Metaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vinicius Janoski
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83281
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Guilherme Silva Vieira
id UFPR_387520dba7410363bfa1e62b65a2d4af
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83281
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em EconomiaVieira, José Guilherme Silva, 1976-Ferreira, Vinicius Janoski2023-07-07T13:38:43Z2023-07-07T13:38:43Z2023https://hdl.handle.net/1884/83281Orientador: Prof. Dr. José Guilherme Silva VieiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Economia. Defesa : Curitiba, 15/05/2023Inclui referências: p. 73-79Resumo: Este trabalho teve como objetivo abordar o desenvolvimento do Metaverso e analisar o possível impacto que ele pode ter no setor publicitário. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória, observando a participação de grandes marcas em projetos do Metaverso entre 2021 e 2022. Foi constatado que a pandemia do Covid-19 acelerou a digitalização do comportamento do consumidor, o que levou a uma maior personalização e digitalização de atividades antes exclusivamente presenciais. Os dados do e-commerce brasileiro apontam para o desenvolvimento de uma sociedade mais conectada, o que pode consolidar o Metaverso como um novo canal de publicidade, com reflexos significativos nos setores publicitário e corporativo. Foi identificado que ambientes virtuais imersivos têm potencial para capturar a atenção do consumidor. No entanto, existem desafios significativos relacionados à infraestrutura e capacidade de processamento que precisam ser superados, e ainda não se sabe se as taxas de venda no Metaverso serão superiores. Além disso, ainda não está claro se, e em quanto tempo os projetos da Web 3.0 observados, como The Sandbox e Decentraland, irão impactar o futuro do mercado de publicidade.Abstract: This study aimed to address the development of the Metaverse and analyze its potential impact on the advertising industry. To achieve this goal, exploratory research was conducted by observing the participation of major brands in Metaverse projects between 2021 and 2022. It was found that the Covid-19 pandemic accelerated the digitization of consumer behavior, leading to greater personalization and digitalization of previously exclusively in-person activities. Brazilian e-commerce data indicate the development of a more connected society, which could consolidate the Metaverse as a new advertising channel, with significant effects on the advertising and corporate sectors. It was identified that immersive virtual environments have the potential to capture consumer attention. However, there are significant challenges related to infrastructure and processing capacity that need to be overcome, and it is still unclear whether sales rates in the Metaverse will be higher. Additionally, it is still unclear when observed Web 3.0 projects, such as The Sandbox and Decentraland, will impact the future of the advertising market.1 recurso online : PDF.application/pdfPublicidadeComportamento do consumidorCrescimento e Desenvolvimento EconômicoMetaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VINICIUS JANOSKI FERREIRA.pdfapplication/pdf4947940https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83281/1/R%20-%20D%20-%20VINICIUS%20JANOSKI%20FERREIRA.pdf150171021c2b66088e39cddd5043a942MD51open access1884/832812023-07-07 10:38:43.28open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83281Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-07-07T13:38:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamental
title Metaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamental
spellingShingle Metaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamental
Ferreira, Vinicius Janoski
Publicidade
Comportamento do consumidor
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
title_short Metaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamental
title_full Metaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamental
title_fullStr Metaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamental
title_full_unstemmed Metaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamental
title_sort Metaverso : um novo canal de publicidade? Uma pesquisa exploratória à luz da economia comportamental
author Ferreira, Vinicius Janoski
author_facet Ferreira, Vinicius Janoski
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Economia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, José Guilherme Silva, 1976-
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vinicius Janoski
contributor_str_mv Vieira, José Guilherme Silva, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Comportamento do consumidor
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
topic Publicidade
Comportamento do consumidor
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
description Orientador: Prof. Dr. José Guilherme Silva Vieira
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-07T13:38:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-07T13:38:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83281
url https://hdl.handle.net/1884/83281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83281/1/R%20-%20D%20-%20VINICIUS%20JANOSKI%20FERREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 150171021c2b66088e39cddd5043a942
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898797186547712