Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neder, Margaret Guimarães
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61029
Resumo: Orientadora: Profª Zélia Milléo Pavão
id UFPR_c5ed458fb0faf0cd5909326cc152485a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61029
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-2021Neder, Margaret Guimarães2022-12-02T16:20:27Z2022-12-02T16:20:27Z1987https://hdl.handle.net/1884/61029Orientadora: Profª Zélia Milléo PavãoDissertaçao (mestrado) -Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 56-58Resumo: O estudo relata os aspectos da utilizacao do computador na educacao, dando enfase ao seu uso como ferramenta de aprendizagem. A Educacao esta em crise. Um dos grandes problemas atuais, alem da repetencia e evasao escolar, e sem duvida a falta de comunicacao. Os alunos veem no professor tradicional uma caricatura dos modernos instrumentos de comunicacao de massa. Ora, se mudar a relacao professor - aluno, todo o processo escolar tera que sofrer mudancas. 0 computador, surge entao uma nova alternativa, que podera acarretar mudancas na educacao. 0 objetivo deste trabalho e verificar como a utilizacao do computador esta ocorrendo, como instrumento de ensino ou de aprendizagem. Acredita-se que como ferramenta de aprendizagem, quando bem utilizada pode levar ao aprendizado nao so de fatores importantes sobre o proprio computador, bem como sobre outros conteudos. Ele e importante porque pode propiciar a aprendizagem de principios, de tecnicas, de habilidades que ajudarao o aluno em seu aprendizado subsequente, que podera fazer dele um melhor solucionador de problemas. 0 capitulo II e uma revisao de literatura, observando a introducao do computador no ensino no Brasil, onde chega-se a conclusao que a linguagem LOGO e uma "tecnologia" a qual podera facilitar o ensino, principalmente o das ciencias. Para embasamento teorico, foram usados enfoques da teoria de JEAN PIAGET - tracando o perfil da construcao das estruturas cognitivas __ e da teoria de DAVID AUSUBEL - aprendizagem significativa --- receptiva. 0 terceiro capitulo, tenta rever a polemica metodos tradicionais X metodos tecnologicos de ensino. 0 quarto capitulo trata do ensino por computador.Resumen: El estudio relata los aspectos de la utilizacion dei computador en la educacion, dando enfasis a su uso como herramienta de aprendizaje. La educacion esta en crisis. Uno de los grandes problemas actuales, ademas de la repetencia y evasion escolar es, sin duda, la falta de comunicacion. Los alumnos ven en el profesor tradicional una caricatura de los modernos instrumentos de comunicacion de masa. Pues, si se cambia la relacion profesor- alumno, todo el proceso escolar debera cambiar. El computador surge entonces como una nueva alternativa, que podra acarrear cambios educacionales. El objetivo de este trabajo es verificar de que manera el computador esta siendo usado, como instrumento de ensenanza o de aprendizaje. Se cree que como herramienta de aprendizaje, si se usa bien pue de 1levar a aprender no solamente factores inherentes a la computacion sino tambien otros contenidos. Asi su importancia radica en poder propiciar el aprendizaje de principios, de tecnicas, de habilidades, que ayudaran al alumno en nuevos aprendizajes y hacer de el un mejor solucionador de problemas. El capitulo 2 es una revision de literatura relativa a introduccion dei computador en la ensenanza en Brasil y se llega a la conclusion de que el lenguaje LOGO es una tecnologia que podra facilitar la ensenanza, principalmente de las ciencias. Para la fundamentacion teorica se usaran enfoques de la teoria de Piaget - trazando el perfil de la construccion de estructuras cognitivas y de la de David Ausubel - aprendiza je significativo-receptivo. En el tercer capitulo se reve la polemica entre metodos tradicionales y metodos tecnologicos, de ensenanza. El cuarto capitulo trata de la ensenanza por computador.67 f.application/pdfDisponível em formato digitalTecnologia educacionalRedação acadêmicaEducaçãoUma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARGARET GUIMARAES NEDER.pdfapplication/pdf3073627https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61029/1/D%20-%20MARGARET%20GUIMARAES%20NEDER.pdf1db96075ae1f73afcd3f23c5cad48794MD51open access1884/610292022-12-02 13:20:27.154open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61029Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-02T16:20:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo
title Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo
spellingShingle Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo
Neder, Margaret Guimarães
Tecnologia educacional
Redação acadêmica
Educação
title_short Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo
title_full Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo
title_fullStr Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo
title_full_unstemmed Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo
title_sort Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo
author Neder, Margaret Guimarães
author_facet Neder, Margaret Guimarães
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.contributor.author.fl_str_mv Neder, Margaret Guimarães
contributor_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Redação acadêmica
Educação
topic Tecnologia educacional
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Profª Zélia Milléo Pavão
publishDate 1987
dc.date.issued.fl_str_mv 1987
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-02T16:20:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-02T16:20:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61029
url https://hdl.handle.net/1884/61029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61029/1/D%20-%20MARGARET%20GUIMARAES%20NEDER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1db96075ae1f73afcd3f23c5cad48794
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898751988727808