Uma reflexão sobre as concepções dos professores em relação ao processo ensino-aprendizagem na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biersteker, Tatiane Christine
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68397
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Kirchner Guimarães
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Biersteker, Tatiane Christine2022-12-02T16:50:05Z2022-12-02T16:50:05Z2003https://hdl.handle.net/1884/68397Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Kirchner GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 126-133Área de Concentração: Cognição e Aprendizagem EscolarResumo: Esta dissertação tem como objetivo principal investigar as concepções de aprendizagem e de alfabetização que embasam as práticas pedagógicas das professoras pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa são 12 professoras que atuam em turmas de 1ª série no município de Carambeí no ano letivo de 2003. As professoras pesquisadas respondem, individualmente, uma entrevista, cujo roteiro de perguntas focaliza quatro eixos temáticos: pré-condições para a aprendizagem da leitura e da escrita; concepção de alfabetização; aquisição do sistema alfabético de escrita e; intervenção pedagógica na sala de aula. Duas hipóteses norteiam a investigação: a primeira é a de que as professoras alfabetizadoras possuem diferentes concepções acerca da linguagem escrita, decorrente tanto de sua formação acadêmica quanto das suas próprias experiências com a linguagem escrita. A segunda hipótese preconiza que as concepções das professoras a respeito da linguagem escrita relacionam-se com suas concepções do processo ensino-aprendizagem na alfabetização. Ambas as hipóteses são confirmadas. Em relação à primeira hipótese a pesquisa efetuada verifica que as professoras possuem, de fato, diferentes concepções de linguagem escrita, algumas a concebem meramente como um código de transcrição da fala, enquanto outras consideram que ela seja um verdadeiro sistema de representação da linguagem. A análise qualitativa dos dados coletados indica que: a concepção adotada pelas professoras no processo ensino-aprendizagem na alfabetização é em grande parte comportamentalista (defendem a necessidade do desenvolvimento de pré-requisitos para a alfabetização e relatam uma prática pedagógica que visa a reprodução pelos alunos dos conteúdos trabalhados em sala de aula); a maioria das professoras conhece os níveis de desenvolvimento pelos quais passam as crianças para entenderem a representação alfabética da língua, mas não sabem propor atividades adequadas ao nível que os alunos se encontram. No que diz respeito à segunda hipótese a investigação revela que grande parte das professoras alfabetizadoras pesquisadas concebem a linguagem escrita como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras, sendo que esta concepção está diretamente relacionada com as atividades de ensino que são propostas. Conclui que as professoras possuem um conhecimento superficial da proposta interacionista de ensino e, por isso, orientam seu trabalho pedagógico nas poucas e fragmentadas informações que possuem. Propõe que seja promovida entre as professoras uma maior socialização dos trabalhos e experiências de seus colegas que desenvolvem uma prática alfabetizadora que possibilita a participação ativa dos alunos na construção de seu conhecimento a respeito da linguagem escrita. Enfim, sugere que seja implementado junto às professoras alfabetizadoras um trabalho de formação continuada, para que elas possam desenvolver uma prática pedagógica pautada nos princípios da abordagem interacionista.Abstract: This essay has the main purpose of investigating conceptions of learning and of the teaching of reading that to founding the practice pedagogic the surveyed theaters. The survey's subjects are 12 teachers acting with groups in the first grade, in the municipality of Carambeí, during the school year of 2003. The surveyed teachers individually answer an interview questionnaire, the question route of which focuses on four thematic points: pre-conditions for learning to read and to write; conceptions the teaching of reading; acquisition of the writing alphabetic system and pedagogic intervention in the classroom. Two hypothesis direct the investigation: first, that the teachers that to teach and to read have different principles with respect to the written language, resulting both from their academic formation and their own practices with the written language. The second hypothesis preconize that the teachers' with respect to the written language relation with your conceptions the literacy teaching-learning process. Both hypothesis are confirmed. As to the first hypothesis, the survey effect confirms that the teachers have, the fact, different conceptions with respect to written language, some consider it merely a transcription code of the speech, while others considered that it is a real system of the language's representation. The qualitative analysis of the collected data indicates that the principle adopted by the teachers in the literacy teaching-learning process is mostly behaviorist (defend the need for developing pre-requisites for literacy and report a pedagogic practice aiming at the reproduction by the students of the contents worked on in the classroom); most of the teachers know the levels of development undergone by the children in order to understand the alphabetic representation of the language, but do not know how to propose appropriate activities for the level at which the student stand now. As to the second hypothesis, the investigation raveling that a considerable part of the surveyed literacy teachers conceiving the written language as a graphic transcription code of the sound units, part this conception is directly related to the teaching activities being proposed. It is concluded that the teachers have a superficial knowledge of the teaching interaction proposal and, thereby, base their pedagogic work on the few and fragmented data available to them. It is proposed that it should be promoted among the teachers a greater socialization of the work and experience of their colleagues, who developing a practice pedagogic that enable the students' active participation in the construction of their knowledge with respect to written language. At last, it suggests that it should be implemented with the teachers that teaching and reading an on-going formation effort so that they could develop a pedagogic practice based on the principles of interactive approach.133 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetização - Estudo e ensinoEnsino aprendizagemRedação acadêmicaEducaçãoUma reflexão sobre as concepções dos professores em relação ao processo ensino-aprendizagem na alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - TATIANE CHRISTINE BIERSTEKER.pdfapplication/pdf4641722https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68397/1/D%20-%20TATIANE%20CHRISTINE%20BIERSTEKER.pdf794ccbb68094f44b80dde9a85b7e2a73MD51open access1884/683972022-12-02 13:50:05.451open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68397Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-02T16:50:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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