Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/61029 |
Resumo: | Orientadora: Profª Zélia Milléo Pavão |
id |
UFPR_c5ed458fb0faf0cd5909326cc152485a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61029 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-2021Neder, Margaret Guimarães2022-12-02T16:20:27Z2022-12-02T16:20:27Z1987https://hdl.handle.net/1884/61029Orientadora: Profª Zélia Milléo PavãoDissertaçao (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 56-58Resumo: O estudo relata os aspectos da utilizacao do computador na educacao, dando enfase ao seu uso como ferramenta de aprendizagem. A Educacao esta em crise. Um dos grandes problemas atuais, alem da repetencia e evasao escolar, e sem duvida a falta de comunicacao. Os alunos veem no professor tradicional uma caricatura dos modernos instrumentos de comunicacao de massa. Ora, se mudar a relacao professor - aluno, todo o processo escolar tera que sofrer mudancas. 0 computador, surge entao uma nova alternativa, que podera acarretar mudancas na educacao. 0 objetivo deste trabalho e verificar como a utilizacao do computador esta ocorrendo, como instrumento de ensino ou de aprendizagem. Acredita-se que como ferramenta de aprendizagem, quando bem utilizada pode levar ao aprendizado nao so de fatores importantes sobre o proprio computador, bem como sobre outros conteudos. Ele e importante porque pode propiciar a aprendizagem de principios, de tecnicas, de habilidades que ajudarao o aluno em seu aprendizado subsequente, que podera fazer dele um melhor solucionador de problemas. 0 capitulo II e uma revisao de literatura, observando a introducao do computador no ensino no Brasil, onde chega-se a conclusao que a linguagem LOGO e uma "tecnologia" a qual podera facilitar o ensino, principalmente o das ciencias. Para embasamento teorico, foram usados enfoques da teoria de JEAN PIAGET - tracando o perfil da construcao das estruturas cognitivas __ e da teoria de DAVID AUSUBEL - aprendizagem significativa --- receptiva. 0 terceiro capitulo, tenta rever a polemica metodos tradicionais X metodos tecnologicos de ensino. 0 quarto capitulo trata do ensino por computador.Resumen: El estudio relata los aspectos de la utilizacion dei computador en la educacion, dando enfasis a su uso como herramienta de aprendizaje. La educacion esta en crisis. Uno de los grandes problemas actuales, ademas de la repetencia y evasion escolar es, sin duda, la falta de comunicacion. Los alumnos ven en el profesor tradicional una caricatura de los modernos instrumentos de comunicacion de masa. Pues, si se cambia la relacion profesor- alumno, todo el proceso escolar debera cambiar. El computador surge entonces como una nueva alternativa, que podra acarrear cambios educacionales. El objetivo de este trabajo es verificar de que manera el computador esta siendo usado, como instrumento de ensenanza o de aprendizaje. Se cree que como herramienta de aprendizaje, si se usa bien pue de 1levar a aprender no solamente factores inherentes a la computacion sino tambien otros contenidos. Asi su importancia radica en poder propiciar el aprendizaje de principios, de tecnicas, de habilidades, que ayudaran al alumno en nuevos aprendizajes y hacer de el un mejor solucionador de problemas. El capitulo 2 es una revision de literatura relativa a introduccion dei computador en la ensenanza en Brasil y se llega a la conclusion de que el lenguaje LOGO es una tecnologia que podra facilitar la ensenanza, principalmente de las ciencias. Para la fundamentacion teorica se usaran enfoques de la teoria de Piaget - trazando el perfil de la construccion de estructuras cognitivas y de la de David Ausubel - aprendiza je significativo-receptivo. En el tercer capitulo se reve la polemica entre metodos tradicionales y metodos tecnologicos, de ensenanza. El cuarto capitulo trata de la ensenanza por computador.67 f.application/pdfDisponível em formato digitalTecnologia educacionalRedação acadêmicaEducaçãoUma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARGARET GUIMARAES NEDER.pdfapplication/pdf3073627https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61029/1/D%20-%20MARGARET%20GUIMARAES%20NEDER.pdf1db96075ae1f73afcd3f23c5cad48794MD51open access1884/610292022-12-02 13:20:27.154open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61029Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-02T16:20:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo |
title |
Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo |
spellingShingle |
Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo Neder, Margaret Guimarães Tecnologia educacional Redação acadêmica Educação |
title_short |
Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo |
title_full |
Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo |
title_fullStr |
Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo |
title_full_unstemmed |
Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo |
title_sort |
Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo |
author |
Neder, Margaret Guimarães |
author_facet |
Neder, Margaret Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neder, Margaret Guimarães |
contributor_str_mv |
Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Redação acadêmica Educação |
topic |
Tecnologia educacional Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Profª Zélia Milléo Pavão |
publishDate |
1987 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1987 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-02T16:20:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-02T16:20:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/61029 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/61029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
67 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61029/1/D%20-%20MARGARET%20GUIMARAES%20NEDER.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1db96075ae1f73afcd3f23c5cad48794 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898751988727808 |