Ferramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Denis Alcides
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25104
Resumo: Orientador: Alexandre Ibrahim Direne
id UFPR_1efbc4284c65d9c9f51aa46dcf676677
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25104
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaDirene, Alexandre IbrahimRezende, Denis Alcides2024-10-09T12:22:52Z2024-10-09T12:22:52Z1999https://hdl.handle.net/1884/25104Orientador: Alexandre Ibrahim DireneDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em InformáticaResumo: Este trabalho apresenta fundamentos e ferramentas para apoiar o processo de aprendizagem de surdos adultos por meio de ensino de conceitos visuais estruturados. Também faz uma revisão sobre o ensino de conceitos, particularmente sobre o ensino de conceitos visuais, tanto da maneira convencional como através de sistemas computacionais. Relata também sobre dois experimentos realizados em um centro de reabilitação, com especialistas em surdez e um grupo de surdos adultos de diferentes níveis de capacidades. O primeiro experimento foi realizado para constatação de compatibilidades com a literatura e a coleta de parâmetros genéricos dos domínios de comunicação de surdos, visando fornecer as bases para a definição das ferramentas computacionais. O segundo experimento foi realizado para validar e avaliar os protótipos desenvolvidos. O ambiente desenvolvido é composto por duas ferramentas: a de aprendizagem e a de autoria. A estruturação do ambiente está fundamentada no ensino de conceitos onde tais ferramentas oferecem um rico ambiente de autoria orientada à alocação de textos, vídeos e imagens sob 4 contextos de dificuldades: simples, crescente, agrupamentos e incompletos. A ferramenta de aprendizagem permite a análise e interpretação dos conceitos visuais elaborados no ambiente de autoria, distribuídos em apresentações de objetos, eventos e exercícios, tais como: inclusão de imagens por características comuns, exclusão de elementos estranhos a um conjunto e organização de elementos em conjuntos de características semelhantes. Os ambientes possuem flexibilidade, funcionalidade e usabilidade no que diz respeito à interface com o autor e o aprendiz. Ambos podem explorar livremente os seus recursos computacionais, pois os mecanismos das ferramentas são de uso independe do conteúdo. Metas futuras de pesquisa são apresentadas com base na inclusão de aspectos temporais da interação com aplicações à modelagem do aprendiz.Abstract: This work presents concepts and software tools to support the learning process of deaf adults by means of structured visual concepts. It also brings a review of concept teaching, particularly on the teaching of visual concepts, in the conventional way as well as through computational systems. Two experiments have been carried out in a special-education center, by experts in deafness and a group of deaf adults of different levels of capabilities. The first experiment was designed to verify the communications compatibilities of a deaf according to the literature and to collect domain-general parameters, aiming to supply the basis for the definition of the computational tools. The second experiment was designed to validate and to evaluate the developed prototypes. The software environment is composed by two tools: one for learning and one for authoring. The structuring of the environment is based on the teaching of concepts where such tools offer a rich authoring environment oriented to the allocation of texts, videos and images in 4 contexts of complexity: simple, increasing, groupings and incomplete. The learning tool allows the analysis and interpretation of the visual concepts create through the authoring environment with the help of presentation objects, events and exercises, such as: inclusion of images with common features, exclusion of a non-exemplar from a group and organization of elements in groups according to similar features. The environments have shown flexibility, functionality and usability of the interface with the author and the learner. Both software tools allow users to explore computational resources easily, because their mechanisms work independently from the content. Future goals of research are based on the inclusion of temporal aspects of the interaction with applications to the learner model.94 f. : il., tabs. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalEnsino auxiliado por computadorSistemas tutoriais inteligentesSurdos - EducaçãoCiencia da ComputaçãoFerramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - REZENDE, DENIS ALCIDES.pdfapplication/pdf5833673https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25104/1/D%20-%20REZENDE%2c%20DENIS%20ALCIDES.pdf50da33052790a0c6f6aad1289ca58a85MD51open accessTEXTD - REZENDE, DENIS ALCIDES.pdf.txtExtracted Texttext/plain197317https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25104/2/D%20-%20REZENDE%2c%20DENIS%20ALCIDES.pdf.txt1b8cda07ea1ac4b0ef40336fd2ae34d0MD52open accessTHUMBNAILD - REZENDE, DENIS ALCIDES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25104/3/D%20-%20REZENDE%2c%20DENIS%20ALCIDES.pdf.jpga925550f45883260fb6ddd64c7184fb5MD53open access1884/251042024-10-09 09:22:52.851open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25104Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-10-09T12:22:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdos
title Ferramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdos
spellingShingle Ferramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdos
Rezende, Denis Alcides
Ensino auxiliado por computador
Sistemas tutoriais inteligentes
Surdos - Educação
Ciencia da Computação
title_short Ferramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdos
title_full Ferramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdos
title_fullStr Ferramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdos
title_full_unstemmed Ferramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdos
title_sort Ferramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdos
author Rezende, Denis Alcides
author_facet Rezende, Denis Alcides
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Direne, Alexandre Ibrahim
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Denis Alcides
contributor_str_mv Direne, Alexandre Ibrahim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino auxiliado por computador
Sistemas tutoriais inteligentes
Surdos - Educação
Ciencia da Computação
topic Ensino auxiliado por computador
Sistemas tutoriais inteligentes
Surdos - Educação
Ciencia da Computação
description Orientador: Alexandre Ibrahim Direne
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-09T12:22:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-10-09T12:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25104
url https://hdl.handle.net/1884/25104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94 f. : il., tabs. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25104/1/D%20-%20REZENDE%2c%20DENIS%20ALCIDES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25104/2/D%20-%20REZENDE%2c%20DENIS%20ALCIDES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25104/3/D%20-%20REZENDE%2c%20DENIS%20ALCIDES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 50da33052790a0c6f6aad1289ca58a85
1b8cda07ea1ac4b0ef40336fd2ae34d0
a925550f45883260fb6ddd64c7184fb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898667640225792