O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arato, Maria Augusta de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34934
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
id UFPR_87855cd69f6d486cf59ec205eff4ddf1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34934
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Arato, Maria Augusta de OliveiraJordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-06T20:57:46Z2020-05-06T20:57:46Z2011https://hdl.handle.net/1884/34934Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 12/12/2011Bibliografia: fls. 93-99Resumo: A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico (Clifford, 1986, Eisner, 1998, Wielewicki, 2002), cujo objetivo central é apresentar uma análise de um trabalho colaborativo entre pesquisadora e professora de inglês. A pesquisadora e a professora conduziram o trabalho colaborativo durante um semestre, que consistiu em lecionar juntas e em encontros para preparar aulas e dialogar sobre as decisões tomadas em conjunto. O contexto desta investigação, onde o trabalho colaborativo ocorreu, foi uma sala de uma de sétima série numa escola pública de ensino fundamental de Curitiba. A análise do trabalho colaborativo apresentada nesta dissertação tem como base o conceito de zona interpretativa de Wasser e Bresler (1996), e tem como foco a colaboração como um espaço possível de desenvolvimento profissional para as participantes. Dessa forma, esta dissertação também discute como a referida colaboração possibilitou um espaço para refletir sobre abordagens de ensino de inglês adequadas para contextos educacionais específicos. Durante a experiência, diferentes perspectivas sobre o ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular o Ensino Comunicativo de Línguas e as visões críticas sobre ensino de línguas tornaram-se importantes no trabalho colaborativo. Por isso, o segundo propósito dessa dissertação foi analisar o ensino/aprendizagem de inglês com base em conceitos teóricos sobre as noções de língua, cultura e método comuns à Abordagem Comunicativa (Littlewood, 1981, 2011, Richards and Rodgers, 2001, Spada, 2007, Savignon, 2002), e também com base nas perspectivas críticas sobre o ensino/aprendizagem de inglês.Abstract: The present dissertation is a qualitative ethnographic research (Clifford, 1986, Eisner, 1998, Wielewicki, 2002) whose central aim is to present an analysis of a collaborative work between a researcher and an English teacher. The researcher and the teacher carried out collaborative work during a semester, which consisted on teaching together and meetings for preparing classes and talking about decisions made as a group. The context of this investigation, where this collaborative work took place, was a 7th grade class in a public elementary school in Curitiba. The analysis of the collaborative work presented in this dissertation is based on the concept of interpretive zone by Wasser and Bresler (1996) and focuses collaboration as a possible space for professional development for the participants. Therefore, this dissertation also discusses how collaboration allowed for reflecting upon English language teaching approaches which are adequate for specific educational contexts. During the experience, different perspectives on English language teaching and learning in public elementary schools, namely the Communicative Language Teaching Approach and the critical views on language teaching, have become important for the collaborative work. Therefore, a second objective of this dissertation was to analyze English language teaching and learning in the investigated context based on theoretical concepts on notions of language, culture and method common to the Communicative Approach (Littlewood, 1981, 2011, Richards and Rodgers, 2001, Spada, 2007, Savignon, 2002), and also based on critical perspectives on English language teaching and learning. (Canagarajah, 2005, Prabhu, 1990, Rajagopalan, 2003, Kumaravadivelu, 2006).111f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasLíngua inglesa - Estudo e ensinoEscolas públicas - Curitiba (PR)LetrasO ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIA AUGUSTA DE OLIVEIRA ARATO.pdfapplication/pdf1000607https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdfc0c356089ee1ac5a142e0ee27b5a025bMD51open accessTEXTR - D - MARIA AUGUSTA DE OLIVEIRA ARATO.pdf.txtExtracted Texttext/plain241486https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/2/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdf.txt82c4a948c40529c3d5663a569fde3246MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARIA AUGUSTA DE OLIVEIRA ARATO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/3/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdf.jpg352eaaea4f0f24554ee96aaea5618034MD53open access1884/349342020-05-06 17:57:46.143open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34934Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-06T20:57:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo
title O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo
spellingShingle O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo
Arato, Maria Augusta de Oliveira
Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Letras
title_short O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo
title_full O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo
title_fullStr O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo
title_full_unstemmed O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo
title_sort O ensino de inglês na escola pública, a abordagem comunicativa e a educação na pós-modernidade : um trabalho colaborativo
author Arato, Maria Augusta de Oliveira
author_facet Arato, Maria Augusta de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Arato, Maria Augusta de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Letras
topic Dissertações - Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-06T20:57:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-06T20:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34934
url https://hdl.handle.net/1884/34934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/2/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34934/3/R%20-%20D%20-%20MARIA%20AUGUSTA%20DE%20OLIVEIRA%20ARATO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c0c356089ee1ac5a142e0ee27b5a025b
82c4a948c40529c3d5663a569fde3246
352eaaea4f0f24554ee96aaea5618034
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898701172637696