Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Derossi, Bruna
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/38192
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
id UFPR_1c9bdb04c6b2d977cc5ac3d5903f9094
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38192
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaKalinke, Marco AurélioDerossi, Bruna2024-04-08T13:33:56Z2024-04-08T13:33:56Z2015https://hdl.handle.net/1884/38192Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio KalinkeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 19/03/2015Inclui referências : fls. 133-137Resumo: Em nosso trabalho analisamos que estratégias são utilizadas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II na resolução de problemas de Álgebra com uso de objetos de aprendizagem nas lousas digitais em relação às utilizadas no uso de lápis e papel. Para isso, inicialmente buscamos entender como as TIC influenciam o pensamento humano; chegando à conclusão de que elas reorganizam nosso pensamento, fazendo com que pensemos de formas diferentes quando trabalhamos com algum material digital. Concluímos também que as lousas digitais são ferramentas multimídias que vem sendo instaladas em boa parte das escolas brasileiras e podem proporcionar aulas mais dinâmicas por meio de uma linguagem digital. Os objetos de aprendizagem, por sua vez, potencializam as ferramentas das lousas digitais e permitem que os alunos explorem um determinado conteúdo arrastando objetos com uma caneta ou com o dedo, dependendo do modelo de lousa utilizado. Além disso, nosso estudo revelou que, quando trabalham com o lápis e o papel, as principais estratégias utilizadas pelos alunos são aquelas que não envolvem procedimentos algébricos, ou seja, na maioria das vezes, os alunos optam por procedimentos numéricos, mesmo tratando-se de problemas que envolvem a Álgebra. Destacamos que a estratégia mais frequente identificada nas resoluções com lápis e papel é a tentativa e erro, na qual o aluno vai substituindo a letra por algum valor numérico até encontrar um resultado satisfatório. Nossa pesquisa revelou também que na utilização de um OA na LD, os alunos participaram intensivamente das resoluções, opinando e dando caminhos para o colega que estava utilizando o OA, surgindo, neste caso, a construção de um conhecimento coletivo, o que evidencia um possível coletivo pensante. Além disso, percebemos que, como o OA não dava a opção de substituir um valor numérico no lugar da variável, o aluno acabou resolvendo a equação passo a passo, utilizando procedimentos mais próximos de algébricos. Houve também a presença da interatividade (aluno com o OA e a LD) e da interação (aluno com aluno), evidenciando um possível coletivo pensante.Abstract: In our work we analyzed which strategies are used by students in elementary school from 9th grade solving Algebra II problems using learning objects in digital whiteboards and its relation to the use of pencil and paper. In order to do this, first we sought to understand how information and communication technologies (ICT) influence human thought; coming to the conclusion that they reorganize our thinking, making us think differently when working with any digital material. We also concluded that digital whiteboards are multimedia tools that have been installed in most of the Brazilian schools and they can provide more dynamic classes through a digital language. Learning objects, in turn, enhance the tools of digital whiteboards and allow students to explore a particular content by dragging objects with a pen or a finger, depending on the blackboard model used. In addition, our study showed that, when working with pencil and paper, the main strategies used by students are those that do not involve algebraic procedures, it means, in most part, students chose numerical procedures, even in case of problems involving algebra. We emphasized that the most common strategy identified in the resolutions with pencil and paper is trial and error, in which the student tries to find a satisfactory result by replacing the letter for some numerical value. Our research also revealed that when they use an LO (learning object) on the DB (digital board), students participated intensively in solving the problems, opining and giving ways to the classmate who was using the LO, emerging, in this case, the construction of a collective knowledge which shows a possible collective thinking. Furthermore, we realized, considering that the LO did not give the option of replacing a numeric value instead of the variable, the student solved the equation step by step using procedures closer to the algebraic way. There was also the presence of interactivity (student with LO and DB) and interaction among students, evidencing a possible collective thinking.137f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaInterfaces (Computador)Sistemas de computação interativosAlgebra - Estudo e ensinoObjetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - BRUNA DEROSSI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf.jpg5b59346654ecc8ced123801ebbf3b6dbMD51open accessTEXTR - D - BRUNA DEROSSI.pdf.txtExtracted Texttext/plain235616https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/2/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf.txt9d6585b650555962c1558164ac94289dMD52open accessORIGINALR - D - BRUNA DEROSSI.pdfapplication/pdf3251764https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/3/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf860a0f2036bed3d96023a974bd01a5feMD53open access1884/381922024-04-08 10:33:56.872open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38192Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T13:33:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos
title Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos
spellingShingle Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos
Derossi, Bruna
Matemática
Interfaces (Computador)
Sistemas de computação interativos
Algebra - Estudo e ensino
title_short Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos
title_full Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos
title_fullStr Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos
title_sort Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra : as estratégias dos alunos na utilização desses recursos
author Derossi, Bruna
author_facet Derossi, Bruna
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Derossi, Bruna
contributor_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Interfaces (Computador)
Sistemas de computação interativos
Algebra - Estudo e ensino
topic Matemática
Interfaces (Computador)
Sistemas de computação interativos
Algebra - Estudo e ensino
description Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T13:33:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T13:33:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/38192
url https://hdl.handle.net/1884/38192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/2/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38192/3/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20DEROSSI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b59346654ecc8ced123801ebbf3b6db
9d6585b650555962c1558164ac94289d
860a0f2036bed3d96023a974bd01a5fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860719150366720