Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lenir
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Cavallet, Valdo, Alquini, Yedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1407
Resumo: Discute sobre a visão da relação homem-natureza inerente ao ensino de Botânica e reflete sobre a concepção de Natureza a partir de uma leitura interpretativa de trabalhos, no contexto do ensino superior, dos anais dos Congressos Nacionais de Botânica do período de 1995 a 2002, sessão temática Ensino de Botânica. A análise infere que, para a melhoria do ensino de Botânica, na perspectiva da formação para a autonomia, é indispensável considerar o objeto de conhecimento em sua relação com a realidade concreta. Nesse contexto, incentivar apenas o uso de plantas nativas nas práticas pedagógicas e a preservação ambiental não é suficiente para formar acadêmicos aliados com a manutenção da diversidade biológica e com a conservação da diversidade cultural, pois há determinantes histórico-sociais que interferem nesse processo e que precisam ser considerados. Palavras-chave: ensino de botânica; ecologia; biologia da conservação; didática; natureza. Abstract We discussed the man-nature relationship concerning the teaching of Botany. We reflected on the concept of Nature from an interpretative reading of some works, in the undergraduate context, which were taken from the Annals of the Botany National Congresses from 1995 to 2002, in the thematic section the Teaching of Botany. The analysis allows us to conclude that, to the improvement of teaching of Botany, from an autonomous educational perspective, it is fundamental to consider the object of knowledge in its relation with concrete reality. In this context, it is not sufficient to motivate the use of native plants in the pedagogic practices and the environmental preservation to form undergraduate students who are committed to the biological diversity maintenance and to the cultural diversity conservation, since there are some socio-historical determinants, which interfere in this process and need to be considered. Keywords: teaching of botany; ecology; biology of conservation; didactic; nature.
id INEP-2_86878391e36b5fd1019f0422c6014006
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1407
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de BotânicaDiscute sobre a visão da relação homem-natureza inerente ao ensino de Botânica e reflete sobre a concepção de Natureza a partir de uma leitura interpretativa de trabalhos, no contexto do ensino superior, dos anais dos Congressos Nacionais de Botânica do período de 1995 a 2002, sessão temática Ensino de Botânica. A análise infere que, para a melhoria do ensino de Botânica, na perspectiva da formação para a autonomia, é indispensável considerar o objeto de conhecimento em sua relação com a realidade concreta. Nesse contexto, incentivar apenas o uso de plantas nativas nas práticas pedagógicas e a preservação ambiental não é suficiente para formar acadêmicos aliados com a manutenção da diversidade biológica e com a conservação da diversidade cultural, pois há determinantes histórico-sociais que interferem nesse processo e que precisam ser considerados. Palavras-chave: ensino de botânica; ecologia; biologia da conservação; didática; natureza. Abstract We discussed the man-nature relationship concerning the teaching of Botany. We reflected on the concept of Nature from an interpretative reading of some works, in the undergraduate context, which were taken from the Annals of the Botany National Congresses from 1995 to 2002, in the thematic section the Teaching of Botany. The analysis allows us to conclude that, to the improvement of teaching of Botany, from an autonomous educational perspective, it is fundamental to consider the object of knowledge in its relation with concrete reality. In this context, it is not sufficient to motivate the use of native plants in the pedagogic practices and the environmental preservation to form undergraduate students who are committed to the biological diversity maintenance and to the cultural diversity conservation, since there are some socio-historical determinants, which interfere in this process and need to be considered. Keywords: teaching of botany; ecology; biology of conservation; didactic; nature.INEP2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/140710.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.839Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 86 n. 213/214 (2005)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 86 Núm. 213/214 (2005)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 86 No 213/214 (2005)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.86i213/214reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1407/114610.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.1146Silva, LenirCavallet, ValdoAlquini, Yedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:18:44Zoai:ojs3.inep:article/1407Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:18:44Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica
title Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica
spellingShingle Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica
Silva, Lenir
title_short Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica
title_full Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica
title_fullStr Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica
title_full_unstemmed Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica
title_sort Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica
author Silva, Lenir
author_facet Silva, Lenir
Cavallet, Valdo
Alquini, Yedo
author_role author
author2 Cavallet, Valdo
Alquini, Yedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lenir
Cavallet, Valdo
Alquini, Yedo
description Discute sobre a visão da relação homem-natureza inerente ao ensino de Botânica e reflete sobre a concepção de Natureza a partir de uma leitura interpretativa de trabalhos, no contexto do ensino superior, dos anais dos Congressos Nacionais de Botânica do período de 1995 a 2002, sessão temática Ensino de Botânica. A análise infere que, para a melhoria do ensino de Botânica, na perspectiva da formação para a autonomia, é indispensável considerar o objeto de conhecimento em sua relação com a realidade concreta. Nesse contexto, incentivar apenas o uso de plantas nativas nas práticas pedagógicas e a preservação ambiental não é suficiente para formar acadêmicos aliados com a manutenção da diversidade biológica e com a conservação da diversidade cultural, pois há determinantes histórico-sociais que interferem nesse processo e que precisam ser considerados. Palavras-chave: ensino de botânica; ecologia; biologia da conservação; didática; natureza. Abstract We discussed the man-nature relationship concerning the teaching of Botany. We reflected on the concept of Nature from an interpretative reading of some works, in the undergraduate context, which were taken from the Annals of the Botany National Congresses from 1995 to 2002, in the thematic section the Teaching of Botany. The analysis allows us to conclude that, to the improvement of teaching of Botany, from an autonomous educational perspective, it is fundamental to consider the object of knowledge in its relation with concrete reality. In this context, it is not sufficient to motivate the use of native plants in the pedagogic practices and the environmental preservation to form undergraduate students who are committed to the biological diversity maintenance and to the cultural diversity conservation, since there are some socio-historical determinants, which interfere in this process and need to be considered. Keywords: teaching of botany; ecology; biology of conservation; didactic; nature.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1407
10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.839
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1407
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1407/1146
10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.1146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 86 n. 213/214 (2005)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 86 Núm. 213/214 (2005)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 86 No 213/214 (2005)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701132083200