Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/38099 |
Resumo: | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza |
id |
UFPR_17101c313d1ac20fc54e8a40fef628a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38099 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Toledo, Mariana BusatoMello, Najara Nogari deRios, Flavia Sant'Anna, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-2022-09-19T18:02:31Z2022-09-19T18:02:31Z2014https://hdl.handle.net/1884/38099Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de SouzaCoorientadora: Flavia Sant'Anna RiosTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : Para abordagem dos conteúdos de Biologia, os Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) apresentam diversas propostas úteis ao professor e, dentre elas, estão os jogos didáticos, que se utilizam do lúdico para ensinar de forma mais prazerosa, aumentando o interesse do aluno e facilitando a compreensão de conceitos científicos. Além de ser uma alternativa para os professores tornarem as aulas mais instigantes e atraentes. O jogo de tabuleiro "O caminho do desenvolvimento: uma abordagem lúdica ao ensino de Biologia" foi desenvolvido a partir dessa ideia, com o objetivo de associar Genética e Embriologia de forma lúdica e mostrar que ambas as matérias estão diretamente relacionadas, uma vez que essas matérias são ensinadas em períodos distintos no currículo escolar para o Ensino Médio. Para isso, o jogo foi aplicado a alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino médio, de um colégio localizado na região de Curitiba. Os resultados mostraram que o jogo é uma ótima ferramenta para esclarecer tais conceitos, muitas vezes de difícil associação, e também evidenciou os problemas relacionados ao entendimento da matéria em si, Genética (genes, DNA, alelo, cromossomos) e Embriologia (folhetos embrionários, fases do desenvolvimento embrionário, períodos da gestação). A metodologia utilizada no jogo, por meio de cartões pergunta e informação, facilitou no esclarecimento desses temas, pois nos cartões constavam situações e esclarecimentos sobre técnicas, tópicos abordados nas matérias citadas acima e suporte aos estudantes para responderem as perguntas de modo simplificado. Dessa forma, o jogo tornou-se uma ferramenta didática facilitadora no reforço de conteúdos e na sociabilidade entre os alunos, além de permitir ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas alternativas de ensino e, aos alunos, uma nova forma de aprender, de modo participativo, relacionando-se com o conteúdo escolar.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderGenéticaEmbriologiaJogos educativosJogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Mariana B Toledo e Najara N Mello.pdfapplication/pdf2055104https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/1/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf38daf295deae39d17e3b142424d60cbeMD51open accessTEXTTCC Mariana B Toledo e Najara N Mello.pdf.txtExtracted Texttext/plain86856https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/2/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf.txt726021c4c53a90e0f0e48c81cd04711dMD52open accessTHUMBNAILTCC Mariana B Toledo e Najara N Mello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/3/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf.jpgebee36e6df32df8d07a06a0b4596bad6MD53open access1884/380992022-09-19 15:02:31.134open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38099Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T18:02:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia |
title |
Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia |
spellingShingle |
Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia Toledo, Mariana Busato Genética Embriologia Jogos educativos |
title_short |
Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia |
title_full |
Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia |
title_fullStr |
Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia |
title_sort |
Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia |
author |
Toledo, Mariana Busato |
author_facet |
Toledo, Mariana Busato Mello, Najara Nogari de |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Najara Nogari de |
author2_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rios, Flavia Sant'Anna, 1972- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Mariana Busato Mello, Najara Nogari de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- |
contributor_str_mv |
Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Genética Embriologia Jogos educativos |
topic |
Genética Embriologia Jogos educativos |
description |
Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-19T18:02:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-19T18:02:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/38099 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/38099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/1/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/2/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38099/3/TCC%20Mariana%20B%20Toledo%20e%20Najara%20N%20Mello.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38daf295deae39d17e3b142424d60cbe 726021c4c53a90e0f0e48c81cd04711d ebee36e6df32df8d07a06a0b4596bad6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898736062955520 |