O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/34934 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão |
id |
UFPR_87855cd69f6d486cf59ec205eff4ddf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34934 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Arato, Maria Augusta de OliveiraJordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-06T20:57:46Z2020-05-06T20:57:46Z2011https://hdl.handle.net/1884/34934Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 12/12/2011Bibliografia: fls. 93-99Resumo: A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico (Clifford, 1986, Eisner, 1998, Wielewicki, 2002), cujo objetivo central é apresentar uma análise de um trabalho colaborativo entre pesquisadora e professora de inglês. A pesquisadora e a professora conduziram o trabalho colaborativo durante um semestre, que consistiu em lecionar juntas e em encontros para preparar aulas e dialogar sobre as decisões tomadas em conjunto. O contexto desta investigação, onde o trabalho colaborativo ocorreu, foi uma sala de uma de sétima série numa escola pública de ensino fundamental de Curitiba. A análise do trabalho colaborativo apresentada nesta dissertação tem como base o conceito de zona interpretativa de Wasser e Bresler (1996), e tem como foco a colaboração como um espaço possível de desenvolvimento profissional para as participantes. Dessa forma, esta dissertação também discute como a referida colaboração possibilitou um espaço para refletir sobre abordagens de ensino de inglês adequadas para contextos educacionais específicos. Durante a experiência, diferentes perspectivas sobre o ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular o Ensino Comunicativo de Línguas e as visões críticas sobre ensino de línguas tornaram-se importantes no trabalho colaborativo. Por isso, o segundo propósito dessa dissertação foi analisar o ensino/aprendizagem de inglês com base em conceitos teóricos sobre as noções de língua, cultura e método comuns à Abordagem Comunicativa (Littlewood, 1981, 2011, Richards and Rodgers, 2001, Spada, 2007, Savignon, 2002), e também com base nas perspectivas críticas sobre o ensino/aprendizagem de inglês.Abstract: The present dissertation is a qualitative ethnographic research (Clifford, 1986, Eisner, 1998, Wielewicki, 2002) whose central aim is to present an analysis of a collaborative work between a researcher and an English teacher. The researcher and the teacher carried out collaborative work during a semester, which consisted on teaching together and meetings for preparing classes and talking about decisions made as a group. The context of this investigation, where this collaborative work took place, was a 7th grade class in a public elementary school in Curitiba. The analysis of the collaborative work presented in this dissertation is based on the concept of interpretive zone by Wasser and Bresler (1996) and focuses collaboration as a possible space for professional development for the participants. Therefore, this dissertation also discusses how collaboration allowed for reflecting upon English language teaching approaches which are adequate for specific educational contexts. During the experience, different perspectives on English language teaching and learning in public elementary schools, namely the Communicative Language Teaching Approach and the critical views on language teaching, have become important for the collaborative work. Therefore, a second objective of this dissertation was to analyze English language teaching and learning in the investigated context based on theoretical concepts on notions of language, culture and method common to the Communicative Approach (Littlewood, 1981, 2011, Richards and Rodgers, 2001, Spada, 2007, Savignon, 2002), and also based on critical perspectives on English language teaching and learning. (Canagarajah, 2005, Prabhu, 1990, Rajagopalan, 2003, Kumaravadivelu, 2006).111f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasLíngua inglesa - Estudo e ensinoEscolas públicas - Curitiba (PR)LetrasO ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIA AUGUSTA DE OLIVEIRA ARATO.pdfapplication/pdf1000607https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdfc0c356089ee1ac5a142e0ee27b5a025bMD51open accessTEXTR - D - MARIA AUGUSTA DE OLIVEIRA ARATO.pdf.txtExtracted Texttext/plain241486https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/2/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdf.txt82c4a948c40529c3d5663a569fde3246MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARIA AUGUSTA DE OLIVEIRA ARATO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/3/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdf.jpg352eaaea4f0f24554ee96aaea5618034MD53open access1884/349342020-05-06 17:57:46.143open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34934Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-06T20:57:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo |
title |
O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo |
spellingShingle |
O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo Arato, Maria Augusta de Oliveira Dissertações - Letras Língua inglesa - Estudo e ensino Escolas públicas - Curitiba (PR) Letras |
title_short |
O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo |
title_full |
O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo |
title_fullStr |
O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo |
title_full_unstemmed |
O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo |
title_sort |
O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo |
author |
Arato, Maria Augusta de Oliveira |
author_facet |
Arato, Maria Augusta de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Jordão, Clarissa Menezes, 1963- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arato, Maria Augusta de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Letras Língua inglesa - Estudo e ensino Escolas públicas - Curitiba (PR) Letras |
topic |
Dissertações - Letras Língua inglesa - Estudo e ensino Escolas públicas - Curitiba (PR) Letras |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-06T20:57:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-06T20:57:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/34934 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/34934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/2/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/3/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0c356089ee1ac5a142e0ee27b5a025b 82c4a948c40529c3d5663a569fde3246 352eaaea4f0f24554ee96aaea5618034 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898701172637696 |