A utilização de jogos didáticos no ensino da genétic para alunos do ensino médio : uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Vivian Czarneski
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77348
Resumo: Orientador: Iris Hass
id UFPR_be21576b52f1506c6be73b0d188df32f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77348
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Machado, Vivian CzarneskiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino MédioHass, Iris, 1973-2022-07-27T16:39:31Z2022-07-27T16:39:31Z2019https://hdl.handle.net/1884/77348Orientador: Iris HassMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para Professores de Ensino a Distância.Resumo: Vivemos um momento histórico cultural, onde o acesso à informação e as formas lúdicas de envolvimento, estão cada vez mais presente em nossa sociedade, a tal ponto que na educação se faz necessário, lançar mão de novas ferramentas de ensino. Dentro desta perspectiva, ao propor os jogos didáticos, os alunos demostram maior interesse nos assuntos abordados, e muitas vezes dúvidas em relação ao conteúdo após trabalharem com os jogos. O aprender a Genética, em algumas situações, pode ser bastante trabalhoso, principalmente em relação a sua terminologia e em alguns momentos o conteúdo não apresenta uma contextualização com o cotidiano dos estudantes, exigindo do professor a busca por novas metodologias para atingir os objetivos da disciplina. Assim, esse artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica de publicações de jogos didáticos sobre o ensino da Genética, a partir de fontes digitais que tenham como tema a utilização de jogos didáticos para alunos do Ensino Médio; analisar a viabilidade do instrumento para alunos e professores. Para esta análise foram consultadas fontes como GOOGLE Acadêmico e o site da Revista Genética na Escola por serem as fontes digitais usuais de professores do Ensino Médio, utilizando como palavraschaves: jogo didático; jogo pedagógico; ensino em genética. A análise dos trabalhos teve como resultado vinte e duas publicações, disponibilizados em forma de quadros para cada trabalho, composto por: Título do estudo, Conteúdo de Genética, Método Avaliativo, Tipo de estudo, Instituição, Periódico, Classificação (Qualis – período quadriênio 2013-2016) do Periódico, Ano de Publicação, Autores e Síntese do Estudo. Com o levantamento realizado, percebe-se a iniciativa no que diz respeito a produção de material na área de Educação e no Ensino de Biologia porém, existe uma dificuldade em obter artigos com a utilização das palavras-chaves proposta na presente metodologia, já que artigos que aparecem quando utilizada as palavraschaves "jogos didáticos" não aparecem quando utilizada as palavras-chaves "jogos pedagógicos" e alguns artigos se repetem na utilização de ambas palavras. Verificamos também que em alguns artigos, os jogos didáticos não estão disponibilizados de forma direta e detalhados, dificultando ou impossibilitando o leitor de reproduzi-lo para a utilização em sala de aula. Um ponto positivo encontrado neste levantamento se refere quanto a reprodução de determinados jogos, pois, são utilizados materiais de fácil acesso, e os jogos que envolvem perguntas e respostas, podem ser adaptados para outros conteúdos da disciplina de Biologia. Diante do exposto, consideramos que os jogos didáticos são ferramentas viáveis e importantes no Ensino de Genética, que merecem um espaço maior na prática pedagógica dos professores, sendo desta forma urgente a melhoria ao acesso e divulgação a jogos didáticos.1 recurso online : PDF.application/pdfGenéticaJogos educativosFormação de professoresA utilização de jogos didáticos no ensino da genétic para alunos do ensino médio : uma revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVIVIAN CZARNESKI MACHADO.pdfapplication/pdf278573https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77348/1/VIVIAN%20CZARNESKI%20MACHADO.pdf5be4ab8d666cd68f3bcf70938c268165MD51open access1884/773482022-07-27 13:39:31.996open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77348Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-27T16:39:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização de jogos didáticos no ensino da genétic para alunos do ensino médio : uma revisão bibliográfica
title A utilização de jogos didáticos no ensino da genétic para alunos do ensino médio : uma revisão bibliográfica
spellingShingle A utilização de jogos didáticos no ensino da genétic para alunos do ensino médio : uma revisão bibliográfica
Machado, Vivian Czarneski
Genética
Jogos educativos
Formação de professores
title_short A utilização de jogos didáticos no ensino da genétic para alunos do ensino médio : uma revisão bibliográfica
title_full A utilização de jogos didáticos no ensino da genétic para alunos do ensino médio : uma revisão bibliográfica
title_fullStr A utilização de jogos didáticos no ensino da genétic para alunos do ensino médio : uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed A utilização de jogos didáticos no ensino da genétic para alunos do ensino médio : uma revisão bibliográfica
title_sort A utilização de jogos didáticos no ensino da genétic para alunos do ensino médio : uma revisão bibliográfica
author Machado, Vivian Czarneski
author_facet Machado, Vivian Czarneski
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Vivian Czarneski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hass, Iris, 1973-
contributor_str_mv Hass, Iris, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Genética
Jogos educativos
Formação de professores
topic Genética
Jogos educativos
Formação de professores
description Orientador: Iris Hass
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-27T16:39:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-27T16:39:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77348
url https://hdl.handle.net/1884/77348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77348/1/VIVIAN%20CZARNESKI%20MACHADO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5be4ab8d666cd68f3bcf70938c268165
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898736654352384