Da educação musical escolar : um estudo da seleção curricular a partir da análise de livros didáticos brasileiros aprovados no PNLD 2017
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35192 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018. |
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Da educação musical escolar : um estudo da seleção curricular a partir da análise de livros didáticos brasileiros aprovados no PNLD 2017Música na educaçãoMúsica - instrução e estudoLivros didáticosMaterial didáticoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.Esta pesquisa teve como objeto de estudo o currículo de música para Educação Básica, tendo como objetivo geral identificar a seleção de conhecimentos musicais a serem trabalhados nas aulas de música nos anos finais do Ensino Fundamental materializada e apresentada aos professores em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, para a disciplina Arte. Além disso, procurou-se observar se havia uma proposta de ordenação e progressão das aprendizagens do conhecimento musical ao longo dos volumes, além de analisar as sugestões propostas pelo material didático para o trabalho nas aulas de música. A pesquisa foi construída por meio de leituras e reflexões acerca do conceito de currículo, onde buscou-se a fundamentação em Sacristán (2017), Apple (2000) e Moreira e Silva (1995); especialmente a definição de “currículo apresentado aos professores”, proposta por Sacristán (2000), que contribui para a compreensão do livro didático como fonte para este estudo. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa, utilizando-se a pesquisa documental que teve como fonte a Coleção de livros didáticos “Por toda parte”, aprovada no PNLD 2017. A metodologia de análise utilizada foi a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), mais especificamente, as propostas de codificação apontadas por Charmaz (2009). A TFD permite, a partir da realização de codificações, identificar, desenvolver e relacionar conceitos e categorias a partir dos dados, aproveitando o que eles trazem de informações para a análise. As análises demonstraram a construção de uma organização curricular para o ensino de música que apresenta uma ordenação linear e progressiva, dando continuidade gradativa no aprendizado musical, acumulando bases para futuros conhecimentos com possibilidade de aprofundar o conhecimento técnico, teórico e instrumental, sem perder o foco na utilização da música como parte da formação humana dos alunos. Os conhecimentos musicais em geral, encontrados durante a análise referem-se aos ritmos, gêneros e estilos musicais, assim como a identificação de parâmetros sonoros, pulso, notação musical ou características da orquestra, ópera e outros temas musicais que reforçam o aprendizado e a compreensão do aluno do mundo da música. Diante disso, espera-se que o professor de música trabalhe no espaço escolar com planejamento apropriado para a realidade de sua turma, observando e compreendendo que espaço é ocupado pelos conhecimentos musicais no componente curricular Arte, efetivado nos livros didáticos legitimados pelo governo que se tem trabalhado nas escolas. Avaliou-se como positiva a organização do currículo de modo a preparar o aluno para receber novos conhecimentos musicais. Dessa forma, o livro vai inserindo, paulatinamente, termos musicais como: composição, regência, luthier, além de iniciar os conceitos dos parâmetros sonoros. Os resultados sinalizam que está se pensando na construção de um currículo musical adequado para as escolas de Educação Básica, mesmo que ainda se perceba a necessidade de um equilíbrio adequado entre as linguagens artísticas. É preciso considerar que o processo de construção de uma tradição curricular de música para a Educação Básica está em andamento. No estágio atual, pode-se dizer que os conhecimentos identificados contribuem para que a música, entendida como linguagem artística, seja vista como parte importante da formação humana dos indivíduos.This research has as its main theme the music curriculum for Basic Education with the general objective to identify the selection of musical knowledge to be worked in music classes in the Final Years of Elementary School materialized and presented to teachers in didactic books approved in the National Program of Didactic Book (PNLD) 2017, for the Arts discipline. In addition, it was sought to observe the existence of a proposal of ordering and progression of the learning of musical knowledge throughout the volumes, as well as to analyze the suggestions proposed by the didactic material for the work in the music classes. The research is constructed through readings and reflections about the concept of curriculum, where the foundation was sought in Sacristán (2000), Apple (2000) and Moreira e Silva (1995), as well as definitions of "curriculum presented to teachers" proposed by Sacristán (2000) that contributes to the understanding of the didactic book as source for this study. The methodological approach to be used is qualitative research, using documental research procedure, since the source of the research will be the Collection of textbooks "Everywhere", approved in the PNLD 2017. The analysis methodology used will be Data Based Theory (PDT), based on the concepts of Charmaz (2009). PDT allows, from the accomplishment of codifications, to identify, to develop and to relate concepts and categories from the data, taking advantage of what they bring of information for the analysis. The analyzes demonstrated the construction of a curricular organization for the teaching of school music is still being constructed, that it has a linear and progressive ordering and gives gradual continuity in the musical learning, accumulating bases for future knowlegde with the possibility to deepen theoretical and instrumental technical knowledge without losing focus on the use of music as part of the human training of students. The musical knowledge generally found during the analysis refers to rhythms, genres and musical styles, as well as identification of sound parameters, pulse, musical notation or characteristics of the orchestra, opera and other musical themes that reinforce the learning and understanding of the student of the music world. Given this, it is expected that the music teacher works in the school space with appropriate planning for the reality of his class, observing and understanding that space is occupied by musical knowledge in the curricular component Art, made effective in the textbooks legitimated by the government that has worked in schools. The organization of the curriculum was evaluated as positive in order to prepare the student to receive new musical knowledge. In this way the book inserts musical terms such as: composition, regency, luthier, besides starting the concepts of the sound parameters. The results indicate that we are thinking of building a suitable musical curriculum for the Basic Education schools, even if we still perceive the necessity of an adequate balance between the artistic languages. It is necessary to consider that the process of constructing a curricular tradition of music for Basic Education is under way. At the present stage, it can be said that the identified knowledge contributes to the fact that music, understood as artistic language, is seen as an important part of the human formation of individuals.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaPereira, Marcus Vinícius MedeirosFerreira, Elisângela Cordeiro2019-07-31T18:38:31Z2019-07-31T18:38:31Z2019-07-312018-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Elisângela Cordeiro. Da educação musical escolar: um estudo da seleção curricular a partir da análise de livros didáticos brasileiros aprovados no PNLD 2017. 2018. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35192A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:01:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/35192Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:01:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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