Adaptação curricular na prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53086 |
Resumo: | Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza Ramos |
id |
UFPR_2a2897cfdf728432458b599fb4e62f4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53086 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Barbosa, BárbaraRamos, Edna Amancio de SouzaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-10T11:59:56Z2020-01-10T11:59:56Z2016https://hdl.handle.net/1884/53086Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza RamosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o que os professores e pedagogos pensam da adaptação curricular, quais as dificuldades enfrentadas e como estes profissionais trabalham para efetivar e garantir o processo de inclusão favorecendo a igualdade dos sujeitos no ambiente escolar. As adaptações curriculares são possibilidades educacionais para atuar frente às necessidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Ela é vista pelos professores como um desafio que exige dedicação e planejamento. A adaptação curricular não é um novo currículo, mas sim sua adequação para torná-lo apropriado a todas as peculiaridades existentes no ambiente escolar. O currículo deve ser flexível, alterável e dinâmico para que atenda todos os educandos. A pesquisa se baseia em estudos referentes ao tema adaptação curricular e foram aplicadas entrevistas buscando reconhecer a opinião de professores e pedagogos da rede estadual de ensino sobre o tema. O principal fator evidenciado foi a carência de formação adequada para melhorar o trabalho pedagógico e a aprendizagem dos educandos.17 p.application/pdfCurrículoProfessores - FormaçãoPedagogosAdaptação curricular na prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - BARBARA BARBOSA.pdfapplication/pdf355415https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53086/1/R%20-%20E%20-%20BARBARA%20BARBOSA.pdfa4b53f2bb5a9a41be71615b6edbd3bceMD51open access1884/530862020-01-10 08:59:56.376open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53086Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-10T11:59:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adaptação curricular na prática docente |
title |
Adaptação curricular na prática docente |
spellingShingle |
Adaptação curricular na prática docente Barbosa, Bárbara Currículo Professores - Formação Pedagogos |
title_short |
Adaptação curricular na prática docente |
title_full |
Adaptação curricular na prática docente |
title_fullStr |
Adaptação curricular na prática docente |
title_full_unstemmed |
Adaptação curricular na prática docente |
title_sort |
Adaptação curricular na prática docente |
author |
Barbosa, Bárbara |
author_facet |
Barbosa, Bárbara |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ramos, Edna Amancio de Souza Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Bárbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Professores - Formação Pedagogos |
topic |
Currículo Professores - Formação Pedagogos |
description |
Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza Ramos |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-10T11:59:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-10T11:59:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53086 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
17 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53086/1/R%20-%20E%20-%20BARBARA%20BARBOSA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4b53f2bb5a9a41be71615b6edbd3bce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898856012709888 |