Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosangela Gonçalves de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/13664
Resumo: Orientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
id UFPR_1c462d5a07fea76fa8cfdeb9ad579de6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/13664
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-Oliveira, Rosangela Gonçalves de2023-02-16T20:19:42Z2023-02-16T20:19:42Z2007https://hdl.handle.net/1884/13664Orientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosResumo : Essa investigação, a partir do estudo de caso, discorre sobre como jovens e adultos analfabetos lêem e interpretam os textos televisivos, definindo a televisão como um portador de textos de acesso amplo e irrestrito para os sujeitos em questão. A investigação vai privilegiar o campo da cultura, não desconsiderando a construção política e econômica pois são constituintes e indissociáveis da condição de não alfabetização de muitos brasileiros. Para dialogar, estão os autores da Sociologia, da Educação, da História, e das Práticas de Leitura e Escrita e da Comunicação. Situam-se as condições históricas de construção e manutenção do analfabetismo no Brasil e das condições em que o país incorpora a mídia televisiva em seu cotidiano. Compreende o tema gerador como organizador metodológico para o ensinoaprendizado, e o texto televisivo como gatilho disparador para uma apropriação crítica do universo letrado mundializado. Os sujeitos investigados pertencentes a uma turma de alfabetização, socialmente localizados, residentes em Curitiba, participaram da pesquisa em situação de ensino-aprendizagem com produção textual oral, leitura e interpretação dos dois programas mais assistidos pelo grupo: "Jornal Nacional" e Telenovela da Rede Globo. Com o objetivo de investigar as possibilidades e os limites do trabalho de alfabetização, usando o texto televisivo, estruturou-se a pesquisa em campo com os seguintes encaminhamentos metodológicos: 1.conhecimentos prévios de uma notícia e de uma telenovela; 2. leitura e interpretação dos programas, telejornal e telenovela, em seu texto editorial completo; 3. leitura e interpretação das partes dos dois programas e dos seus respectivos componentes formadores; 4. escrita a partir dos temas gerados pelas leituras e pelos textos orais. A observação confirma a possibilidade de trabalho com o texto televisivo e, principalmente, do trabalho representativo da oralidade para apropriação da leitura e escrita. A pesquisa aponta para algumas possibilidades de conclusão. A mais saliente é a possibilidade do uso de programas televisivos assistidos pelos sujeitos alfabetizandos em seu cotidiano com textos que acessam os saberes significativos (Textos que têm sentido imediato para os alfabetizandos. São, preferencialmente, trazidos por eles e ampliados criticamente no processo de alfabetização.) e, usando o termo de Jesús Martín-Barbeiro, "mundializados", identificados com uma perspectiva freireana de educação. Outra constatação diz respeito à teoria de massificação (de THEODOR ADORNO, MAX HORKHEIMER) na qual o analfabeto poderia ser mais suscetível e dominado pelos meios televisivos. Essa condição de analfabetismo não significa que ele acredite em tudo que ouve e vê, ou seja, a televisão, segundo eles, não possui uma significação de verdade incontestável e/ou absoluta. Pois quando o alfabetizando não entende uma imagem ou um texto escrito, que aparece na televisão, ele se coloca em condição de dúvida e procura discutir estas informações com outros sujeitos.174 f.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetização de adultosTelevisãoRedação acadêmicaEducaçãoUso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRosangela Gonçalves de Oliveira.pdfapplication/pdf972373https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/1/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf89944a7ebf995f78282c78b5e17893ffMD51open accessTEXTRosangela Gonçalves de Oliveira.pdf.txtExtracted Texttext/plain339807https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/2/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf.txtbe782ce5b273d0b73daa5745c6021b9bMD52open accessTHUMBNAILRosangela Gonçalves de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/3/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg2d85114ecf333c07c1fe1081d50bd273MD53open access1884/136642023-02-16 17:19:42.699open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/13664Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-16T20:19:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada
title Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada
spellingShingle Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada
Oliveira, Rosangela Gonçalves de
Alfabetização de adultos
Televisão
Redação acadêmica
Educação
title_short Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada
title_full Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada
title_fullStr Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada
title_full_unstemmed Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada
title_sort Uso pedagógico do texto televisivo na alfabetização de jovens e adultos : elementos para uma metodologia mundializada
author Oliveira, Rosangela Gonçalves de
author_facet Oliveira, Rosangela Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosangela Gonçalves de
contributor_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização de adultos
Televisão
Redação acadêmica
Educação
topic Alfabetização de adultos
Televisão
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-16T20:19:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-16T20:19:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/13664
url https://hdl.handle.net/1884/13664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/1/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/2/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13664/3/Rosangela%20Gon%c3%a7alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 89944a7ebf995f78282c78b5e17893ff
be782ce5b273d0b73daa5745c6021b9b
2d85114ecf333c07c1fe1081d50bd273
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898670925414400