Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55858 |
Resumo: | Orientadora : Carmen Sá Brito Sigwalt |
id |
UFPR_1d3eba468a1333914c7c48a6fe66fceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55858 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Blam, Marcia Regina Lucas de LimaSigwalt, Carmen Sá BritoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.2020-01-24T18:42:53Z2020-01-24T18:42:53Z2018https://hdl.handle.net/1884/55858Orientadora : Carmen Sá Brito SigwaltMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Edcuação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoInclui referênciasResumo :Resumo : Este trabalho tem como ponto central de investigação a análise do domínio do sistema gráfico da Língua Portuguesa, em especial as questões relacionadas à capacidade dos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, em registrar corretamente palavras da Língua Portuguesa que possuam relações biunívocas, cruzadas e arbitrárias. A pesquisa é pautada na análise bibliográfica, documental e empírica. No primeiro capítulo, analisamos e utilizamos os estudos de alguns autores que tratam da concepção Construtivista e o processo de apropriação e desenvolvimento da língua escrita, entre eles Mortatti (2006) (2009) (2010); Sigwalt (2013); Picolli e Camini (2013); Branco (1989); Ferreiro e Teberosky (1999); Ferrari (2011); Dornfeld (2008); Mello (2007); Soares (2004); Grossi (1999); Duarte (2006); Oliveira (2002) (2007); Almeida (2010); Vieira (2014). No segundo capítulo, abordamos o Sistema Gráfico da Língua Portuguesa e suas consequências no ensino e no aprendizado da língua na escola básica. No terceiro capítulo, descrevemos e analisamos os dados obtidos com a investigação empírica. A pesquisa empírica é baseada em um instrumento aplicado pela docente da disciplina aos alunos do 6º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, matriculados em uma escola pública estadual no município de Curitiba.Abstract : This monographic work has as its central point of investigation the analysis of the domain of the graphic system of the Portuguese Language, especially the questions related to the ability of the students of the 6th and 9th grade of Correct Teaching correctly register words of the Portuguese Language that have biunivocas, crossed and arbitrary relations. The research is based on bibliographic, documentary and empirical analysis. In the first chapter we will analyze and use the studies of some authors that deal with the Constructivist conception and the process of appropriation and development of written language, among them Mortatti (2006) (2009) (2010); Sigwalt (2013); Picolli e Camini (2013); Branco (1989); Ferreiro e Teberosky (1999); Ferrari (2011); Dornfeld (2008); Mello (2007); Soares (2004); Grossi (1999); Duarte (2006); Oliveira (2002) (2007); Almeida (2010); Vieira (2014). In the second chapter we will focus on the Portuguese Language Chart System and its consequences on teaching and learning language in basic school. In the third chapter we will describe and analyze the data obtained with the empirical investigation. The empirical research is carried out by means of an instrument applied by the teacher of the educational institution to the students who are enrolled and attending the 6th grade and the 9th grade of the last Years Elementary School in a state public school in the city of Curitiba.59 p.application/pdfEnsino fundamentalLingua portuguesaPerspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCIA REGINA LUCAS DE LIMA BLAM.pdfapplication/pdf1511697https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55858/1/R%20-%20E%20-%20MARCIA%20REGINA%20LUCAS%20DE%20LIMA%20BLAM.pdfb88f8e650fdf96e4c1e7d20facc6c9e5MD51open access1884/558582020-01-24 15:42:53.794open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55858Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-24T18:42:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais |
title |
Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais |
spellingShingle |
Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais Blam, Marcia Regina Lucas de Lima Ensino fundamental Lingua portuguesa |
title_short |
Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais |
title_full |
Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais |
title_fullStr |
Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais |
title_full_unstemmed |
Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais |
title_sort |
Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais |
author |
Blam, Marcia Regina Lucas de Lima |
author_facet |
Blam, Marcia Regina Lucas de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sigwalt, Carmen Sá Brito Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blam, Marcia Regina Lucas de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Lingua portuguesa |
topic |
Ensino fundamental Lingua portuguesa |
description |
Orientadora : Carmen Sá Brito Sigwalt |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-24T18:42:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-24T18:42:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/55858 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/55858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
59 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55858/1/R%20-%20E%20-%20MARCIA%20REGINA%20LUCAS%20DE%20LIMA%20BLAM.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b88f8e650fdf96e4c1e7d20facc6c9e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898692828069888 |