A motivação e o ensino da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreazza, Maria Luiza, 1953-
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61640
Resumo: Orientadora: Profª Zélia Milléo Pavão
id UFPR_3366844939d63eca36ad2b085fcf2522
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61640
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Andreazza, Maria Luiza, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-20212022-08-18T19:06:27Z2022-08-18T19:06:27Z1984https://hdl.handle.net/1884/61640Orientadora: Profª Zélia Milléo PavãoDissertaçao (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 172-177Resumo: A tese pretendeu verificar a existência de motivação no ensino de Historia nos colégios de 2° grau, em Curitiba, 1983. Para isso, iniciou o estudo pela estruturação de um embasamento a respeito de diversas teorias sobre motivação, a partir de duas linhas: a Mecanicista e a Cognitivista, optando-se, ao seu final, pela segunda das abordagens como direcionadora da pesquisa de campo. Essa desenvolveu-se pelo reaproveitamento de dados colhidos na pesquisa "Currículo e Historia", realizada em Curitiba, 1983. Uma nova analise dos dados desse trabalho atestou ausência de motivação na organização do ensino em geral e nas atitudes dos docentes, estando, porém, presente nas dos alunos. Essa constatação gerou necessidade, de nova hipótese, e consequente pesquisa de campo com aplicação de instrumento especificamente construído, que detectou como causas da desmotivação dos professores problemas de ordem financeira, de prestígio social da disciplina e de sua formação pedagógica. As sugestões finais do estudo voltaram-se para a necessidade de conscientização das instituições e dos docentes para os impasses criados pela ausência da motivação no ensino de História, a fim de que se promova melhorias nesse campo.Abstract: This study was made to evaluate the degree of motivation in the teaching of History in Secondary Schools of Curitiba, in 1983. To this effect, the study was started by the structuring of a basis on the various theories on motivation derived from two lines of thought: the Mechanicist and the Cognitivist, with the eventual option for the latter to guide the field work. Data collected during the research: "Currículo e História", carried out in 1983 in Curitiba, were used for this field work. A new analysis of these data revealed lack of motivation both in the general organization of teaching and in the attitudes of teachers, as opposed to the favourable attitude shown by students. These findings provoked the appearance of a new hypothesis with the resulting field work employing a specifically prepared instrument, which revealed the causes of teachers' lack of motivation low salaries, and poor social status of the discipline and of their own pedagogical training. The final suggestions offered by the study stress the need of awareness in the part of institutions and teachers, of the problems arisen from the lack of motivation in- the teaching of History, so that improvements in this field may be achieved177 f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologia educacionalMotivação na educaçãoTesesEducaçãoA motivação e o ensino da Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA LUIZA ANDREAZZA DAL LAGO.pdfapplication/pdf6738655https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61640/1/D%20-%20MARIA%20LUIZA%20ANDREAZZA%20DAL%20LAGO.pdf7662f8a2ac9f038af4e08c221eb8bdd1MD51open access1884/616402022-08-18 16:06:27.311open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61640Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T19:06:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A motivação e o ensino da História
title A motivação e o ensino da História
spellingShingle A motivação e o ensino da História
Andreazza, Maria Luiza, 1953-
Psicologia educacional
Motivação na educação
Teses
Educação
title_short A motivação e o ensino da História
title_full A motivação e o ensino da História
title_fullStr A motivação e o ensino da História
title_full_unstemmed A motivação e o ensino da História
title_sort A motivação e o ensino da História
author Andreazza, Maria Luiza, 1953-
author_facet Andreazza, Maria Luiza, 1953-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreazza, Maria Luiza, 1953-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
contributor_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Motivação na educação
Teses
Educação
topic Psicologia educacional
Motivação na educação
Teses
Educação
description Orientadora: Profª Zélia Milléo Pavão
publishDate 1984
dc.date.issued.fl_str_mv 1984
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T19:06:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-18T19:06:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61640
url https://hdl.handle.net/1884/61640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 177 f. : il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61640/1/D%20-%20MARIA%20LUIZA%20ANDREAZZA%20DAL%20LAGO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7662f8a2ac9f038af4e08c221eb8bdd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860644895457280