As mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Halyne Czmola de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87787
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Guilherme Romanelli
id UFPR_30a0c1c75fc49ca832de78b628cd2fb3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87787
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-Lima, Halyne Czmola de2024-05-03T15:06:31Z2024-05-03T15:06:31Z2023https://hdl.handle.net/1884/87787Orientador: Prof. Dr. Guilherme RomanelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 13/12/2023Inclui referênciasResumo: Esta investigação tem como objeto de pesquisa as mídias digitais para a Educação Musical presente nos Editais de Convocação e Guias de Escolha de Livros Didáticos de Arte, ofertados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2015-2023). O edital do PNLD há tempos tem apresentado em suas regulamentações, critérios de aprovação que indicam a presença de mídias para além da física, demarcando caminhos na tentativa da consolidação de uma cultura de materiais digitais para além dos impressos. Foi adotada a temática das mídias digitais educativas a partir do pressuposto da Cultura Digital. Por meio de pesquisa documental, foram investigadas as perspectivas e indicações sobre as mídias educativas digitais propostas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para Educação Musical na Rede Pública de Ensino, atendendo aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os professores de Arte em grande parte não possuem formação específica para Música, e demonstram inseguranças ao terem que trabalhar com ela após as regulamentações oficiais que tornaram obrigatório o ensino de música. Esses professores recorrem aos livros didáticos de Arte, fortemente disseminados em território nacional pelo PNLD para auxiliar das mais variadas formas nas dinâmicas de ensino e aprendizagem. Como os livros didáticos são importantes artefatos da cultura escolar, investigar a produção, circulação e uso desses materiais se faz necessário, assim como pensar as relações entre impresso e digital. Este trabalho opera com a visão de culturas múltiplas, com a centralidade do debate cultural e com a visão de que os processos formativos em educação são marcados pela produção de cultura e pelo protagonismo dos sujeitos escolares na construção da cultura da escola. Assim, os objetivos específicos da investigação foram: Mapear a presença das mídias educativas digitais e das tecnologias digitais nos editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2015-2023); Investigar a relação entre mídias e tecnologias digitais, Educação musical e os livros didáticos de Arte; Perscrutar as implementações das indicações do PNLD acerca das mídias educativas digitais sobre os livros didáticos de Arte aprovados pelo Programa. A partir da metodologia de cunho qualitativo e análise documental, como instrumentos de coleta de dados foram criadas fichas de análises com categorias específicas para cada uma das fontes de pesquisa.Abstract: This investigation constitutes a medium-digit research object for musical education present in the Call Notices and Choice Guides for Art Textbooks, offered by the National Book and Teaching Material Program (PNLD 2015-2023). The PNLD notice has long presented approval criteria in its regulations that indicate the presence of media beyond the physical, marking paths in an attempt to consolidate a culture of digital materials beyond printed materials. The theme of educational digital media was adopted based on the assumption of Digital Culture. Through documentary research, perspectives and indications on digital educational media proposed by the National Book and Teaching Material Program (PNLD) for Musical Education in the Public Education Network were investigated, serving the Initial Years of Elementary School, Final Years of Elementary and High School. Art teachers largely do not have specific training in Music, and demonstrate insecurities when having to work with it after the official regulations that made music teaching mandatory. These teachers use Art textbooks, widely disseminated throughout the country by the PNLD, to assist in the most varied ways in teaching and learning dynamics. As textbooks are important artifacts of school culture, investigating the production, circulation and use of these materials is necessary, as is thinking about the relationships between print and digital. This work operates with the vision of multiple cultures, with the centrality of cultural debate and with the vision that training processes in education are marked by the production of culture and the protagonism of school subjects in the construction of the school's culture. Thus, the specific objectives of the investigation were: Map the presence of digital educational media and digital technologies in the notices of the National Book and Teaching Material Program (PNLD 2015-2023); Investigate the relationship between digital media and technologies, Music Education and Art textbooks; Examine the implementation of PNLD recommendations regarding digital educational media in Art textbooks approved by the Program. Starting from the methodology of qualitative material and documentary analysis, as data collection tools to create analysis data with specific categories for each research source.1 recurso online : PDF.application/pdfPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Educação - Estudo e ensinoArtes - Livros didaticosMúsica - Instrução e estudoLivros didaticos - CatálogosEducaçãoAs mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HALYNE CZMOLA DE LIMA.pdfapplication/pdf7746703https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87787/1/R%20-%20D%20-%20HALYNE%20CZMOLA%20DE%20LIMA.pdf7515d6d040212f9328d726ff263b3779MD51open access1884/877872024-05-03 12:06:31.166open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87787Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-03T15:06:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musical
title As mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musical
spellingShingle As mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musical
Lima, Halyne Czmola de
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação - Estudo e ensino
Artes - Livros didaticos
Música - Instrução e estudo
Livros didaticos - Catálogos
Educação
title_short As mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musical
title_full As mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musical
title_fullStr As mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musical
title_full_unstemmed As mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musical
title_sort As mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musical
author Lima, Halyne Czmola de
author_facet Lima, Halyne Czmola de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Halyne Czmola de
contributor_str_mv Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação - Estudo e ensino
Artes - Livros didaticos
Música - Instrução e estudo
Livros didaticos - Catálogos
Educação
topic Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação - Estudo e ensino
Artes - Livros didaticos
Música - Instrução e estudo
Livros didaticos - Catálogos
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Guilherme Romanelli
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-03T15:06:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-03T15:06:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87787
url https://hdl.handle.net/1884/87787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87787/1/R%20-%20D%20-%20HALYNE%20CZMOLA%20DE%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7515d6d040212f9328d726ff263b3779
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898862579941376