Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wüst, Auzeni Maria de Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53075
Resumo: Orientador (a ): IDA HAMMERSCHMITT
id UFPR_29bd7e4e09e3447c7bc9648e36f9041f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53075
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Wüst, Auzeni Maria de LimaHammerschmitt, IdaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-08T16:20:42Z2020-01-08T16:20:42Z2016https://hdl.handle.net/1884/53075Orientador (a ): IDA HAMMERSCHMITTMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente artigo estabelece reflexões sobre o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a relação deste com o processo avaliativo em busca de melhorias na qualidade do ensino, com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. Estabelece metas à serem atingidas, para assim melhorar as taxas de aprovação, reprovação e evasão, cujo resultado poderá incidir, quem sabe, diretamente numa melhor aprendizagem, na não repetição de ano e em uma frequência maior dos alunos em sala de aula. O artigo aborda a legislação vigente, o papel da avaliação e da avaliação institucional e fundamentalmente relação com a função da coordenação pedagógica diante os processos avaliativos. Explicita também por meio de estudos, o papel do IDEB enquanto um indicador de monitoramento dos processos avaliativos, investigando e relacionando-o com as práticas pedagógicas empreendidas no interior do espaço escolar, mais precisamente a visão do docente que atua na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu. Objetiva-se assim, por meio das reflexões promover o surgimento de elementos de superação, empreender uma análise para auxiliar em ações e práticas pedagógicas e avaliativas, que de fato possam fazer alcançar a qualidade de ensino e aprendizagem almejada para esta etapa da Educação Básica.21 p.application/pdfIndicadores educacionaisEnsino médioRefletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - AUZENI MARIA DE LIMA WUST.pdfapplication/pdf291640https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53075/1/R%20-%20E%20-%20AUZENI%20MARIA%20DE%20LIMA%20WUST.pdf2563d6ed3c9e8fbbaa9a76221d0da1a6MD51open access1884/530752020-01-08 13:20:42.751open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53075Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-08T16:20:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio
title Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio
spellingShingle Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio
Wüst, Auzeni Maria de Lima
Indicadores educacionais
Ensino médio
title_short Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio
title_full Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio
title_fullStr Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio
title_full_unstemmed Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio
title_sort Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio
author Wüst, Auzeni Maria de Lima
author_facet Wüst, Auzeni Maria de Lima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Hammerschmitt, Ida
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Wüst, Auzeni Maria de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores educacionais
Ensino médio
topic Indicadores educacionais
Ensino médio
description Orientador (a ): IDA HAMMERSCHMITT
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-08T16:20:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-08T16:20:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53075
url https://hdl.handle.net/1884/53075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53075/1/R%20-%20E%20-%20AUZENI%20MARIA%20DE%20LIMA%20WUST.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2563d6ed3c9e8fbbaa9a76221d0da1a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860504072749056