A qualidade da educação em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcinichen, Maria Solange Wolff
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52965
Resumo: Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz
id UFPR_11cb63d6006e71f28aeadb697ace48c8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52965
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Marcinichen, Maria Solange WolffCruz, Fabiana Thomé daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-25T13:52:22Z2019-11-25T13:52:22Z2016https://hdl.handle.net/1884/52965Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da CruzMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Atualmente, muito se fala em Acesso, Permanência e Sucesso na Escola. Porém, pode-se perceber que o Brasil ainda apresenta dados precários em relação à escolarização da população ao se considerar a totalidade dos brasileiros. Apesar de ocorrer um decréscimo percentual em relação aos analfabetos, é preciso considerar que ainda há um número significativo de pessoas que não tiveram acesso à escola ou passam por ela sem adquirirem os rudimentos essenciais de leitura e escrita para poderem se inscrever no rol de pessoas alfabetizadas. Tais questões podem ser percebidas, ainda que consideremos as limitações desses instrumentos, no desempenho dos estudantes nas avaliações de larga escala aplicadas pelo governo federal. Analisando a realidade do município de Antônio Olinto, situado no interior do Paraná, pode-se perceber notável diferença nos resultados dessas avaliações entre as diferentes escolas estaduais. Desse contexto, surgiu a necessidade de se estudar a questão, a fim de compreender o porquê dessas diferenças, onde uma escola, localizada na zona urbana, com bom espaço físico e excelente estrutura, apresenta resultados inferiores às escolas do interior do município, onde há maior precariedade de condições estruturais. Que fatores podem estar convergindo para tais resultados, para além das condições físicoestruturais, que não parecem ser determinantes nesse caso? Esta questão instigou o presente estudo, que levantou alguns indícios surpreendentes.25 p. : il. (algumas color.).application/pdfMotivação na educaçãoPsicologia educacionalA qualidade da educação em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIA SOLANGE WOLFF MARCINICHEN.pdfapplication/pdf577817https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52965/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20SOLANGE%20WOLFF%20MARCINICHEN.pdf8f839535b90779cbaf04045b41951513MD51open access1884/529652019-11-25 10:52:22.483open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52965Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T13:52:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A qualidade da educação em foco
title A qualidade da educação em foco
spellingShingle A qualidade da educação em foco
Marcinichen, Maria Solange Wolff
Motivação na educação
Psicologia educacional
title_short A qualidade da educação em foco
title_full A qualidade da educação em foco
title_fullStr A qualidade da educação em foco
title_full_unstemmed A qualidade da educação em foco
title_sort A qualidade da educação em foco
author Marcinichen, Maria Solange Wolff
author_facet Marcinichen, Maria Solange Wolff
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cruz, Fabiana Thomé da
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcinichen, Maria Solange Wolff
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação na educação
Psicologia educacional
topic Motivação na educação
Psicologia educacional
description Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-25T13:52:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-25T13:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52965
url https://hdl.handle.net/1884/52965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52965/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20SOLANGE%20WOLFF%20MARCINICHEN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f839535b90779cbaf04045b41951513
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860760039587840