Lendo emoções : efeitos de uma intervenção envolvendo a empatia e a compreensão leitora em estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roza, Sarah Aline
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81650
Resumo: Orientadora: Professora Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães
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spelling Leadbeater, BonnieUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Roza, Sarah Aline2023-06-06T20:44:03Z2023-06-06T20:44:03Z2022https://hdl.handle.net/1884/81650Orientadora: Professora Dra. Sandra Regina Kirchner GuimarãesCoorientadora: Professora Dra. Bonnie LeadbeaterTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/12/2022Inclui referências: p. 169-212Área de concentração: Processos Psicológicos em Contextos EducacionaisResumo: O processo de ensino e aprendizado desenvolvido nas escolas brasileiras, atualmente, deveria promover uma intersecção entre componentes cognitivos e socioemocionais. Neste contexto, há uma lacuna no cenário nacional envolvendo pesquisas sobre programas de ensino da leitura, notadamente da compreensão leitora, em consonância com habilidades socioemocionais. Esta pesquisa teve como principal objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção envolvendo o ensino da compreensão leitora e o desenvolvimento da empatia em crianças do 5 ano do Ensino Fundamental, comparando um Grupo Intervenção (GI) com um Grupo Controle (GC). Além disso, foi analisada a percepção dos pais acerca da empatia das crianças antes de depois da intervenção; alguns instrumentos foram adaptados e desenvolvidos durante a pesquisa e, foram testadas diferentes relações entre as variáveis do estudo por meio de análises estatísticas. Para a apresentação desta pesquisa, optou-se por dividir seus achados em três grandes grupos. A primeira parte do estudo teve como objetivo adaptar e validar as propriedades psicométricas da escala Índice de Reatividade Interpessoal - IRI (Davis, 1980) para crianças e adolescentes brasileiras. Fizeram parte desta etapa da pesquisa 703 estudantes da rede pública de Curitiba, com idades variando entre, 8 e 16 anos (M=11,39; D.P.=1,58) do 4 ano até o 9 ano do Ensino Fundamental. Os resultados confirmaram a estrutura tetrafatorial da escala, demonstrando que as meninas tiveram um desempenho mais elevado em todas as dimensões do instrumento – o que promove uma reflexão sobre como a empatia é vista e percebida em nossa sociedade. Além disso, as dimensões da Fantasia e da Consideração Empática obtiveram destaque em diferentes análises. A segunda parte do estudo consiste na apresentação da parte principal da pesquisa, o estudo de intervenção. Para esta etapa, os participantes foram 124 estudantes provenientes de 4 turmas de 5 ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba, a idade variou entre 9 e 12 anos (M=9,61; D.P.=0,60), esses estudantes foram alocados em dois grupos, GI (63) e CG (61). Diferentes análises estatísticas foram efetuadas com os dados obtidos junto ao GI e GC. Os principais achados foram um aumento estatisticamente significativo no GI na Avaliação da Compreensão de Leitura Textual, em seus componentes literal e inferencial e nas dimensões cognitiva e afetiva da empatia. Além disso, os estudantes do GI demonstraram um desempenho maior na Compreensão Leitora da Prova Brasil (versão oficial aplicada em 2011) e no Teste de Vocabulário Emocional durante o pós-teste. A terceira e última parte do estudo destaca a percepção dos pais ou responsáveis pelos estudantes participantes da intervenção acerca do desenvolvimento da empatia ao longo do ano letivo de 2021. Para avaliar a percepção dos responsáveis pelos estudantes foi aplicada uma adaptação traduzida da escala EmQue (Rieffe et al., 2010) 124 pais, com idades entre 25 e 50 anos (M=37,28; D.P.=4,55) – dos quais 105 eram mães (84,7%) e 19 pais (15,3%) – que responderam no pré e no pós testes como avaliavam comportamentos empáticos em seus filhos. Os resultados demonstraram que os pais dos estudantes do GI perceberam mudanças nos comportamentos dos filhos após a intervenção. Além disso, após participarem da intervenção os estudantes do GI apresentaram em seu autorrelato (escala IRI) maior número de comportamentos empáticos e pró-sociais em comparação com os estudantes do GC. A principal hipótese do estudo foi corroborada, pois os estudantes do GI obtiveram, em um nível estatisticamente significativo, um desempenho maior na Avaliação da Compreensão de Leitura Textual e no autorrelato de empatia no pós-intervenção, bem como na Compreensão Leitora da Prova Brasil e no Teste de Vocabulário Emocional. O avanço dos estudantes na compreensão leitora pode estar associado à intervenção pedagógica que ampliou o conhecimento para além das habilidades cognitivas. Esses achados trazem importantes implicações para a definição de currículos e tempos escolares, pois sugere a implementação de um currículo que privilegie aspectos cognitivos e socioemocionais como parte dos planos de ensino dentro das salas de aulas, o que poderá aumentar não apenas o domínio dos estudantes em relação aos conteúdo das disciplinas escolares, - como a compreensão leitora, com