Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Groch, Tony Marcio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34861
Resumo: Orientadora: Profª Drª Ivanilda Higa
id UFPR_9aa9e3d255e187a4d9b314526cbcaba1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34861
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Groch, Tony MarcioHiga, Ivanilda, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-23T13:42:55Z2020-09-23T13:42:55Z2011https://hdl.handle.net/1884/34861Orientadora: Profª Drª Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/09/2011Inclui referênciasResumo: A importância da abordagem de temas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) é consenso entre o professores e pesquisadores da área de ensino de Física, com reflexos inclusive nas orientações curriculares oficiais (nacionais e estaduais), que já sinalizam para que estes temas sejam ensinados no EM. Entretanto, apesar de existirem muitas pesquisas sendo desenvolvidas sobre esse tema, parece que estes ainda não passaram por uma efetiva implementação em sala de aula, ou seja, ainda não fazem parte da cultura escolar do ensino de Física de uma forma ampla. Nas pesquisas são apontadas várias dificuldades em relação ao ensino de FMC, onde podemos destacar desde a formação do professor até a escassez de materiais didáticos adequados ao EM. Entretanto, apesar dessas e outras dificuldades, práticas docentes em ensino de FMC estão ocorrendo em algumas salas de aula, sob os mais diferentes enfoques. Neste trabalho, visamos compreender como essas práticas são desenvolvidas no cotidiano escolar, utilizando o referencial de Transposição Didática (TD) de Chevallard e o de cultura escolar de Forquin. Tentamos identificar elementos da criatividade e operacionalidade didática presentes em práticas desenvolvidas no EM, compreendendo que estes são elementos importantes para o estabelecimento de uma terapêutica didática. Uma terapêutica didática pode indicar a efetiva implementação do ensino de FMC no cotidiano do ensino de Física, enquanto a criatividade e especialmente uma nova operacionalidade, podem levar à uma mudança da cultura escolar tradicional do Ensino de Física. Através de uma pesquisa qualitativa aplicamos um questionário inicial a partir do qual identificamos professores que afirmavam abordar temas de FMC em sala de aula. Na sequência, fizemos seis entrevistas do tipo semi-estruturada para identificar as características da TD nas atividades pedagógicas em FMC citadas por esses professores. Os resultados obtidos na análise dessas seis entrevistas permitiram identificarmos indícios de criatividade, operacionalidade e a consequente terapêutica didática em todos os professores entrevistados, com níveis diferentes. Entretanto, dois professores tiveram destaque quanto às práticas desenvolvidas, no que tange à criatividade e operacionalidade didáticas. Selecionamos um desses professores para desenvolver um estudo de caso em suas práticas docentes, gravando em vídeo sete aulas desse professor. Finalmente, buscando melhor compreender as práticas por ele desenvolvidas, foi realizada uma nova entrevista semiestruturada. A análise das aulas e da entrevista possibilitaram-nos compreender elementos da criatividade e operacionalidade didáticas das práticas por ele desenvolvidas, elementos que, acreditamos, desempenham papel importante para que tais práticas tenham alcançado terapêutica didática nas práticas pedagógicas desse professor em particular, alterando em parte a cultura escolar do ensino de Física nesse estabelecimento de ensino.Abstract: The importance to implement the Topics of Modern Physics and Contemporary (MPC) in High School (HS) it is the biggest concern between teachers and researchers in the area of physics teaching, reflected even in Official Curriculum guidelines (national and state), where these topics are already pointed during HS classrooms. However, despite the fact that there are many studies being conducted about this topic, even so it seems that these have not yet passed through an effective implementation which it is not yet part of the school culture of the teaching of Physics broad way. In the researches pointed out several difficulties in relation to the teaching of MPC, where we can list from a lack of professional skills of the professional (teacher) from poor strcuture teaching materials suitable on the HS. However, despite these and other difficulties, some improvement are been made by some teachers during MPC teaching. This is occurring in some classrooms based on different approaches. Our goal in this project is to understand how these practices are developed in the school routine, using the theory framework for the Transposition Didactics (TD) by Chevallard and school culture by Forquin. We have tried to identify the elements of creativity and the operability didactics present in practices developed in HS, and understand that these are important elements for the establishment of a therapeutic didactics. A therapeutic didactics can indicate the effective implementation of the education of MPC in the daily basis lives of the teaching of Physics, while the creativity and especially a new operational capability, maybe lead to a culture change of the traditional school of Physics Teaching. Through a qualitative research we applied a questionnaire initial from which we identified teachers who claimed to address issues of MPC in the classroom. As a result, we have six interviews semi-structured to identify characteristics of TD in educational activities in MPC cited by those teachers. Finally, in an attempt to better understand the practices he developed, was held a new semi-structured interview. The analysis of the interview and physics classes has enabled us to understand elements of creativity and the operability of the didactic practices that he developed, elements Which, we believe, They play an important role to Ensures that such practices have achieved therapeutic didactics in pedagogical practices That of a teacher in particular changing school culture in the part of the teaching of Physics in this educational establishment.193 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoFísica - Estudo e ensinoPratica de ensinoEducaçãoPráticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TONY MARCIO GROCH.pdfapplication/pdf2465017https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34861/1/R%20-%20D%20-%20TONY%20MARCIO%20GROCH.pdf4d7aa3df74148cc34ca35030be565fa6MD51open access1884/348612020-09-23 10:42:55.874open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34861Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-23T13:42:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
title Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
spellingShingle Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
Groch, Tony Marcio
Dissertações - Educação
Física - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Educação
title_short Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
title_full Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
title_fullStr Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
title_full_unstemmed Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
title_sort Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
author Groch, Tony Marcio
author_facet Groch, Tony Marcio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Higa, Ivanilda, 1970-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Groch, Tony Marcio
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Física - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Educação
topic Dissertações - Educação
Física - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Educação
description Orientadora: Profª Drª Ivanilda Higa
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-23T13:42:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-23T13:42:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34861
url https://hdl.handle.net/1884/34861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 193 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34861/1/R%20-%20D%20-%20TONY%20MARCIO%20GROCH.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d7aa3df74148cc34ca35030be565fa6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860680616247296