Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Maria Irribarem
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-, Baibich, Tânia Maria, 1953-
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36607
Resumo: Orientadora: Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde
id UFPR_2caa48b82157dd02f2d1090ea099d52c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36607
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Soares, Ana Maria IrribaremArco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-Baibich, Tânia Maria, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2022-08-16T17:38:22Z2022-08-16T17:38:22Z2003https://hdl.handle.net/1884/36607Orientadora: Yvelise Freitas de Souza Arco-VerdeCo-orientadora: Tânia Maria BaibichDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInclui bibliografia e notas bibliográficasResumo: Este trabalho analisa uma metodologia para educação do pensamento utilizada na educação de portadores de altas habilidades em termos de sua possível contribuição para o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual de seus participantes. Analisa o papel da inteligência e da criatividade na conceituação de superdotação e talentos. Identifica o portador de altas habilidades com base na conceituação fornecida pela Secretaria de Educação Especial e seus documentos oficiais. Caracteriza o programa de enriquecimento como tipo de programa mais utilizado para o atendimento das necessidades especiais em área de superdotação e talentos. Seleciona a teoria piagetiana para explicar e conceituar a autonomia moral e intelectual na escola. Distingue os diferentes estágios na construção da moral nas crianças. Identifica as características que favorecem a autonomia entre os alunos, assim como aquelas que não a beneficiam. Interpreta o papel dos limites na educação para autonomia. Descreve o programa de desenvolvimento de potencialidades utilizado como enriquecimento voltado para a área de altas habilidades. Identifica suas etapas, assim como explica a forma como são selecionados os alunos participantes. Utiliza a observação participante como metodologia auxiliar na análise dos documentos consultados para a avaliação das estratégias de ensino pesquisadas. Descreve detalhadamente como são propostos os exercícios que compõem a primeira etapa do programa mencionado. Compara tais estratégias com estratégias tidas como eficientes na promoção da autonomia moral e intelectual dos alunos. Analisa o papel do professor, do ambiente, dos exercícios, do tipo de trabalho e da metodologia neste desenvolvimento moral do aluno. Conclui que a aplicação da metodologia analisada é parcialmente propícia ao desenvolvimento autônomo dos alunos, mas que o contexto onde o programa está inserido, juntamente com o tipo de material utilizado e a imobilidade representada pelos docentes precisam ser repensados, caso o objetivo da educação destes alunos tenha como alvo a promoção da autonomia moral e intelectual.Abstract: This dissertation analyses the methodology used as a thinking teaching program in the education of gifted children in terms of its possible contribution for the development of moral and, intellectual autonomy of its participants. It analyses the role played by intelligence and creativity in the conceptualization of giftedness and talent. It identifies the gifted ones based on the concept supplied by the Secretaria de Educação Especial (Special Education Office) and its official documents. It also characterizes the enrichment program as the most commonly used program in the gifted and talented special needs area. It selects the piagetian theory to explain and determine the meaning of moral and intellectual autonomy in school. It distinguishes the different stages in the construction of moral by children. It identifies features that can support autonomy among students, as well as those that do not favor it. It interprets the role of limits in the education for autonomy. It describes the skill development program used as an enrichment program in the gifted education, identifying its phases, as well as explaining how participating students are chosen. It makes use of observation method as an auxiliary for the document analysis made in order to evaluate the teaching strategies that were the focus of this research. It describes the exercises used in the first part of the afore mentioned program. It compares those exercises to efficient strategies of promotion of autonomy among school children. It analyses the role played not only by the teacher, but also by the environment, exercises and methodology in the moral development of the student. It concludes that the method is partially appropriated to the development of autonomy. The context, as well as the material and the role played by the teacher must be revised if the main goal of gifted children education is to aim at their moral and intellectual autonomous development.132f. : il.color.,tabs.application/pdfEducação especialSuperdotadosHabilidadesCriatividadeInteligênciaAutonomiaÉticaTalentoConsiderações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ANA MARIA IRRIBAREM SOARES.pdfapplication/pdf7000307https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36607/1/D%20-%20ANA%20MARIA%20IRRIBAREM%20SOARES.pdf8986d2be3fd4620e6805e96d8861de4aMD51open accessTEXTD - ANA MARIA IRRIBAREM SOARES.pdf.txtExtracted Texttext/plain291009https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36607/2/D%20-%20ANA%20MARIA%20IRRIBAREM%20SOARES.pdf.txt844debc4bb810366f6c6026915646c30MD52open accessTHUMBNAILD - ANA MARIA IRRIBAREM SOARES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1366https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36607/3/D%20-%20ANA%20MARIA%20IRRIBAREM%20SOARES.pdf.jpg620bf3cc0259286936a6092fda34414eMD53open access1884/366072022-08-16 14:38:22.81open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36607Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-16T17:38:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica
title Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica
spellingShingle Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica
Soares, Ana Maria Irribarem
Educação especial
Superdotados
Habilidades
Criatividade
Inteligência
Autonomia
Ética
Talento
title_short Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica
title_full Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica
title_fullStr Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica
title_full_unstemmed Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica
title_sort Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica
author Soares, Ana Maria Irribarem
author_facet Soares, Ana Maria Irribarem
Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-
Baibich, Tânia Maria, 1953-
author_role author
author2 Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-
Baibich, Tânia Maria, 1953-
author2_role author
author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Maria Irribarem
Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-
Baibich, Tânia Maria, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Superdotados
Habilidades
Criatividade
Inteligência
Autonomia
Ética
Talento
topic Educação especial
Superdotados
Habilidades
Criatividade
Inteligência
Autonomia
Ética
Talento
description Orientadora: Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T17:38:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-16T17:38:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36607
url https://hdl.handle.net/1884/36607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132f. : il.color.,tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36607/1/D%20-%20ANA%20MARIA%20IRRIBAREM%20SOARES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36607/2/D%20-%20ANA%20MARIA%20IRRIBAREM%20SOARES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36607/3/D%20-%20ANA%20MARIA%20IRRIBAREM%20SOARES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8986d2be3fd4620e6805e96d8861de4a
844debc4bb810366f6c6026915646c30
620bf3cc0259286936a6092fda34414e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860715666997248