A abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tellez, Ingrid Rodriguez
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36891
Resumo: Orientadora: Profª Drª Odisséia Boaventura de Oliveira
id UFPR_27fcd43410e377af363f7d2a74ab5a48
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36891
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Tellez, Ingrid RodriguezOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-07T14:07:59Z2020-10-07T14:07:59Z2014https://hdl.handle.net/1884/36891Orientadora: Profª Drª Odisséia Boaventura de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014Inclui referênciasResumo: A História da Ciência (HC) é fundamental para a Educação em Ciências, ao proporcionar um melhor entendimento da Natureza da Ciência e favorecendo a criticidade em relação à produção dos conhecimentos científicos. Em geral, os cursos de graduação trazem poucos subsídios para a discussão de questões referentes aos aspectos históricos e filosóficos da ciência, dificultando sua inserção no ensino. Assim, buscou-se, por meio de uma atividade formativa no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), possibilitar aos licenciandos uma aproximação com a abordagem histórica aliada às histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de ciências, na tentativa de promover uma psicanálise do conhecimento, ou seja, um (re)pensar sobre os processos de construção da ciência. Para isso foram feitas leituras de textos, discussões sobre materiais didáticos produzidos e aulas ministradas, reelaboração de propostas de ensino etc. Logo, essa pesquisa desenvolveu-se considerando as leituras e os sentidos produzidos sobre a Ciência, a HC e seu ensino por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas participantes do PIBID. Foram analisados questionários, produções de HQs e planos de aulas com enfoque histórico, visando apontar as contribuições, possibilidades e desafios da HC e das HQs para a formação de futuros professores. Essa investigação fundamentou-se em aspectos da obra de Gaston Bachelard e na Análise de Discurso de linha Francesa. Os discursos sobre a HC desses licenciandos e as imagens (re)produzidas sobre a ciência, tomadas por meio de um questionário e pela produção de uma HQ, após a leitura de um texto histórico, indicaram, por exemplo, a HC como forma de facilitar o ensino e produzir interesse no aluno; a ciência vista como uma construção humana e coletiva, em construção e com resultados provisórios. A inserção da abordagem histórica (no ensino fundamental e médio) foi analisada a partir de planos de aulas que utilizaram HQs com enfoque histórico. Notou-se que no ensino fundamental a HQ foi pouco utilizada para discutir aspectos históricos. No ensino médio foram utilizados um texto histórico e um cartum, indicando sentidos sobre as controvérsias presentes na comunidade científica. Em relação aos desafios, possibilidades e contribuições da perspectiva histórica e da produção de HQs, os aspectos limitantes foram: em relação à HC, as dificuldades metodológicas e falta de conhecimento na formação inicial; em relação a HQs, as dificuldades técnicas e o tempo mobilizado para o desenvolvimento das produções. Destaca-se a complexidade em se trabalhar com diferentes linguagens e a necessidade de um trabalho intenso com as HQs. Os sentidos produzidos no decorrer do projeto mostraram um avanço no imaginário dos participantes em relação à ciência e sua historicidade. Mas como a psicanálise do conhecimento não é completa ou definitiva, estando sempre em constante retificação, este projeto PIBID pode ser considerado um disparador desse processo. Palavras-chave: História da Ciência. Ensino de Ciências. Formação inicial. Psicanálise do Conhecimento Científico. Histórias em Quadrinhos. PIBID.Abstract: History of Science is essential for Science Education, providing a better understanding about the Nature of Science and encouraging a critical thinking regarding the production of scientific knowledge. Overall, undergraduate courses provide little assistance for discussion of questions about historical and philosophical topics, hindering their inclusion in education. Thus, we attempt, through a formative activity within the Institutional Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID), to enable undergraduates, to get closer to a historical approach in combination with comics in science education, attempting to promote a psychoanalysis of knowledge, i.e., a (re)think of the construction processes of science. For that we used: texts reading, discussions about didactic materials produced and school classes analysis, re-elaboration of education proposals etc. Therefore, the development of this research considered the readings and the effects of senses produced by Biology students and PIBID's participants, about the Science, the History of Science and their teaching. For that, questionnaires, comics' productions and lesson plans with historical approach were analyzed, aiming to indicate contributions, possibilities and challenges about History of Science and comics for the teacher training. This investigation was based in topics about Gaston Bachelard's