Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blam, Marcia Regina Lucas de Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55858
Resumo: Orientadora : Carmen Sá Brito Sigwalt
id UFPR_1d3eba468a1333914c7c48a6fe66fceb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55858
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Blam, Marcia Regina Lucas de LimaSigwalt, Carmen Sá BritoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.2020-01-24T18:42:53Z2020-01-24T18:42:53Z2018https://hdl.handle.net/1884/55858Orientadora : Carmen Sá Brito SigwaltMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Edcuação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoInclui referênciasResumo :Resumo : Este trabalho tem como ponto central de investigação a análise do domínio do sistema gráfico da Língua Portuguesa, em especial as questões relacionadas à capacidade dos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, em registrar corretamente palavras da Língua Portuguesa que possuam relações biunívocas, cruzadas e arbitrárias. A pesquisa é pautada na análise bibliográfica, documental e empírica. No primeiro capítulo, analisamos e utilizamos os estudos de alguns autores que tratam da concepção Construtivista e o processo de apropriação e desenvolvimento da língua escrita, entre eles Mortatti (2006) (2009) (2010); Sigwalt (2013); Picolli e Camini (2013); Branco (1989); Ferreiro e Teberosky (1999); Ferrari (2011); Dornfeld (2008); Mello (2007); Soares (2004); Grossi (1999); Duarte (2006); Oliveira (2002) (2007); Almeida (2010); Vieira (2014). No segundo capítulo, abordamos o Sistema Gráfico da Língua Portuguesa e suas consequências no ensino e no aprendizado da língua na escola básica. No terceiro capítulo, descrevemos e analisamos os dados obtidos com a investigação empírica. A pesquisa empírica é baseada em um instrumento aplicado pela docente da disciplina aos alunos do 6º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, matriculados em uma escola pública estadual no município de Curitiba.Abstract : This monographic work has as its central point of investigation the analysis of the domain of the graphic system of the Portuguese Language, especially the questions related to the ability of the students of the 6th and 9th grade of Correct Teaching correctly register words of the Portuguese Language that have biunivocas, crossed and arbitrary relations. The research is based on bibliographic, documentary and empirical analysis. In the first chapter we will analyze and use the studies of some authors that deal with the Constructivist conception and the process of appropriation and development of written language, among them Mortatti (2006) (2009) (2010); Sigwalt (2013); Picolli e Camini (2013); Branco (1989); Ferreiro e Teberosky (1999); Ferrari (2011); Dornfeld (2008); Mello (2007); Soares (2004); Grossi (1999); Duarte (2006); Oliveira (2002) (2007); Almeida (2010); Vieira (2014). In the second chapter we will focus on the Portuguese Language Chart System and its consequences on teaching and learning language in basic school. In the third chapter we will describe and analyze the data obtained with the empirical investigation. The empirical research is carried out by means of an instrument applied by the teacher of the educational institution to the students who are enrolled and attending the 6th grade and the 9th grade of the last Years Elementary School in a state public school in the city of Curitiba.59 p.application/pdfEnsino fundamentalLingua portuguesaPerspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCIA REGINA LUCAS DE LIMA BLAM.pdfapplication/pdf1511697https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55858/1/R%20-%20E%20-%20MARCIA%20REGINA%20LUCAS%20DE%20LIMA%20BLAM.pdfb88f8e650fdf96e4c1e7d20facc6c9e5MD51open access1884/558582020-01-24 15:42:53.794open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55858Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-24T18:42:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais
title Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais
spellingShingle Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais
Blam, Marcia Regina Lucas de Lima
Ensino fundamental
Lingua portuguesa
title_short Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais
title_full Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais
title_fullStr Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais
title_full_unstemmed Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais
title_sort Perspectivas teórico-metodológicas do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e suas consequências no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental anos finais
author Blam, Marcia Regina Lucas de Lima
author_facet Blam, Marcia Regina Lucas de Lima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Sigwalt, Carmen Sá Brito
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.
dc.contributor.author.fl_str_mv Blam, Marcia Regina Lucas de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Lingua portuguesa
topic Ensino fundamental
Lingua portuguesa
description Orientadora : Carmen Sá Brito Sigwalt
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T18:42:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T18:42:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55858
url https://hdl.handle.net/1884/55858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55858/1/R%20-%20E%20-%20MARCIA%20REGINA%20LUCAS%20DE%20LIMA%20BLAM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b88f8e650fdf96e4c1e7d20facc6c9e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860295424999424