Física moderna e contemporânea no planejamento de professores de física de escolas públicas do Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loch, Juliana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27389
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_2ba4d1bc779fef1067d95f321ed3a4f1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27389
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Loch, JulianaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2020-09-23T16:33:31Z2020-09-23T16:33:31Z2011https://hdl.handle.net/1884/27389Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/08/2010Bibliografia: fls. 110-114Resumo: Nesta pesquisa foram investigados aspectos relativos à atualização do currículo de escolas públicas do Estado do Paraná, em especial no que tange aos conceitos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. A partir da visão e do trabalho desenvolvido em sala de aula por professores, foram também discutidos os obstáculos e as possibilidades do desenvolvimento desses conteúdos em sala de aula neste nível de ensino. Inserindo-se no conjunto de pesquisas qualitativas, este estudo privilegiou como sujeitos da investigação professores das escolas Públicas do Estado do Paraná que abordam temas atuais da Física em suas aulas. Tomando como referencial teórico a noção de cultura escolar de Forquin, o de Transposição Didática proposto por Chevallard, o das práticas sociais de referência de Astolfi e Develay, e o de mediação didática conforme Alice Lopes, foram analisados os Planos de Trabalho Docente dos professores participantes, com a intenção de identificar os tópicos de Física Moderna e/ou Contemporânea que estão sendo por eles selecionados para serem desenvolvidos em suas salas de aula. Também foi aplicado um questionário e realizado uma entrevista como instrumentos de investigação, visando conhecer e discutir, dentre outros aspectos, a maneira como estão sendo explorados os conteúdos da Física Moderna e Contemporânea, em que momento do Ensino Médio são desenvolvidos tais assuntos e porque eles, os professores, selecionam alguns e não outros conteúdos, procurando interpretar, enfim, como eles mobilizam os conhecimentos de Física Moderna e Contemporânea que ensinam. Os resultados mostraram que os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea selecionados pelos professores pesquisados são coincidentes entre si, bem como com aqueles presentes em propostas de ensino e em relatos de pesquisas em Ensino de Física. Foi também possível perceber uma aproximação entre as concepções e estratégias adotadas pelos pesquisados para o ensino destes conteúdos. Além desses aspectos, evidenciou-se a necessidade da elaboração e disponibilização de recursos didáticos que pudessem ser utilizados nas salas de aula, o que deve contribuir para uma atualização curricular no Ensino Médio.Abstract: The present research studied (investigated) issues related to updating the curriculum of public schools in the State of Paraná, in particular the concepts of Modern and Contemporary Physics in high school. From the vision and work developed in the classroom by teachers, it was also discussed about obstacles and possibilities of developing such content in the classroom in this level of education. Being part of the set of qualitative research, this study focused on the teachers from Public Schools of the State of Paraná, that work and use current issues of physics in their classes. Taking as a theoretical reference Forquin's notion of school culture, the didactic transposition theory proposed by Chevallard, Astolfi and Develay's social practices and the Didactic Mediation by Alice Lopes, were analyzed the teachers' Action Work Plan in order to identify the Modern and Contemporaneous Physics topics that are being selected by teachers to be increased in classroom. It was also applied a questionnaire and conducted an interview as a research tool, in order to know and discuss, among other things, the way and the moment that Modern and Contemporary Physics contents are being used by the teachers in high school and why them, the teachers. Selecting some and not other content. Trying to interpret, how the teachers mobilize the knowledge of the Modern and Contemporary Physics that they teach. The results showed that the contents of Modern and Contemporary Physics selected by the requested teachers are coincident with each other and as well as those present in teaching proposals and reports of researches in physics teaching. It was also possible to realize a connection between the concepts and strategies adopted by the surveyed teachers for teaching of these contents. Besides these aspects, there was the need for development and provision of teaching resources that could be used in classrooms, which should contribute to an update curriculum in high school.119 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoFísica - Estudo e ensinoEscolas públicas - Curitiba (PR)EducaçãoFísica moderna e contemporânea no planejamento de professores de física de escolas públicas do Estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LOCH, JULIANA.pdfapplication/pdf908068https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27389/1/R%20-%20D%20-%20LOCH%2c%20JULIANA.pdfe30f88e414024b0598c11a4c2d07f993MD51open accessTEXTR - D - LOCH, JULIANA.pdf.txtExtracted Texttext/plain267325https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27389/2/R%20-%20D%20-%20LOCH%2c%20JULIANA.pdf.txtc7752a833438f0982dec4dffe4ec899dMD52open accessTHUMBNAILR - D - LOCH, JULIANA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27389/3/R%20-%20D%20-%20LOCH%2c%20JULIANA.pdf.jpg9caa7b61101370cba84aa76731137428MD53open access1884/273892020-09-23 13:33:31.465open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27389Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-23T16:33:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Física moderna e contemporânea no planejamento de professores de física de escolas públicas do Estado do Paraná
title Física moderna e contemporânea no planejamento de professores de física de escolas públicas do Estado do Paraná
spellingShingle Física moderna e contemporânea no planejamento de professores de física de escolas públicas do Estado do Paraná
Loch, Juliana
Dissertações - Educação
Física - Estudo e ensino
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Educação
title_short Física moderna e contemporânea no planejamento de professores de física de escolas públicas do Estado do Paraná
title_full Física moderna e contemporânea no planejamento de professores de física de escolas públicas do Estado do Paraná
title_fullStr Física moderna e contemporânea no planejamento de professores de física de escolas públicas do Estado do Paraná
title_full_unstemmed Física moderna e contemporânea no planejamento de professores de física de escolas públicas do Estado do Paraná
title_sort Física moderna e contemporânea no planejamento de professores de física de escolas públicas do Estado do Paraná
author Loch, Juliana
author_facet Loch, Juliana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Loch, Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Física - Estudo e ensino
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Educação
topic Dissertações - Educação
Física - Estudo e ensino
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-23T16:33:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-23T16:33:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27389
url https://hdl.handle.net/1884/27389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27389/1/R%20-%20D%20-%20LOCH%2c%20JULIANA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27389/2/R%20-%20D%20-%20LOCH%2c%20JULIANA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27389/3/R%20-%20D%20-%20LOCH%2c%20JULIANA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e30f88e414024b0598c11a4c2d07f993
c7752a833438f0982dec4dffe4ec899d
9caa7b61101370cba84aa76731137428
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860235936137216