Indícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/38858 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke |
id |
UFPR_20decc159e5bf081eaaa0e18c106ebd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38858 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaKalinke, Marco AurélioJanegitz, Laíza Erler2024-04-19T19:05:43Z2024-04-19T19:05:43Z2014https://hdl.handle.net/1884/38858Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio KalinkeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 11/12/2014Inclui referências : f. 136-141Resumo: A questão: "há indícios da existência do coletivo pensante formado por seres-humanos-com-Lousa-Digital na produção do conhecimento matemático?" norteia este trabalho. Dessa forma, objetiva-se fomentar algumas reflexões sobre o papel da Lousa Digital na produção do conhecimento matemático a partir de uma análise teórica do seu uso nos processos educacionais matemáticos. Primeiramente, apresentamos a perspectiva teórica que entende a produção do conhecimento como a realização de um coletivo que envolve seres-humanos e tecnologias, propondo o construto teórico homem-máquina, desenvolvido por Tikhomirov (1981), Lévy (1993) e Borba & Villarreal (2005). Tais autores defendem que não devemos pensar se a tecnologia melhora ou não a educação e, sim, quais os problemas que podem ser gerados e/ou solucionados pela relação homem-máquina. Em seguida, apresentamos as características da Lousa Digital e a análise de alguns estudos sobre essa tecnologia nos processos educacionais, e, em especial, nos processos educacionais matemáticos. Observamos que a Lousa Digital proporciona a construção de aulas que explorem a linguagem audiovisual, pelo uso da simulação e da experimentação, oportunizando que os professores trabalhem ancorados na perspectiva do "fazer matemática", defendida por Gravina e Santarosa (1998). Acreditamos que a aprendizagem Matemática é caracterizada pelo aluno agindo, com o professor propondo o conhecimento e não apenas transmitindo-o, fazendo, assim, que o aluno seja co-autor no processo de construção do conhecimento. Com base nessas concepções, esclarecemos o conceito de interatividade, pautados nas compreensões de Primo (2000, 2005). Acreditamos que uma pedagogia ancorada na perspectiva da co-autoria é uma pedagogia da interatividade. Finalmente, relacionamos os tópicos descritos e apresentamos como a Lousa Digital pode reorganizar o pensamento dos alunos em aulas de Matemática, bem como as características da mudança qualitativa que ela pode proporcionar pela reorganização do pensamento. Concluímos apresentando os indícios do coletivo pensante seres-humanos-com-Lousa-Digital na produção do conhecimento matemático e abrindo caminhos para novas pesquisas.Abstract: The question: "Are there signs of the existence of a thinking collective by humans-with-Interactive-Whiteboards in the produced of Mathematical knowledge?" governs this article. Therefore, the aim of this article is to provoke reflections about the role of the Interactive Whiteboards on the Mathematics educational inputs. At first, we present the theoretical perspective that understand knowledge productions as the accomplish of collective that envolves humans and tecnologies, displaying, thus, theorical therm man-machine, developed by Tikhomirov (1981), Lévy (1993) and Borba & Villarreal (2005). Such authors defend we don't need to think if technology enhance or not the education, and, then, which problems can be created and/or solved by relation man-machine. Afterwards, we present the characteristics of the Interactive Whiteboard and the analysis of some studies about this new technology in the educational process, and, in particular, in Mathematical educational process. In this chapter, we observed that the Interactive Whiteboard provides the construction of classes that explore the visual language, through simulation and experimentation, proposing, the in that teacher work anchored in the perspective of "doing math", defended by Gravina and Santarosa (1998). We noteced, then, that Mathematics learning is by the act of the student, in what the teacher display the knowlegde and not only broadcast, doing, hence, the student be co-author of the own knowledge. Based on this conception, we presente, in sequence, na explanation about the concept of the interactive, based on comprehensions of Primo (2000, 2005), because, we belive that a pedagogic anchored in perspective of the co-authory its nothing more that interactive pedagogy. Posteriorly, we relate the chapter described above and we presente, guided by Tikhomirov (1981), as the Interactive Whiteboard can reorganize the thinking the students in the Math classes, this is, the characteristics of the qualitative change that the Interactive Whiteboard can provide by reorganization of thinking. Therefore, we conclude by presenting the signs of the thinking group made humans-wich-Interactive-Whiteboards in the produced of Mathematical knowledge and opening way for further research.141 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaInterfaces (Computador)Tecnologia da informaçãoSistemas de computação interativosIndícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - LAIZA ERLER JANEGITZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain285228https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38858/1/R%20-%20D%20-%20LAIZA%20ERLER%20%20JANEGITZ.pdf.txt975ffca4c397a6f683c0a19edd9a0e46MD51open accessORIGINALR - D - LAIZA ERLER JANEGITZ.pdfapplication/pdf2167325https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38858/2/R%20-%20D%20-%20LAIZA%20ERLER%20%20JANEGITZ.pdf1cd05e59dbe65b2b173cc9bea2b95d4fMD52open accessTHUMBNAILR - D - LAIZA ERLER JANEGITZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38858/3/R%20-%20D%20-%20LAIZA%20ERLER%20%20JANEGITZ.pdf.jpg238c8bd4f68a034cc4e0b22593ab15b1MD53open access1884/388582024-04-19 16:05:43.617open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38858Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:05:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Indícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemático |
title |
Indícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemático |
spellingShingle |
Indícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemático Janegitz, Laíza Erler Matemática Interfaces (Computador) Tecnologia da informação Sistemas de computação interativos |
title_short |
Indícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemático |
title_full |
Indícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemático |
title_fullStr |
Indícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemático |
title_full_unstemmed |
Indícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemático |
title_sort |
Indícios da existência do coletivo seres-humanos-com-lousa-digital e produção de conhecimento matemático |
author |
Janegitz, Laíza Erler |
author_facet |
Janegitz, Laíza Erler |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kalinke, Marco Aurélio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janegitz, Laíza Erler |
contributor_str_mv |
Kalinke, Marco Aurélio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Interfaces (Computador) Tecnologia da informação Sistemas de computação interativos |
topic |
Matemática Interfaces (Computador) Tecnologia da informação Sistemas de computação interativos |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-19T19:05:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-19T19:05:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/38858 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/38858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 f. : il. algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38858/1/R%20-%20D%20-%20LAIZA%20ERLER%20%20JANEGITZ.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38858/2/R%20-%20D%20-%20LAIZA%20ERLER%20%20JANEGITZ.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38858/3/R%20-%20D%20-%20LAIZA%20ERLER%20%20JANEGITZ.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
975ffca4c397a6f683c0a19edd9a0e46 1cd05e59dbe65b2b173cc9bea2b95d4f 238c8bd4f68a034cc4e0b22593ab15b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860722584453120 |