Práticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bruna Faria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80993
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Denise Cristina Kluge
id UFPR_50f838b655df4b573eef1af960a1e6e6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80993
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasKluge, Denise Cristina, 1975-Martins, Bruna Faria2023-02-01T14:06:43Z2023-02-01T14:06:43Z2022https://hdl.handle.net/1884/80993Orientadora: Profa. Dra. Denise Cristina KlugeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 31/08/2022Inclui referências: p. 115-122Resumo: Este estudo está inserido no âmbito da linguística aplicada, com foco no campo do Português como Língua de Acolhimento para Fins Acadêmicos (PLAc-FA) (RUANO, 2019) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do material didático Passarela: português como língua de acolhimento para fins acadêmicos (RUANO; CURSINO, 2020). O contexto desta pesquisa é caracterizado pelos estudantes migrantes e refugiados inseridos nessa instituição através de ações do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB), da UFPR, vinculado à Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). O objetivo principal deste trabalho é contribuir para a discussão teórico-metodológica relacionada ao processo de ensino-aprendizagem do PLAc-FA, com a especificidade de que esse processo não se dê através de uma perspectiva assimilacionista ou parta do pressuposto do ‘discurso da falta’ (LOPEZ e DINIZ, 2018). Assim, este estudo tenta identificar e descrever o contexto de PLAc-FA da UFPR, além de trazer, a partir do material Passarela, propostas de intervenção pedagógica nas disciplinas de português brasileiro acadêmico dessa instituição e discutir como os pressupostos da educação plurilíngue (BLANCHET, 2021), do plurilinguismo (BEACCO; BYRAM, 2007) e das abordagens plurais (CANDELIER et al, 2012) podem servir como eixo norteador para a elaboração de materiais didáticos de PLAc-FA que considerem todo o repertório linguístico-cultural desses estudantes.Abstract: This study is part of applied linguistics studies, focusing on the field of Portuguese as a Welcoming Language for Academic Purposes (PLAc-FA) (RUANO, 2019), of the Federal University of Paraná (UFPR) and the teaching material Passarela: Portuguese as a welcoming language for academic purposes (RUANO; CURSINO, 2020). The context of this research is migrants and refugees students inserted in this institution through actions of the Migration Policy and Brazilian University Program (PMUB) at UFPR, linked to the Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). The main objective of this study is to contribute to the theoretical-methodological discussion related to the teaching-learning process of PLAc-FA, with the specificity that this process does not take place through an assimilationist perspective or departs from the assumption of the 'discourse of lack' (LOPEZ and DINIZ, 2018). Thus, this study tries to identify and describe the context of PLAc-FA at UFPR, in addition to bringing, from Passarela material, proposals for pedagogical intervention in academic Brazilian Portuguese disciplines at that institution and discussing how the assumptions of plurilingual education (BLANCHET, 2021), plurilingualism (BEACCO; BYRAM, 2007) and plural approaches (CANDELIER et al, 2012) can serve as a guiding principle for the elaboration of PLAc-FA teaching materials that consider the entire linguistic-cultural repertoire of these students.Rezime: Etid sa a antre nan domèn lengwistik aplike, li aksantye l sou lang Pòtigè kòm lang akèy pou rezon akademik (PLAc-FA) (RUANO, 2019) nan Inivèsite Federal Paraná (UFPR) ak materyèl didaktik Passarela: Pòtigè kòm lang akèy nan kad akademik (RUANO; CURSINO, 2020). Kontèks rechèch sa defini pa etidyan imigran ak refijye ki antre nan enstitisyon sila pa mwayen divès aksyon Pwogram Politik Migratwa ak Inivèsite Brezilyen (PMUB), nan Inivèsite Federal Paraná (UFPR), ki lye ak pwogwam "Cátedra" Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Objektif prensipal travay sa se kontribye nan diskisyon teorik ak metodolojik ki gen pou wè ak pwosesis ansèyman aprantisaj Pòtigè kòm lang akèy pou rezon akademik (PLAc-FA), ak patikilarite ke pwosesis sa a pa antre nan yon tandans asimilasyonis oswa pati nan sipozisyon yon "diskou manke" (LOPEZ ak DINIZ, 2018). Nan sans sa, etid sa non sèlman eseye idantifye ak dekri kontèks Pòtigè kòm lang akèy pou rezon akademik (PLAc-FA) nan UFPR, men tou, li pote pwopozisyon entèvansyon pedagojik nan divès disiplin akademik pòtigè brezilyen nan enstitisyon sila (UFPR) epi l diskite ki jan plizyè sipozisyon edikasyon nan divès lang "plirilengis" (BLANCHET, 2021), "plirilengism" (BEACCO; BYRAM, 2007) ak apwòch pliryèl yo (CANDELIER et al, 2012) ka sèvi kòm prensip de baz pou elaborasyon materyèl didaktik Pòtigè kòm lang akèy pou rezon akademik (PLAc-FA) ki konsidere tout repètwa kiltirèl lengwistik etidyan sa yo.Resumen: Este estudio se inserta en el ámbito de lingüística aplicada, enfocado en el campo de portugués como Lengua de Acogida para Fines Académicos (PLAc-FA) (RUANO, 2019) de la Universidad Federal de Paraná (UFPR) y del material didáctico