destaque para a compreensão inferencial -, mas também proporcionar uma convivência que promova habilidades pró-sociais, como a empatia.Abstract: The academic process developed in Brazilian schools should promote a connection between cognitive and socio-emotional components. In addition, there is a gap involving research on reading-teaching programs, especially reading comprehension, connecting this with socio-emotional skills. The main objective of this study was to evaluate the effects of an intervention involving the teaching of reading comprehension and the development of empathy in children in the 5th year of Elementary School, comparing an Intervention Group (IG) with a Control Group (CG). In addition, parents' perceptions of children's empathy were analyzed before and after the intervention; some instruments were adapted and developed during the research and different relationships between the study variables were tested through statistical analysis. For the presentation of this research, it was decided to divide its findings into three large groups. The first part of the study aimed to adapt and validate the psychometric properties of the Interpersonal Reactivity Index - IRI scale (Davis, 1980) for Brazilian children and adolescents. 703 students from public schools in Curitiba took part in this stage of the research, aged between 8 and 16 years (M=11.39; S.D.=1.58) from the 4th to the 9th grade of Elementary School. The results confirmed the four-factor structure of the scale, demonstrating that girls had a higher performance in all dimensions of the instrument – which promotes a reflection on how empathy is seen and perceived in our society. In addition, the dimensions of Fantasy and Empathic Consideration were highlighted in different analyses. The second part of the study consists of the main part of the research, the intervention study. Participants were 124 students from 4 classes of 5th grade of a public Elementary School in Curitiba, ages ranged between 9 and 12 years (M=9.61; S.D.=0.60), these students were allocated into two groups, IG (63) and CG (61). Different statistical analyzes were performed with the data obtained from the IG and CG. The main findings were a statistically significant increase in the IG in the Assessment of Textual Reading Comprehension, in its literal and inferential components and in the cognitive and affective dimensions of empathy. In addition, IG students demonstrated higher performance on the Reading Comprehension of Prova Brasil (official version applied in 2011) and on the Emotional Vocabulary Test during the post-test. The third and final part of the study highlights the perception of parents or guardians of the students participating in the intervention about the development of empathy throughout the 2021 school year. To assess the perception of those responsible for the students, a translated adaptation of the EmQue scale (Rieffe et al., 2010) 124 fathers, aged between 25 and 50 years (M=37.28; S.D.=4.55) - of which 105 were mothers (84.7%) and 19 fathers (15.3%) – who responded pre- and post-tests how they assessed empathic behaviors in their children. The results showed that parents of IG students noticed changes in their children's behavior after the intervention. In addition, after participating in the intervention, the IG students showed in their self-report (IRI scale) an enhanced number of empathic and prosocial behaviors compared to the CG students. The main hypothesis of the study was corroborated, as the IG students obtained, at a statistically significant level, a higher performance in the Assessment of Textual Reading Comprehension and in the self-report of empathy in the post-intervention, as well as in the Reading Comprehension of the Prova Brasil and in the Emotional Vocabulary Test. The students' progress in reading comprehension may be associated with the pedagogical intervention that expanded knowledge beyond cognitive skills. These findings bring important implications for the development of the curricula, as they suggest the implementation of a curriculum that points out cognitive and socio-emotional aspects as part of the lesson plans within the classrooms, which may increase not only the students' proficiency in the contents of school subjects - such as reading comprehension, with emphasis on inferential comprehension -, but also to promotes pro-social skills, such as empathy.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino fundamentalCompreensão na leituraLeitura (Ensino fundamental)Crianças - Livros e leituraEmpatiaEducaçãoLendo emoções : efeitos de uma intervenção envolvendo a empatia e a compreensão leitora em estudantes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SARAH ALINE ROZA.pdfapplication/pdf2059550https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81650/1/R%20-%20T%20-%20SARAH%20ALINE%20ROZA.pdf543ee3373bd9948476dc3dd8da6a6fbaMD51open access1884/816502023-06-06 17:44:03.531open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81650Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-06T20:44:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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