Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Percicotty, Altair Gabardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65968
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn
id UFPR_3a236b46d454d812f60273e1dbd1937c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65968
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Percicotty, Altair GabardoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno2020-03-02T15:24:06Z2020-03-02T15:24:06Z2019https://hdl.handle.net/1884/65968Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino HornDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2019Inclui referências: p. 118-121Resumo: Esta pesquisa integra-se ao campo de estudos que investiga a Filosofia, Educação e Ensino. Tem como objetivo central analisar perspectivas filosóficas que estão para além das eurocêntricas. Propõe compreender a Filosofia da Libertação de Dussel como possibilidade de um pensar filosófico latino-americano e de uma práxis educativo-filosófica capaz de contribuir com o processo de descolonização cultural. Problematiza noções conceituais eurocentradas expressas tanto em Livros Didáticos quanto nas diretrizes e orientações curriculares. Trata-se de uma investigação qualitativa e exploratória, que analisa, com base em alguns pressupostos da Filosofia da Libertação, os conteúdos de Mito e Filosofia de alguns livros didáticos selecionados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos de 2016 a 2018, indicados como obras de referência para o ensino de Filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras. Em um primeiro momento, a pesquisa contextualiza a histórica da Filosofia da Libertação, o problema do eurocentrismo, o método Analético e as categorias dusseleanas. Em um segundo momento, trata dos silenciamentos das filosofias que estão para além do eixo eurocêntrico e da Filosofia da Libertação, procurando evidenciar a importância destas. Por fim, procura demonstrar a presença e a ausência da Filosofia da Libertação nos livros didáticos. A Filosofia da Libertação pode, também, contribuir para uma educação mais libertadora, estando presente no ensino-aprendizagem escolar por meio dos livros didáticos. Palavras-chave: Filosofia da Libertação. Analética da Alteridade. Educação Filosófica. Livros Didáticos. PNLD.Abstract: This research integrates the field of studies that investigates philosophy, education and teaching. Its main objective is to analyze philosophical perspectives that are beyond the Eurocentric ones. It proposes to understand Dussel's Philosophy of Liberation as a possibility of a Latin American philosophical thinking and educationalphilosophical praxis capable of contributing to the process of cultural decolonization. It problematizes Eurocentred conceptual notions expressed both in textbooks and in curricular guidelines and orientations. This is a qualitative and exploratory research that analyzes, based on some assumptions of the Philosophy of Liberation, the contents of Myth and Philosophy of some textbooks selected by the National Textbook Plan (PNLD) in the years 2016 to 2018, indicated as reference works for the teaching of philosophy in high school in Brazilian public schools. At first, the research contextualizes the history of Liberation Philosophy, the Eurocentrism problem, the Analectic method and the Dusselian categories. In a second moment, it deals with the silences of the "Other Philosophies" and the Philosophy of Liberation, trying to highlight their importance. Finally, it seeks to demonstrate the presence and absence of Liberation Philosophy in textbooks. The Philosophy of Liberation can also contribute to a more liberating education, being present in school teaching-learning through the textbooks. Keywords: Liberation Philosophy. Analectic of Alterity. Philosophical Education. Textbooks. PNLD.132 p.application/pdfPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Filosofia - Estudo e ensinoLivros didáticos - AvaliaçãoEducaçãoFilosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALTAIR GABARDO PERCICOTTY.pdfapplication/pdf1311471https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65968/1/R%20-%20D%20-%20ALTAIR%20GABARDO%20PERCICOTTY.pdf6ac2bd5c68115438adc8e02d5783d3caMD51open access1884/659682020-03-02 12:24:06.713open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65968Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-02T15:24:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
title Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
spellingShingle Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
Percicotty, Altair Gabardo
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Filosofia - Estudo e ensino
Livros didáticos - Avaliação
Educação
title_short Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
title_full Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
title_fullStr Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
title_full_unstemmed Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
title_sort Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
author Percicotty, Altair Gabardo
author_facet Percicotty, Altair Gabardo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Percicotty, Altair Gabardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
contributor_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Filosofia - Estudo e ensino
Livros didáticos - Avaliação
Educação
topic Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Filosofia - Estudo e ensino
Livros didáticos - Avaliação
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-02T15:24:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-02T15:24:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65968
url https://hdl.handle.net/1884/65968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65968/1/R%20-%20D%20-%20ALTAIR%20GABARDO%20PERCICOTTY.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ac2bd5c68115438adc8e02d5783d3ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860840419229696