para tais resultados, para além das condições físicoestruturais, que não parecem ser determinantes nesse caso? Esta questão instigou o presente estudo, que levantou alguns indícios surpreendentes.25 p. : il. (algumas color.).application/pdfMotivação na educaçãoPsicologia educacionalA qualidade da educação em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIA SOLANGE WOLFF MARCINICHEN.pdfapplication/pdf577817https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52965/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20SOLANGE%20WOLFF%20MARCINICHEN.pdf8f839535b90779cbaf04045b41951513MD51open access1884/529652019-11-25 10:52:22.483open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52965Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T13:52:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A qualidade da educação em foco |
title |
A qualidade da educação em foco |
spellingShingle |
A qualidade da educação em foco Marcinichen, Maria Solange Wolff Motivação na educação Psicologia educacional |
title_short |
A qualidade da educação em foco |
title_full |
A qualidade da educação em foco |
title_fullStr |
A qualidade da educação em foco |
title_full_unstemmed |
A qualidade da educação em foco |
title_sort |
A qualidade da educação em foco |
author |
Marcinichen, Maria Solange Wolff |
author_facet |
Marcinichen, Maria Solange Wolff |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cruz, Fabiana Thomé da Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcinichen, Maria Solange Wolff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação na educação Psicologia educacional |
topic |
Motivação na educação Psicologia educacional |
description |
Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-25T13:52:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-25T13:52:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/52965 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/52965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52965/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20SOLANGE%20WOLFF%20MARCINICHEN.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f839535b90779cbaf04045b41951513 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860760039587840 |