Concepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thaís Ananda dos, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69051
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_483ecf4f9d5054aeacf70d98c9ce4394
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69051
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Thaís Ananda dos, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2021-01-04T22:42:24Z2021-01-04T22:42:24Z2020https://hdl.handle.net/1884/69051Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 18/02/2020Inclui referências: p. 97-103Resumo: A magnitude assumida pelos livros didáticos no contexto educacional brasileiro em função do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, que os distribui para todos os alunos e professores das escolas públicas do Brasil, faz com que o processo de escolha dos mesmos pelos professores seja uma de suas etapas mais significativas e importantes. Nesse sentido, disponibilizar aos professores elementos e ferramentas que os auxiliem no processo de escolha dos livros didáticos com os quais ele estabeleça um diálogo mais próximo e se identifique, se torna fundamental para que sua relação com os livros escolhidos seja a mais profícua, em benefício, principalmente dos alunos. Visando contribuir com esse processo, desenvolveu-se uma pesquisa que teve como objetivo identificar como se manifestam as concepções pedagógicas nos livros de Física da edição do PNLD 2018. Para tanto, tomando-se como referência as concepções pedagógicas propostas por Dermeval Saviani - Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovadora, Pedagogia Tecnicista e Pedagogia Neoprodutivista - foi elaborado um instrumento que pudesse auxiliar os professores na avaliação de livros didáticos de Física. O instrumento, estruturado em blocos, apresenta questões que permitem identificar as concepções pedagógicas que predominam nos livros didáticos analisados. Aplicado aos livros didáticos de Física aprovados no PNLD de 2018 mais escolhidos pelos professores, verificou-se que os mesmos apresentam indícios de todas as concepções pedagógicas, sendo sua organização predominantemente pautada na pedagogia tradicional. Palavras-chave: Concepções pedagógicas. Livro didático de Física. PNLD. Dermeval Saviani. Escolha de livro didáticoAbstract: The magnitude assumed by textbooks in the Brazilian educational context due to the National Textbook Program - PNLD, which distributes them to all students and teachers in public schools in Brazil, makes the process of choosing them by teachers be one of its most significant and important stages. In this sense, making available to teachers elements and tools that help him in the process of choosing textbooks with which he establishes a closer dialogue and identifies himself, becomes essential for his relationship with the chosen books to be the most fruitful, for the benefit, mainly from students. This work presents the results of a research that aimed to identify which and how the pedagogical concepts are manifested in the Physics textbooks of the PNLD 2018 edition. Therefore, taking as a reference the pedagogical concepts proposed by Dermeval Saviani - Traditional Pedagogy, Renovating Pedagogy, Technicist Pedagogy and Neoprodutivist Pedagogy - an instrument was developed that can assist teachers in the evaluation of Physics textbooks. The instrument, structured in blocks, presents questions that allow identifying the pedagogical concepts that predominate in the analyzed textbooks. Applied to the Physics textbooks approved in the PNLD of 2018 most chosen by teachers, it was found that they show evidence of all pedagogical concepts, their organization being predominantly based on traditional pedagogy. Keywords: Pedagogical Conceptions. Physics Textbooks. PNLD. Dermeval Saviani, Textbook choice.103 p. : il.application/pdfFísica - Livros didaticosPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)EducaçãoConcepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THAIS ANANDA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf2711846https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69051/1/R%20-%20D%20-%20THAIS%20ANANDA%20DOS%20SANTOS.pdf36f5c65dfab7668ff7c298a933b32c94MD51open access1884/690512021-01-04 19:42:25.018open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69051Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-04T22:42:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018
title Concepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018
spellingShingle Concepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018
Santos, Thaís Ananda dos, 1991-
Física - Livros didaticos
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação
title_short Concepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018
title_full Concepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018
title_fullStr Concepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018
title_full_unstemmed Concepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018
title_sort Concepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018
author Santos, Thaís Ananda dos, 1991-
author_facet Santos, Thaís Ananda dos, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thaís Ananda dos, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Livros didaticos
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação
topic Física - Livros didaticos
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-04T22:42:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-04T22:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69051
url https://hdl.handle.net/1884/69051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69051/1/R%20-%20D%20-%20THAIS%20ANANDA%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36f5c65dfab7668ff7c298a933b32c94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898857699868672