Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53075 |
Resumo: | Orientador (a ): IDA HAMMERSCHMITT |
id |
UFPR_29bd7e4e09e3447c7bc9648e36f9041f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53075 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Wüst, Auzeni Maria de LimaHammerschmitt, IdaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-08T16:20:42Z2020-01-08T16:20:42Z2016https://hdl.handle.net/1884/53075Orientador (a ): IDA HAMMERSCHMITTMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente artigo estabelece reflexões sobre o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a relação deste com o processo avaliativo em busca de melhorias na qualidade do ensino, com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. Estabelece metas à serem atingidas, para assim melhorar as taxas de aprovação, reprovação e evasão, cujo resultado poderá incidir, quem sabe, diretamente numa melhor aprendizagem, na não repetição de ano e em uma frequência maior dos alunos em sala de aula. O artigo aborda a legislação vigente, o papel da avaliação e da avaliação institucional e fundamentalmente relação com a função da coordenação pedagógica diante os processos avaliativos. Explicita também por meio de estudos, o papel do IDEB enquanto um indicador de monitoramento dos processos avaliativos, investigando e relacionando-o com as práticas pedagógicas empreendidas no interior do espaço escolar, mais precisamente a visão do docente que atua na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu. Objetiva-se assim, por meio das reflexões promover o surgimento de elementos de superação, empreender uma análise para auxiliar em ações e práticas pedagógicas e avaliativas, que de fato possam fazer alcançar a qualidade de ensino e aprendizagem almejada para esta etapa da Educação Básica.21 p.application/pdfIndicadores educacionaisEnsino médioRefletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - AUZENI MARIA DE LIMA WUST.pdfapplication/pdf291640https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53075/1/R%20-%20E%20-%20AUZENI%20MARIA%20DE%20LIMA%20WUST.pdf2563d6ed3c9e8fbbaa9a76221d0da1a6MD51open access1884/530752020-01-08 13:20:42.751open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53075Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-08T16:20:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio |
title |
Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio |
spellingShingle |
Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio Wüst, Auzeni Maria de Lima Indicadores educacionais Ensino médio |
title_short |
Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio |
title_full |
Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio |
title_fullStr |
Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio |
title_sort |
Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio |
author |
Wüst, Auzeni Maria de Lima |
author_facet |
Wüst, Auzeni Maria de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Hammerschmitt, Ida Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wüst, Auzeni Maria de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indicadores educacionais Ensino médio |
topic |
Indicadores educacionais Ensino médio |
description |
Orientador (a ): IDA HAMMERSCHMITT |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-08T16:20:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-08T16:20:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53075 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
21 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53075/1/R%20-%20E%20-%20AUZENI%20MARIA%20DE%20LIMA%20WUST.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2563d6ed3c9e8fbbaa9a76221d0da1a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898766635237376 |