O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artuso, Alysson Ramos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/4029
Resumo: Orientadora: Glaucia da Silva Brito
id UFPR_26af45156236bc67fe44c6d27193320d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/4029
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBrito, Gláucia da Silva, 1961-Artuso, Alysson Ramos2022-11-21T17:27:57Z2022-11-21T17:27:57Z2006https://hdl.handle.net/1884/4029Orientadora: Glaucia da Silva BritoCo-orientador: Nilson Marcos Dias GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/05/2006Inclui bibliografia e anexosResumo: Este trabalho traz discussões acerca do contexto da atual sociedade, suas mudanças, sua cultura, seus mecanismos de poder e o uso de ferramentas computacionais na escola. Foi realizada uma análise das possibilidades do uso da hipermídia, incluindo simulações, em busca de uma aprendizagem significativa. Na investigação foram usados sites da Internet no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos físicos do conteúdo de gravitação universal com alunos do primeiro ano do Ensino Médio regular de Curitiba. O objetivo principal é o de avançar no entendimento, nas possibilidades e limitações, que o uso da hipermídia oferece na mudança da estrutura cognitiva (subsunçores) dos estudantes, usando como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa com quatro alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo CEFET-PR. O estudo dividiu-se em 3 fases: um Pré-teste, seis encontros com o uso da Internet e um Pós-teste, de forma a observar o desenvolvimento dos alunos ao tratar dos conceitos estudados. Tal procedimento durou vinte dias e confirmou a hipótese de que o uso da Internet é capaz de modificar subsunçores, no sentido de que o subsunçor "força" que os alunos tinham foi ampliado e passou a se relacionar com mais situações do que antes da instrução. O próprio planejamento desenvolvido para essa análise pode possibilitar que outros professores avaliem seus alunos tendo noção da estrutura cognitiva dos estudantes e os instruam sobre os conceitos de gravitação universal. Os resultados também sugerem que o uso da hipermídia em sala oferece e potencializa alguns perigos, principalmente os relacionados com o conceito de panóptico desenvolvido por Michel Foucault, mas também oportuniza inúmeras possibilidades.Abstract: This work discuss the context of the current society, its changes, its culture, its power mechanism and the computational tools used in school. An analysis was realizate about the possibilities of hipermidia's use, including simulations, in search of a meaningful learning. In the investigation, Internet's sites was used in the teach-learning process of physics' concepts related with the universal gravitation's content in a classroom with students about 14-15 years old in first grade's second school from Curitiba, Brazil. Questions about teaching of physics and teachers graduation are also present. The first aim is advance in the compreension, possibilities and limitations, that the hipermedia's use offers to change the students' cognitive structure (subsumers), using as referential David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. For this it's develop a researh with four students from Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), old CEFET-PR. The study was conducted in 3 phases: a pre-test application, work with six activities using Internet and a post-test, in way of observe the students' devolpment when they work with the studied concepts. This procedure lasted 20 days and confirm the hypotheses that Internet's use can modify subsumers, in the way that subsumer "force" was extended and passed to relate with more situations than before the instruction. The research planning can make possible that another teachers evaluate their pupils to have notions of their students' cognitive strucutre and teach them about universal gravitation's concepts. The results also suggest that hipermidia's use in classroom offers and intensify some dangers, mainly the related with Panoptic concept developed by Michel Foucault, but also offers innumerable possibilities.viii, 196 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaEducaçãoEducação física - Estudo e ensinoSistemas de hipermidiaInternet na educaçãoEnsino auxiliado por computadorO uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALO uso da hipermidia no ensino de fisica - Alysson R Artuso.pdfapplication/pdf3735591https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4029/1/O%20uso%20da%20hipermidia%20no%20ensino%20de%20fisica%20-%20Alysson%20R%20Artuso.pdf0ed0281d54477007766804c56f48dcdaMD51open accessTEXTO uso da hipermidia no ensino de fisica - Alysson R Artuso.pdf.txtExtracted Texttext/plain424235https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4029/2/O%20uso%20da%20hipermidia%20no%20ensino%20de%20fisica%20-%20Alysson%20R%20Artuso.pdf.txt46e4402d547be8a61acd0a1c482e034fMD52open accessTHUMBNAILO uso da hipermidia no ensino de fisica - Alysson R Artuso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4029/3/O%20uso%20da%20hipermidia%20no%20ensino%20de%20fisica%20-%20Alysson%20R%20Artuso.pdf.jpg92423d3226728ef8a4f97c66e86d7994MD53open access1884/40292022-11-21 14:27:57.116open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/4029Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-21T17:27:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa
title O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa
spellingShingle O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa
Artuso, Alysson Ramos
Redação acadêmica
Educação
Educação física - Estudo e ensino
Sistemas de hipermidia
Internet na educação
Ensino auxiliado por computador
title_short O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa
title_full O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa
title_fullStr O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa
title_sort O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa
author Artuso, Alysson Ramos
author_facet Artuso, Alysson Ramos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Gláucia da Silva, 1961-
dc.contributor.author.fl_str_mv Artuso, Alysson Ramos
contributor_str_mv Brito, Gláucia da Silva, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Educação
Educação física - Estudo e ensino
Sistemas de hipermidia
Internet na educação
Ensino auxiliado por computador
topic Redação acadêmica
Educação
Educação física - Estudo e ensino
Sistemas de hipermidia
Internet na educação
Ensino auxiliado por computador
description Orientadora: Glaucia da Silva Brito
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-21T17:27:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-21T17:27:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/4029
url https://hdl.handle.net/1884/4029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 196 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4029/1/O%20uso%20da%20hipermidia%20no%20ensino%20de%20fisica%20-%20Alysson%20R%20Artuso.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4029/2/O%20uso%20da%20hipermidia%20no%20ensino%20de%20fisica%20-%20Alysson%20R%20Artuso.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4029/3/O%20uso%20da%20hipermidia%20no%20ensino%20de%20fisica%20-%20Alysson%20R%20Artuso.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ed0281d54477007766804c56f48dcda
46e4402d547be8a61acd0a1c482e034f
92423d3226728ef8a4f97c66e86d7994
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860532285734912