Uma proposta de atividade pedagógica menos excludente construída a partir da Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Kelly Cristina Scarpim de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87908
Resumo: Orientador: Izaura Hiroko Kuwabara
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKuwabara, Izaura Hiroko, 1948-Castro, Kelly Cristina Scarpim de2024-05-08T20:34:54Z2024-05-08T20:34:54Z2003Brochhttps://hdl.handle.net/1884/87908Orientador: Izaura Hiroko KuwabaraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInclui bibliografiaResumo: A formação de trabalhadores e cidadãos no Brasil, inseridos em uma sociedade cujo desenvolvimento de forças produtivas delimita evidentemente a divisão entre capital e trabalho, traduzida pelo modelo taylorista - fordista, é constituída historicamente a partir da categoria dualidade estrutural, quando destina uma escola aos que iriam desempenhar funções intelectuais, de planejamento e supervisão e outra aos que desempenhariam funções instrumentais, de execução. Enquanto antigamente havia a escola técnica, cuja preocupação era a formação para o trabalho, a escola atual já tem alunos trabalhadores e tem que dar conta de sua formação. As demandas e os efeitos da globalização da economia e da reestruturação produtiva, mesmo que contraditoriamente, indicam dimensões positivas como a constatação de que não há possibilidade de participação social, política e produtiva sem pelo menos 11 anos de educação escolar; sendo assim, o Ensino Médio perde o caráter de intermediador entre a educação fundamental (geral) e superior (profissional), passando a ser a última etapa da educação básica, mesmo que isto esteja distante de ser realidade em países periféricos. Desta maneira, já não se pode entender a formação profissional sem uma base sólida de educação geral. É mediante esta realidade que o Ensino Médio deverá trabalhar e tratar a sua concepção. E com a compreensão de que submeter os desiguais à igual tratamento só fará aumentar a desigualdade que a LDB, ao apontar o caráter básico do Ensino Médio, e a necessidade de assegurá-lo para todos, permite distintas modalidades de organização, inclusive a habilitação profissional, na intenção de tratar diferentemente os desiguais, de acordo com seus interesses e necessidades, para que, desta forma, possam ser iguais (equidade). Portanto, será necessário formular diretrizes que priorizem a formação científico-tecnológica e sócio-histórica para todos, com o objetivo de construir uma igualdade não dada no ponto de partida e que, desta forma, exige diferenciadas mediações no Ensino Médio, para que possa atender às demandas de uma clientela desigual e diferenciada. A química, juntamente com a matemática e a física integra um conjunto de disciplinas que apresentam, historicamente, um alto índice de repetência que por si justificaria o estudo das causas desse insucesso. Além disso, considerando a importância da ciência química pela sua presença ampla no cotidiano e no meio produtivo, podendo oferecer uma gama variada de opções atrativas como alternativas para propostas educacionais inovadoras. Desta forma, toma-se imprescindível pesquisar o porquê de grande parte dos alunos do ensino médio noturno obterem resultados considerados insatisfatórios na área química e/ou em outras áreas, ou se evadirem da escola antes mesmo do término de um período letivo, impossibilitando que a escola exerça o seu papel mínimo de manter incluídos os já incluídos, o que poderá fornecer elementos que permitam contribuir para a redução desses índices de exclusão. Com a intenção de investigar as relações entre a escola e a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho, foram analisadas as representações que os jovens matriculados no período noturno, de uma escola da rede pública, situada na região metropolitana de Curitiba, têm a respeito da escola e do trabalho. Para que comparações pudessem ser realizadas, também foram analisadas as representações que os jovens matriculados no período diurno, desta mesma escola, e de um CEEBJA têm a respeito da escola e do trabalho. N o que se refere à escola, foram estudadas as representações relativas à possibilidade de o conhecimento adquirido na escola responder às necessidades do mundo do trabalho, quanto às dificuldades encontradas no aprendizado de química/física/matemática e quanto à intenção de prosseguir estudando. N o que se refere ao trabalho, foram examinadas as representações relacionadas à natureza do trabalho que realizam, e quantos destes alunos são trabalhadores. Numa perspectiva de pesquisa qualitativa, selecionaram-se duas escolas, o Colégio Base, localizado no centro cidade de Campo Largo (pois é a escola onde a pesquisadora atua) e outra, um CEEBJA (pois é a escola para onde se transfere parte dos alunos do ensino regular). Compuseram o universo da pesquisa trezentos e noventa e cinco alunos e oito professores, aos quais foram aplicados questionários. Os dados relativos aos alunos permitiram traçar seu perfil, realçando suas condições sócio-econômicas e também escolar. Verificou-se que a clientela de alunos do Colégio Base é de nível sócio-econômico médio-baixo; os pais dos alunos têm pouca escolaridade; a maioria dos alunos não tem vida social ativa e os hábitos de leitura são precários. Portanto, de posse destas e de outras informações, pretende-se que a Proposta de Atividade Pedagógica a ser elaborada para o Colégio Base, possa contribuir na formação pessoal e profissional deste aluno do noturno, trabalhador, de forma a ser realmente inovadora, não excludente e que guarde essas características como identidade e orientação na formação deste aluno. Neste sentido, pensa-se em construir uma Proposta de Atividade com tema geral, na intenção de que todos os professores que nela estejam envolvidos aprendam e construam coletivamente o conhecimento para que então, deste modo, possam repensar sua prática docente. É imprescindível se fazer compreender que, coletivamente (uma vez que a disciplina de Química, isoladamente, não seria capaz de resolver todos os problemas detectados), professores e alunos devem atuar como sujeitos na produção do conhecimento a ser desenvolvido, sem que este conhecimento tenha que ser, necessariamente, parte integrante de uma disciplina específica. Durante o desenvolvimento da Proposta, o importante é que os alunos tenham a oportunidade de acesso ao conhecimento totalizante do meio onde estão atuando e que venham a produzir um conhecimento até então inexistente para que possam estabelecer paralelos entre a produção de um conhecimento e a produção de sua aprendizagem.Abstract: The workers and citizen from Brazilian