Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yoshizawa, Erica, 1975-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58334
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell Camas
id UFPR_209314b56960c4e1e148bde579eca511
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58334
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Yoshizawa, Erica, 1975-Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2019-05-28T17:34:50Z2019-05-28T17:34:50Z2018https://hdl.handle.net/1884/58334Orientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell CamasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 14/08/2018Inclui referências: p.104-111Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de estudo a Sala de Aula Invertida (SAI), como proposta de Metodologias Ativas na ação da prática pedagógica. Os sujeitos desta pesquisa são professores da Educação Básica, participantes de um Curso de Extensão, realizado no município de Curitiba/PR, pela UFPR. Esse estudo busca responder quais são as percepções dos professores na experiência da metodologia SAI. Para tanto, tem-se o objetivo geral que é analisar o entendimento, apontado por professores de ensino básico, da prática pedagógica no uso de SAI. Usou-se como embasamento teórico para a sala de aula invertida a teoria de Bacich; Neto; Trevisani (2015); Bergmann e Sams (2016) entre outros. A presente pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, considerando os sujeitos de pesquisa os participantes de um curso de extensão criado, planejado e desenvolvido para esta pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se dois questionários, com perguntas abertas e fechadas, aplicados no primeiro dia do curso e no último. Também se realizaram registros em um diário itinerante composto por observações da pesquisadora. Os principais resultados encontrados apontam para o fato de que os participantes percebem em suas práticas pedagógicas a necessidade de um novo olhar sobre a educação, no qual se permita maior protagonismo do aluno. Conclui-se, portanto que no contexto tecnológico atual, possibilidades surgem no campo da educação, contribuindo para uma aprendizagem significativa; e as metodologias ativas como a SAI, vem ao encontro deste panorama, visando aumentar o engajamento e participação dos estudantes, com a mediação do professor que tem então maior possibilidade de identificar os potenciais e desafios de seus alunos. Palavras Chave: Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Educação Básica. Formação de Professor. Prática Pedagógica.Abstract: This work is part of the research line - Theories and Practices of Teaching in Basic Education of the Master's Program in Education: Teaching Theory and Practice, Federal University of Paraná (UFPR). Its purpose is to study the Flipped Classroom, as a proposal of Active Methodologies in the action of pedagogical practice. The subjects of this research are teachers of Basic Education, participants of an Extension Course, held in the city of Curitiba / PR, UFPR. This study seeks to answer what are the teachers' perceptions in the flipped classroom methodology experience. Therefore, the general objective is to analyze the understanding, as pointed out by teachers of basic education, of the pedagogical practice in the use of flipped classroom. The theory used as a theoretical basis for the inverted classroom; Bacich; Neto; Trevisani (2015); Bergmann and Sams (2016) among others. The present research starts from a qualitative approach, considering the subjects of research the participants of an extension course created, planned and developed for this research. As data collection instruments, two questionnaires were used, with open and closed questions, applied on the first day of the course and in the last one. Records were also made in a traveling journal composed of the researcher's observations. The main results point to the fact that the participants perceive in their pedagogical practices the need for a new look at education, in which the student's greater role is allowed. It is concluded, therefore, that in the current technological context, possibilities arise in the field of education, contributing to meaningful learning; and the active methodologies such as flipped classroom, is in line with this scenario, aiming to increase students' engagement and participation, through the mediation of the teacher who is then more likely to identify the potentials and challenges of their students. Keywords: Active Methodologies. Flipped Classroom. Basic education. Teacher Training. Pedagogical Practice.123 p. : il.application/pdfEducação - MetodologiaEducaçãoPrática pedagógicaProfessores - FormaçãoSala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ERICA YOSHIZAWA.pdfapplication/pdf2124048https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58334/1/R%20-%20D%20-%20ERICA%20YOSHIZAWA.pdf729f24755499ed78847d5ef256bd9a93MD51open access1884/583342019-05-28 14:34:50.929open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58334Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T17:34:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
title Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
spellingShingle Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
Yoshizawa, Erica, 1975-
Educação - Metodologia
Educação
Prática pedagógica
Professores - Formação
title_short Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
title_full Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
title_fullStr Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
title_full_unstemmed Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
title_sort Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
author Yoshizawa, Erica, 1975-
author_facet Yoshizawa, Erica, 1975-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Yoshizawa, Erica, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Metodologia
Educação
Prática pedagógica
Professores - Formação
topic Educação - Metodologia
Educação
Prática pedagógica
Professores - Formação
description Orientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell Camas
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T17:34:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T17:34:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58334
url https://hdl.handle.net/1884/58334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58334/1/R%20-%20D%20-%20ERICA%20YOSHIZAWA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 729f24755499ed78847d5ef256bd9a93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860868548329472