Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/13664 |
Resumo: | Orientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa |
id |
UFPR_1c462d5a07fea76fa8cfdeb9ad579de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/13664 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-Oliveira, Rosangela Gonçalves de2023-02-16T20:19:42Z2023-02-16T20:19:42Z2007https://hdl.handle.net/1884/13664Orientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosResumo : Essa investigação, a partir do estudo de caso, discorre sobre como jovens e adultos analfabetos lêem e interpretam os textos televisivos, definindo a televisão como um portador de textos de acesso amplo e irrestrito para os sujeitos em questão. A investigação vai privilegiar o campo da cultura, não desconsiderando a construção política e econômica pois são constituintes e indissociáveis da condição de não alfabetização de muitos brasileiros. Para dialogar, estão os autores da Sociologia, da Educação, da História, e das Práticas de Leitura e Escrita e da Comunicação. Situam-se as condições históricas de construção e manutenção do analfabetismo no Brasil e das condições em que o país incorpora a mídia televisiva em seu cotidiano. Compreende o tema gerador como organizador metodológico para o ensinoaprendizado, e o texto televisivo como gatilho disparador para uma apropriação crítica do universo letrado mundializado. Os sujeitos investigados pertencentes a uma turma de alfabetização, socialmente localizados, residentes em Curitiba, participaram da pesquisa em situação de ensino-aprendizagem com produção textual oral, leitura e interpretação dos dois programas mais assistidos pelo grupo: "Jornal Nacional" e Telenovela da Rede Globo. Com o objetivo de investigar as possibilidades e os limites do trabalho de alfabetização, usando o texto televisivo, estruturou-se a pesquisa em campo com os seguintes encaminhamentos metodológicos: 1.conhecimentos prévios de uma notícia e de uma telenovela; 2. leitura e interpretação dos programas, telejornal e telenovela, em seu texto editorial completo; 3. leitura e interpretação das partes dos dois programas e dos seus respectivos componentes formadores; 4. escrita a partir dos temas gerados pelas leituras e pelos textos orais. A observação confirma a possibilidade de trabalho com o texto televisivo e, principalmente, do trabalho representativo da oralidade para apropriação da leitura e escrita. A pesquisa aponta para algumas possibilidades de conclusão. A mais saliente é a possibilidade do uso de programas televisivos assistidos pelos sujeitos alfabetizandos em seu cotidiano com textos que acessam os saberes significativos (Textos que têm sentido imediato para os alfabetizandos. São, preferencialmente, trazidos por eles e ampliados criticamente no processo de alfabetização.) e, usando o termo de Jesús Martín-Barbeiro, "mundializados", identificados com uma perspectiva freireana de educação. Outra constatação diz respeito à teoria de massificação (de THEODOR ADORNO, MAX HORKHEIMER) na qual o analfabeto poderia ser mais suscetível e dominado pelos meios televisivos. Essa condição de analfabetismo não significa que ele acredite em tudo que ouve e vê, ou seja, a televisão, segundo eles, não possui uma significação de verdade incontestável e/ou absoluta. Pois quando o alfabetizando não entende uma imagem ou um texto escrito, que aparece na televisão, ele se coloca em condição de dúvida e procura discutir estas informações com outros sujeitos.174 f.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetização de adultosTelevisãoRedação acadêmicaEducaçãoUso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRosangela Gonçalves de Oliveira.pdfapplication/pdf972373https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/1/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf89944a7ebf995f78282c78b5e17893ffMD51open accessTEXTRosangela Gonçalves de Oliveira.pdf.txtExtracted Texttext/plain339807https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/2/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf.txtbe782ce5b273d0b73daa5745c6021b9bMD52open accessTHUMBNAILRosangela Gonçalves de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/3/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg2d85114ecf333c07c1fe1081d50bd273MD53open access1884/136642023-02-16 17:19:42.699open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/13664Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-16T20:19:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada |
title |
Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada |
spellingShingle |
Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada Oliveira, Rosangela Gonçalves de Alfabetização de adultos Televisão Redação acadêmica Educação |
title_short |
Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada |
title_full |
Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada |
title_fullStr |
Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada |
title_full_unstemmed |
Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada |
title_sort |
Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada |
author |
Oliveira, Rosangela Gonçalves de |
author_facet |
Oliveira, Rosangela Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosangela Gonçalves de |
contributor_str_mv |
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização de adultos Televisão Redação acadêmica Educação |
topic |
Alfabetização de adultos Televisão Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-16T20:19:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-16T20:19:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/13664 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/13664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
174 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/1/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/2/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/3/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89944a7ebf995f78282c78b5e17893ff be782ce5b273d0b73daa5745c6021b9b 2d85114ecf333c07c1fe1081d50bd273 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898670925414400 |