Psicogênese da noção de valor econômico na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofmann, Ruth Margareth, 1982-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/16803
Resumo: Orientadora: Maria Lucia Faria Moro
id UFPR_1b50b6b36728230661e9d958914e7b4b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/16803
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Hofmann, Ruth Margareth, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-2022-09-06T18:53:22Z2022-09-06T18:53:22Z2008https://hdl.handle.net/1884/16803Orientadora: Maria Lucia Faria MoroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/08/2008Inclui bibliografia e anexosResumo: A preocupação com a qualidade e eficiência do ensino da matemática tem produzido investigações de orientação psicológica acerca do desenvolvimento de conceitos e de competências matemáticas não restritas ao ambiente escolar. A valorização do conhecimento construído fora da escola tem encontrado respaldo, no âmbito da psicologia da educação matemática, em abordagens psicogenéticas freqüentemente evocadas para a fundamentação de práticas didáticas. O interesse acadêmico pela psicogênese de conceitos sociais e econômicos é parte dessa trajetória de pesquisa cujos resultados têm mostrado a complexidade epistemológica da construção pelas crianças de noções aparentemente elementares. O presente trabalho tem por objetivo analisar a psicogênese da noção de valor econômico - um conceito de natureza simultaneamente social, matemática e econômica - a partir de um arcabouço teórico-metodológico piagetiano. Para tanto, a noção de valor é caracterizada segundo aspectos pragmáticos e epistemológicos de destaque na história do pensamento econômico. Utiliza-se o método clínico-crítico piagetiano para interrogar uma amostra de 24 crianças de 6 a 9 anos, de primeira à terceira série de uma escola municipal da região metropolitana de Curitiba. Os dados são registrados mediante gravação áudio e transcritos em protocolos individuais completos. Tendo como referência os critérios que definiram os diferentes estágios de construção da noção, em cada uma das suas dimensões, os dados são analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados indicaram certa progressão dos participantes pelos estágios de elaboração da noção de valor econômico conforme série e idade. Verificou-se também elevada correlação entre as seguintes dimensões: noções aritméticas, noção de dinheiro e a de valor econômico. Os resultados são discutidos segundo as convergências e divergências com a literatura, como também segundo o significado psicogenético dos estágios identificados. Implicações para a educação matemática são apresentadas a título de considerações finais.Abstract: The concern with the quality and efficiency of mathematics teaching has produced psychological investigations about the development of mathematical concepts and competences not restricted to the school environment. In the field of the psychology of mathematical education, the importance attributed to knowledge elaborated outside school is often supported by psychogenetic approaches also evoked as basis for teaching practice. The academic concern with the psychogenesis of social and economical concepts is part of this research tendency whose results have shown the complexity of the epistemological construction by children of apparently very simple notions. This study aims to examine the psychogenesis of the concept of economic value, whose nature is social, economic and mathematics as well. Based on a theoretical and methodological Piagetian framework, the study takes the notion of economical value according to their pragmatic and epistemological aspects whose prominence is present in the history of economic thought. Piaget's clinical-critical method is adopted to interviewing a sample of 24 first to third grades students (six to nine years-old) attending a State Elementary School located in a the metropolitan area of Curitiba. Data are audio-taped and transcribed in complete individual protocols. According to the criteria that have defined the different stages of construction of the focused notion, the obtained data are qualitatively and quantitatively analyzed. Results show a progression of the participants along the stages of the construction of the notion of economic value according to age and school grade. It has also been obtained a high correlation among the following dimensions: arithmetic concepts, notion of money and of economic value. Results are discussed on their convergences and divergences as compared to those coming from the literature, and also according to the psychogenetic meaning of the identified stages. Implications for mathematical education are presented.ix, 245 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoValor (Economia)Redação acadêmicaEducaçãoPsicogênese da noção de valor econômico na educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALpsicogenese_da_nocao_de_valor_economico_na_educacao_matematica_hofmann_2008.pdfapplication/pdf6169008https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16803/1/psicogenese_da_nocao_de_valor_economico_na_educacao_matematica_hofmann_2008.pdf0edaf8806e9bfa6be656a2af3b10f02bMD51open accessTEXTpsicogenese_da_nocao_de_valor_economico_na_educacao_matematica_hofmann_2008.pdf.txtExtracted Texttext/plain503067https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16803/2/psicogenese_da_nocao_de_valor_economico_na_educacao_matematica_hofmann_2008.pdf.txt773f61003dd2fa28eb20c797b55830aaMD52open accessTHUMBNAILpsicogenese_da_nocao_de_valor_economico_na_educacao_matematica_hofmann_2008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16803/3/psicogenese_da_nocao_de_valor_economico_na_educacao_matematica_hofmann_2008.pdf.jpg9cd4ba54e072c7663ed28c2f40aedee7MD53open access1884/168032022-09-06 15:53:23.047open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16803Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-06T18:53:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicogênese da noção de valor econômico na educação matemática
title Psicogênese da noção de valor econômico na educação matemática
spellingShingle Psicogênese da noção de valor econômico na educação matemática
Hofmann, Ruth Margareth, 1982-
Matemática - Estudo e ensino
Valor (Economia)
Redação acadêmica
Educação
title_short Psicogênese da noção de valor econômico na educação matemática
title_full Psicogênese da noção de valor econômico na educação matemática
title_fullStr Psicogênese da noção de valor econômico na educação matemática
title_full_unstemmed Psicogênese da noção de valor econômico na educação matemática
title_sort Psicogênese da noção de valor econômico na educação matemática
author Hofmann, Ruth Margareth, 1982-
author_facet Hofmann, Ruth Margareth, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofmann, Ruth Margareth, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
contributor_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Valor (Economia)
Redação acadêmica
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Valor (Economia)
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Maria Lucia Faria Moro
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-06T18:53:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-06T18:53:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/16803
url https://hdl.handle.net/1884/16803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 245 f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16803/1/psicogenese_da_nocao_de_valor_economico_na_educacao_matematica_hofmann_2008.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16803/2/psicogenese_da_nocao_de_valor_economico_na_educacao_matematica_hofmann_2008.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16803/3/psicogenese_da_nocao_de_valor_economico_na_educacao_matematica_hofmann_2008.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0edaf8806e9bfa6be656a2af3b10f02b
773f61003dd2fa28eb20c797b55830aa
9cd4ba54e072c7663ed28c2f40aedee7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898750862557184