work and in the French Discourse Analysis. Discourses about History of Science of undergraduates and their (re)produced images about science, based on a questionnaire and comics, produced after reading a historical text, indicated, for example, History of Science as a way to make the teaching easier and make it more interesting to the students; science noticed as a human and collective construction, in construction and with temporary results. The insertion of the historical approach (in the elementary and high school) was analyzed from lesson plans that used comics with historical focus. It was noted that in elementary school comics were little used to discuss historical aspects. In high school a historical text and a cartoon were used, and they indicated meanings about controversies present in the scientific community. Regarding the challenges, possibilities and contributions of historical perspective and production of comics, the limiting aspects were: the methodological difficulties and lack of knowledge in basic training (about history of science); and technical difficulties and time mobilized to the development of productions (about comics' production). We emphasize the complexity of working with different languages and the need for intensive work with the comics. The meanings produced during the project showed an improvement in the imagination of the participants regarding science and its historicity. But as the psychoanalysis of knowledge is never complete or definitive, always being in constant rectification, this PIBID project can be considered a trigger of this process. Key-words: History of Science. Science Education. Initial training. Psychoanalysis of Objective Knowledge. Comics. PIBID.187 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducaçãoCiência - Estudo e ensinoCiência - HistóriaCiência - FilosofiaHistorias em quadrinhosCiência - Conhecimento e aprendizagemProfessores de ciencia - FormaçãoA abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBIDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - INGRID RODRIGUEZ TELLEZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36891/1/R%20-%20D%20-%20INGRID%20RODRIGUEZ%20TELLEZ.pdf.jpgf3c3f43ad5690bed0750d5c26e0222a1MD51open accessTEXTR - D - INGRID RODRIGUEZ TELLEZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain446672https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36891/2/R%20-%20D%20-%20INGRID%20RODRIGUEZ%20TELLEZ.pdf.txtbfd3776a7f050b65687c5aab2efb3868MD52open accessORIGINALR - D - INGRID RODRIGUEZ TELLEZ.pdfapplication/pdf3015625https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36891/3/R%20-%20D%20-%20INGRID%20RODRIGUEZ%20TELLEZ.pdf238d54df3b998be0a1e3f949ec9430fdMD53open access1884/368912020-10-07 11:08:00.085open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36891Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-07T14:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBID
title A abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBID
spellingShingle A abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBID
Tellez, Ingrid Rodriguez
Dissertações - Educação
Educação
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - História
Ciência - Filosofia
Historias em quadrinhos
Ciência - Conhecimento e aprendizagem
Professores de ciencia - Formação
title_short A abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBID
title_full A abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBID
title_fullStr A abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBID
title_full_unstemmed A abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBID
title_sort A abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBID
author Tellez, Ingrid Rodriguez
author_facet Tellez, Ingrid Rodriguez
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Tellez, Ingrid Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Educação
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - História
Ciência - Filosofia
Historias em quadrinhos
Ciência - Conhecimento e aprendizagem
Professores de ciencia - Formação
topic Dissertações - Educação
Educação
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - História
Ciência - Filosofia
Historias em quadrinhos
Ciência - Conhecimento e aprendizagem
Professores de ciencia - Formação
description Orientadora: Profª Drª Odisséia Boaventura de Oliveira
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-07T14:07:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-07T14:07:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36891
url https://hdl.handle.net/1884/36891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 187 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36891/1/R%20-%20D%20-%20INGRID%20RODRIGUEZ%20TELLEZ.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36891/2/R%20-%20D%20-%20INGRID%20RODRIGUEZ%20TELLEZ.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36891/3/R%20-%20D%20-%20INGRID%20RODRIGUEZ%20TELLEZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f3c3f43ad5690bed0750d5c26e0222a1
bfd3776a7f050b65687c5aab2efb3868
238d54df3b998be0a1e3f949ec9430fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898723840753664