education, inserted in a society whose development of productive force delimit clearly the division between capital and job, translated by taylorist - fordist model, is historically formed from the structural duality category, when destine a school to those who would carry out intellectual, planning and supervision duty and another to those who would carry out instrumental, execution duty. While many years ago there was a technical school, whose concern was the formation to job, the current school already has students who work and it has to prepare their formation. The demands and the effects of globalization of economy and productive restructuration, although conflicting, indicate positive dimension as the confirmation that there is no possibility of social, political and productive participation without at least 11 years of scholar education; this way, the High School loses the intermediary character between the fundamental education (general) and superior (professional), becoming the last part of basic education, although this is far from the reality of peripheral countries. This way, it can't be understandable the professional formation without a solid base of general education. It is for this reality that High School must work and treat its conception. It is with the comprehension that subdue the unequal to equal treatment only will increase the inequality that LDB, when indicates the basic character of High School, and the necessity of assuring it to everybody, permit distinct ways of organization, including the professional dwelling, with the intention to treat distinctly the unequal, according to their interest and necessity, for this way, they can be equal (equity). Therefore, it will be necessary to formulate directions that precede the scientific-technological and socio-historical formation for everybody, with the objective of constructing an equality that it wasn't given in the beginning and that, this way, demands distinct mediation in High School, for that can attend the demands of an unequal and different clientele. Chemistry, altogether with mathematics and physics integrate a group of subjects which shows, historically, a high retention index that only this would justify the study of the failure causes. Besides, considering the importance of chemistry for its wide presence in daily life and in the productive way, it can offer a varied range of attractive options as alternative for renewed educational proposals. So, it is indispensable to search why the large part of high school students have results considered dissatisfied in chemistry area or other areas, or evade from school before at least the end of the school year, disabling that school practice the minimum role of maintaining included the ones who are already included, what could provide elements that permit contributing for the reduction of these exclusion index. With the intention of investigating the relations between school and the insertion of the students in the world of job, it was analyzed the representations that teenagers matriculated in nocturnal period, from a public school, located in the metropolitan region of Curitiba, have about school and job. As a way to realize comparisons, it was analyzed the representations that teenagers matriculated in diurnal period, from the same school, and from a CEEBJA have about school and job. In relation to school, it was studied the representations related with the possibility of the knowledge obtained at school attend the necessities of world job, as for difficulties found in chemistry/mathematics/physics learning and as for the intention of continuing the studies. In relation to job, it was examined the representations related with the nature of job that they realize, and how many students are workers. In a perspective o f a qualitative research, it was selected two schools, the Base School, located downtown Campo Largo City (because it is the school where the researcher actuates) and another, a CEEBJA (because it is the school where great part of students from regular studies are transferred to). The universe of the research was composed by three hundred and ninety-five students and eight professors, to whom were applied questionnaires. The data related to students permit to delineate their sketch, accentuating their socialeconomical and scholar conditions too. It was verified that the clientele of Base School is from a medium-short socialeconomical level; the students' parents have little studies; most of students don't have an active social life and the lecture habits are precarious. Therefore, with these and other information, we intend that the Pedagogical Proposal of Activities that is going to be elaborated for Base School, can contribute in personal and professional development of this nocturnal student, worker, so that it is a real innovation, not being excluding and that keep these characteristics as an identification and orientation in the development of this student. This way, we think in constructing a Proposal of Activities with general theme, with the intention of all professors that will be involved in it learn and construct collectively the knowledge for that, this way, they can rethink their own lecturing practice. It is indispensable to understand that collectively (once that the subject of Chemistry, isolated, wouldn't be able to solve all problems detected), professors and students must actuate as subject in the production of knowledge that is going to be developed, without this knowledge must be, necessarily, part of a specific subject. During the development of the Proposal, the important is that the students have the opportunity of accessing the total knowledge of the environment where they are acting and that they can produce knowledge as yet inexistent for that they can establish parallels between the production of knowledge and the production of their learning.126 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - Estudo e ensinoPrática de ensinoQuímica - Estudo e ensinoRedação acadêmicaEducaçãoUma proposta de atividade pedagógica menos excludente construída a partir da Químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - KELLY CRISTINA SCARPIM DE CASTRO.pdfapplication/pdf6323736https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87908/1/D%20-%20D%20-%20KELLY%20CRISTINA%20SCARPIM%20DE%20CASTRO.pdf59a3903fb0d7464ebfd3f7dd6da520aaMD51open access1884/879082024-05-08 17:34:55.032open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87908Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-08T20:34:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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