Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angst, Rosana, 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72223
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber.
id UFPR_33fdc7685bd471731cbc061c0814e8f6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72223
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Angst, Rosana, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWeber, Lidia Natalia Dobrianskyj2022-03-07T17:55:36Z2022-03-07T17:55:36Z2021https://hdl.handle.net/1884/72223Orientadora: Profa. Dra. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber.Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/04/2021Inclui referências: p. 181-195Resumo: A vida universitária possui seus desafios, e muito se fala sobre a dificuldade de os alunos terminarem o curso que escolheram. Geralmente são enfatizados os aspectos negativos e patológicos, porém pouco se fala sobre o bem-estar e aspectos positivos e adaptativos que esses estudantes possuem para lidar com as dificuldades inerentes a um curso universitário. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os níveis de resiliência acadêmica, satisfação com a vida, afetos positivos e afetos negativos, otimismo e burnout de acadêmicos de graduação matriculados em cursos com maior e menor índice de evasão de três Instituições de Ensino Superior paranaenses. Participaram 458 acadêmicos matriculados em cursos de graduação de três Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná e que já cursaram no mínimo metade do curso, exceto o curso de Psicologia, no qual participaram todos os estudantes pelo reduzido número de participantes disponíveis. Os instrumentos utilizados foram o Life Orientation Test (LOT-R), Escala de Resiliência Acadêmica (ERA), Escala de Satisfação com a Vida, Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS), Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) e um questionário sociodemográfico. Foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas em acadêmicos para analisar de forma qualitativa aspectos relacionados aos desafios e superações da vida universitária. Foi realizada a tradução e a validação da Academic Resilience Scale (ARS- 30). Os dados foram analisados pelo SPSS versão 21.0 e por análise qualitativa. A amostra era em sua maioria do gênero feminino, jovem, solteira, ingressante no Ensino Superior pelo vestibular tradicional e não recebia nenhum tipo de financiamento ou bolsa. Não trabalhava, possuía renda familiar de um a três salários mínimos, e em geral morava com familiares e afirmava ter uma crença religiosa. A maior parte dos estudantes já apresentou, em algum momento, alguma dificuldade acadêmica, sendo tanto para conciliar as atividades diárias, quanto questões acadêmicas e financeiras. Diante das dificuldades geralmente buscam auxílio de amigos e familiares, mas chamou atenção que muitos estudantes afirmaram não recorrer a ninguém. A resiliência acadêmica estava correlacionada positivamente com o otimismo, satisfação com a vida, afetos positivos, e negativamente com afetos negativos e síndrome de burnout. Foi encontrada validade de conteúdo, de critério e de constructo, assim como fidedignidade da Escala de Resiliência Acadêmica. Estudantes de Direito, Medicina e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, os cursos de menor evasão, apresentam maiores médias de exaustão emocional e possuem maior reflexão e busca de ajuda diante de dificuldades acadêmicas, uma subescala da resiliência acadêmica. Ou seja, mesmo cansados emocionalmente devido aos seus estudos, conseguiam lidar melhor diante das adversidades e buscaram ajuda de outras formas quando apresentavam dificuldades. Os cursos de maior evasão, Psicologia, Física e Matemática, são cursos que possuem menor status social do que os de menor evasão, tendo menor dificuldade de ingresso no Ensino Superior. Apesar disso, não há diferença entre os alunos desses cursos em resiliência, o que pode indicar que mesmo com as adversidades de cada curso, eles perseveram. Esse trabalho não teve como objetivo esgotar a temática, mas instigar pesquisadores a compreender mais a fundo o que faz com que, mesmo sendo difícil e custoso tanto emocionalmente quanto financeiramente, o estudante decida permanecer e terminar o Ensino Superior.Abstract: University life has its challenges, and much is said about the difficulty for students to complete their chosen courses. The negative and pathological aspects are usually emphasized, however little is said about the well-being and the positive and adaptive aspects that these students possess in dealing with the difficulties inherent in a university course. The present work aimed to evaluate the levels of academic resilience, satisfaction with life, positive and negative affections, optimism, and burnout of undergraduate students enrolled in courses with higher and lower dropout rates from three higher education institutions in Paraná. The participants were 458 students enrolled in undergraduate courses at three higher education institutions in the state of Paraná and who had already completed at least half of the course, except for the Psychology course, in which it was applied to all students enrolled due to the reduced number of participants available. The instruments used were the Life Orientation Test (LOT-R), Academic Resilience Scale (ARS-30), Satisfaction with Life Scale, Positive and Negative Affects Scale (PANAS), Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS), and a sociodemographic questionnaire. Twelve semi-structured interviews were conducted with the students to qualitatively analyze aspects related to the challenges and overcomings of university life. A translation and a validation of the Academic Resilience Scale (ARS-30) were performed. The data were analyzed through SPSS version 21.0 and qualitative analysis. The sample was mostly female, young, single, entering higher education through the traditional entrance exam, and not receiving any kind of financing or scholarship. They did not work, had a family income of one to three minimum wages, generally lived with family members, and reported to have religious beliefs. Most students had, at some point, some academic difficulty, either with balancing daily activities or with academic and financial issues. When faced with difficulties, they usually sought help from friends and family, but it was noteworthy that many students said they did not turn to anyone. Academic resilience was positively correlated with optimism, satisfaction with life, and positive affects; and it was negatively correlated with negative affections and burnout. A content, criterion, and construct validity were found, as well as reliability in the Academic Resilience Scale. Law, Medical, Bioprocess Engineering and Biotechnology students, courses with lower dropout rates, had higher mean scores for emotional exhaustion and greater levels of reflection and help-seeking when faced with academic difficulties, which is a subscale of academic resilience. In other words, even though they were emotionally tired due to their studies, they were better able to cope in the face of adversity and sought help in other ways when presented with difficulties. The courses with higher dropout rates - Psychology, Physics, and Mathematics - are those that have a lower social status than those with the lower dropout rates, in addition to being less difficult to gain admission to higher education institutions. Despite this, there is no difference in resilience between the students enrolled in these courses, which may indicate that even with each course's adversities, they persevere. This work did not aim to exhaust the theme, but to instigate researchers to understand more deeply what makes a student decide to complete a higher education course, even though it is difficult and costly, both emotionally and financially.1 arquivo (219 p.) : il.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEstudantes universitariosEnsino superiorBurnout, Sindrome deEducaçãoVariáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ROSANA ANGST PASQUALOTTO.pdfapplication/pdf6946744https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72223/1/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20ANGST%20PASQUALOTTO.pdf7be71e136d5f91c733eba5ca66cf0419MD51open access1884/722232022-03-07 14:55:36.348open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72223Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-07T17:55:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
title Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
spellingShingle Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
Angst, Rosana, 1985-
Educação - Estudo e ensino
Estudantes universitarios
Ensino superior
Burnout, Sindrome de
Educação
title_short Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
title_full Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
title_fullStr Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
title_full_unstemmed Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
title_sort Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
author Angst, Rosana, 1985-
author_facet Angst, Rosana, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Angst, Rosana, 1985-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj
contributor_str_mv Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Estudantes universitarios
Ensino superior
Burnout, Sindrome de
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Estudantes universitarios
Ensino superior
Burnout, Sindrome de
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-07T17:55:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-07T17:55:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72223
url https://hdl.handle.net/1884/72223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (219 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72223/1/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20ANGST%20PASQUALOTTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7be71e136d5f91c733eba5ca66cf0419
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898841424920576