Passarela: português como língua de acolhimento para fins acadêmicos (RUANO; CURSINO, 2020). El contexto está caracterizado por los estudiantes migrantes y refugiados incorporados en la institución a través de acciones del Programa Política Migratoria y Universidad Brasilera (PMUB), de la UFPR, vinculado a la Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). El objetivo principal de este trabajo es contribuir a la discusión teórico-metodológica relacionada al proceso de enseñanza-aprendizaje del PLAc-FA, con la particularidad de que ese proceso no se de a través de una perspectiva asimilacionista o parta del presupuesto del ‘discurso de falta’ (LOPEZ e DINIZ, 2018). Así, este estudio intenta identificar y describir el contexto del PLAc-FA de la UFPR, además de traer, a partir del material Passarela, propuestas de intervención pedagógica en las disciplinas de portugués académico brasilero de esta institución y discutir como los presupuestos de la educación plurilingüe (BLANCHET, 2021), del plurilingüismo (BEACCO; BYRAM, 2007) y de los enfoques plurales (CANDELIER et al, 2012) pueden servir como elementos guía para la elaboración de materiales didácticos del PLAc-FA que consideren todo el repertorio lingüístico-cultural de estos estudiantes.Résumé: Cette étude est inscrite dans le champ d'études de la linguistique appliquée et vise en particulier le domaine du Portugais Langue d'Accueil pour Objectifs Académiques. (PLAc-FA) (RUANO, 2019) de l'Université Fédérale du Paraná (UFPR) et du manuel Passarela : portugais langue d'accueil pour objectifs académiques (RUANO ; CURSINO, 2020). Le contexte de cette recherche est caractérisé par les étudiants migrants et réfugiés insérés dans cette institution à travers les actions du Programme Politique Migratoire et Université Brésilienne (PMUB), de l’UFPR, lié à la Chaire Sérgio Vieira de Mello (CSVM). L'objectif principal de ce travail est de contribuer à la discussion théorique et méthodologique rélative au processus d'enseignement-apprentissage du PLAc-FA, en particulier avec le but de que ce processus ne se déroule pas dans une perspective assimilationniste ou parte du « discours de l’absence » (LOPEZ et DINIZ, 2018). Ainsi, cette étude tente d'identifier et de décrire le contexte du PLAc-FA à l'UFPR, en plus d'apporter, à partir de la méthode Passarela, des propositions d'intervention pédagogique dans les cours de portugais brésilien academique de cette institution et de discuter comment les présupposés de l'éducation plurilingue (BLANCHET, 2021), du plurilinguisme (BEACCO ; BYRAM, 2007) et des approches plurielles (CANDELIER et al, 2012) peuvent servir de guide pour l'élaboration de matériels pédagogiques de PLAc-FA prenant en compte l'ensemble du répertoire linguistique et culturel de ces élèves.1 recurso online : PDF.application/pdfLinguistica aplicadaLingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosLivros didáticosMultilinguismoLetrasPráticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNA FARIA MARTINS FRANCISCO.pdfapplication/pdf5357246https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80993/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20FARIA%20MARTINS%20FRANCISCO.pdf3ee7980611b263965e67b4530547dbf9MD51open access1884/809932023-02-01 11:06:43.607open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80993Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-01T14:06:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarela
title Práticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarela
spellingShingle Práticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarela
Martins, Bruna Faria
Linguistica aplicada
Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Livros didáticos
Multilinguismo
Letras
title_short Práticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarela
title_full Práticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarela
title_fullStr Práticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarela
title_full_unstemmed Práticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarela
title_sort Práticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarela
author Martins, Bruna Faria
author_facet Martins, Bruna Faria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kluge, Denise Cristina, 1975-
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Bruna Faria
contributor_str_mv Kluge, Denise Cristina, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica aplicada
Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Livros didáticos
Multilinguismo
Letras
topic Linguistica aplicada
Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Livros didáticos
Multilinguismo
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Denise Cristina Kluge
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-01T14:06:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-01T14:06:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80993
url https://hdl.handle.net/1884/80993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80993/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20FARIA%20MARTINS%20FRANCISCO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ee7980611b263965e67b4530547dbf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898898362597376