Contribuição às possibilidades de um ensino de botânica crítico e contextualizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lenir Maristela
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26566
Resumo: Orientador : Valdo José Cavallet
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spelling Silva, Lenir MaristelaAlquini, Yedo, 1949-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências AgráriasCavallet, Valdo Jose, 1954-2019-09-19T13:58:34Z2019-09-19T13:58:34Z2003https://hdl.handle.net/1884/26566Orientador : Valdo José CavalletCo-orientador : Yedo AlquiniTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias AgráriasResumo: Analisar em que aspectos o ensino de Botânica pode ser melhorado e evoluir é o objetivo central deste trabalho. Na primeira etapa deste estudo, através de Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental, foram identificadas as concepções que fundamentam o ensino de Botânica na graduação. O material analisado constou de trabalhos da seção temática "Ensino de Botânica" dos anais dos Congressos Nacionais de Botânica do período de 1995 a 2002 e de planejamentos e programas de disciplinas de Botânica de algumas universidades públicas. As dimensões utilizadas na análise foram: a concepção de ensino; o papel do aluno e do professor; a consideração do conteúdo; e a concepção de natureza. Já na segunda etapa, a partir dos pressupostos identificados na primeira fase, foram sistematizadas alternativas para melhoria do ensino. Essa proposta se deu na perspectiva do método de ensino. As duas etapas de pesquisa exigiram uma revisão de literatura diversificada, principalmente nas áreas da Filosofia da Ciência, Educação, Botânica e Agronomia, sendo este um diferencial das pesquisas especializadas. O significado de aperfeiçoamento do ensino nos materiais analisados se restringe ao aprimoramento das metodologias específicas da área. São relegadas as condições de ensino que podem oportunizar a apropriação crítica e contextualizada dos conhecimentos, indispensável à formação para a autonomia. No ensino de Botânica é pouco considerada a boa integração homem-natureza e é desconsiderado o levantamento dos determinantes sociais da má integração. Para superar esses problemas os professores precisam essencializar os conteúdos, inserindo atividades formativas em que o material para estudo não conste somente de textos e metodologias específicos da área. Isso pode oferecer aos alunos a oportunidade deles próprios construírem uma análise crítica e científica, além de uma síntese mais próxima da realidade concreta. Por exemplo, ao proporcionar uma leitura da Anatomia Vegetal no contexto da Produção Vegetal, o professor de Botânica poderá possibilitar que o aluno compreenda a diversidade de comportamentos da organização estrutural do vegetal. Isso propiciará a construção de um pensamento de valorização das práticas de cultivo que tenham como base à diversificação vegetal, em concordância com a demanda da sustentabilidade ambiental, cultural, social, política e econômica, além de proporcionar a compreensão de que a Ciência é provisória e não apresenta neutralidade. Há também a possibilidade de o professor integrar às aulas os fundamentos da Etnobotânica, valorizando assim a contribuição das comunidades tradicionais indígenas e não-indígenas sem reduzir a relação homem-natureza a uma relação meramente degradadora. As metodologias específicas da área, como o uso de equipamentos ou aulas a campo, são muito importantes também, porém desde que o próprio aluno seja sujeito de sua aprendizagem. O memorial do aluno também é um ótimo recurso para a contextualização, pois o professor poderá identificar, além de outros aspectos, a concepção que o aluno traz sobre os vegetais e a respeito da relação homem-natureza. Esse memorial pode revelar os interesses gerais dos alunos. Com este panorama o professor poderá integrar às aulas atividades artísticas e culturais, oferecendo um espaço para a expressão da criatividade e o enriquecimento das possibilidades de escolha de valores. Palavras-chave: Didática; Anatomia Vegeta; Ensino de Botânica; Produção VegetalAbstract: The central aim of this research is to analyze in which aspects Botany teaching can be improved. In the first part of this study, through bibliographic and documental research, the conceptions that give support to undergraduate Botany teaching were identified. The studied data were part of the works about under graduation teaching, taken from the thematic section "Botany Teaching" at Botany National Congresses annals from 1995 to 2002, as well as from some public universities plans and programs for the discipline of Botany. The categories employed at the analyses were: the conception of teaching: the student's and the teacher's roles; how content is considered; and the conception of nature. In the second part of this study, stepped on the identified presuppositions of the first part, some alternatives for bettering teaching were systematized. This proposal happened at the perspective of teaching methodology. Both parts of the research demanded a diversified revision of the literature, mainly on Philosophy of Science, Education, Botany and Agronomy, and this makes it different from other specialized researches. The meaning of teaching improvement in the analyzed materials is restricted to the bettering of specific methodologies in the area. The teaching conditions that can favor a critical and contextualized intake of knowledge are disregarded, in spite of being indispensable for fostering students' autonomy. Good mannature integration is little considered at Botany teaching, and the collected data about social determinants of bad integration is not considered. To overcome such problems, teachers need to "essencialize" the contents, inserting formative activities in which the material to be studied includes not only texts and specific methodologies of the area. This can offer an opportunity for the students themselves build their own critical and scientific analysis, besides a synthesis closer to concrete reality. For example, when providing students with a reading about Plant Anatomy within the context of Plant Production, the Botany teacher will be able to make it possible for the students to understand the diversity of behaviors in the structural organization of the plant. This will propitiate the arising of a way of thinking that valuates cultivation practices which have plant diversification as base, according to the demands of environmental, cultural, social, political and economical sustainability, besides propitiating the comprehension that Science is temporary and not neutral. There is also the possibility for the teacher to integrate the fundamentals of Etnobotany to his classes to valuate the contributions of Indian and others traditional communities, without reducing mannature relationship to a merely degrading relationship. Specific methodologies of the area, like equipment use or field trip, are also important since they enable students to be agent of their own learning. The student's portfolio is another excellent resource for contextualization, since the teacher will be able to identify the conception a student has about plants and about man-nature relationship. This portfolio may reveal students' general interests. With such an overview the teacher will be able to integrate artistic and cultural activities to his classes, enhancing a suitable environment for the expression of creativity, and for the enlargement of the possibilities to choose values. Key words: Didactic; Plant Anatomy; Botany Teaching; Plant Production.95f. : il.application/pdfDisponivel em formato digitalContribuição às possibilidades de um ensino de botânica crítico e contextualizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALT - SILVA, LENIR MARISTELA.pdfapplication/pdf3575563https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26566/1/T%20-%20SILVA%2c%20LENIR%20MARISTELA.pdfda583423f334e9905f904b08e71f33a6MD51open accessTEXTT - SILVA, LENIR MARISTELA.pdf.txtExtracted Texttext/plain281179https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26566/2/T%20-%20SILVA%2c%20LENIR%20MARISTELA.pdf.txt9d86ec82d398bcf899b53e8fd278d1a1MD52open accessTHUMBNAILT - SILVA, LENIR MARISTELA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26566/3/T%20-%20SILVA%2c%20LENIR%20MARISTELA.pdf.jpg422b828f0727df8d914153df3fca78f0MD53open access1884/265662019-09-19 10:58:34.623open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26566Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-19T13:58:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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