Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Vitória
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255604
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma oficina com alunos do Ensino Médio, para explorar a ideia intuitiva de Limite, conceito tradicionalmente apresentado no Ensino Superior, por meio de um trabalho com a linguagem de programação LOGO, especificamente com a versão do software SuperLogo 3.0. A proposta de trabalho foi desenvolvida com base na teoria do Construcionismo de Papert, bem como no que se compreende como Pensamento Computacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com análise fenomenológica, visando compreender as experiências individuais dos alunos. A interrogação que norteia este trabalho é: Como se mostra a compreensão dos alunos sobre a ideia intuitiva de Limite no desenvolvimento de tarefas com o software SuperLogo 3.0? Com a realização das análises, foi possível identificar três categorias que expressam a concepção dos alunos relacionadas às ideias intuitivas de Limite, sendo elas: Infinitamente grande ou pequeno; Tende a; Limitada por um valor. Com os resultados apresentados, entendeu-se que a proposta pode auxiliar os alunos de Ensino Médio na compreensão do conceito de Limite, por meio de um ambiente de explorações e que prioriza uma metodologia ativa, o Construcionismo, na qual o aluno assume a construção de seu próprio conhecimento.
id UNSP_44d1617659f0c30b5c158916daed1c4a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255604
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGOIntuitive idea of limit in high school: a proposal with the LOGO programming languageConstrucionismoSuperLogoPensamento computacionalEducação matemáticaTecnologia no ensinoMatemática - ensino médioSociologia educacionalMatemática financeiraLogo ( Linguagem de programação de computador )ConstructionismComputational thinkingMathematics educationTechnology in teachingEste trabalho apresenta os resultados de uma oficina com alunos do Ensino Médio, para explorar a ideia intuitiva de Limite, conceito tradicionalmente apresentado no Ensino Superior, por meio de um trabalho com a linguagem de programação LOGO, especificamente com a versão do software SuperLogo 3.0. A proposta de trabalho foi desenvolvida com base na teoria do Construcionismo de Papert, bem como no que se compreende como Pensamento Computacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com análise fenomenológica, visando compreender as experiências individuais dos alunos. A interrogação que norteia este trabalho é: Como se mostra a compreensão dos alunos sobre a ideia intuitiva de Limite no desenvolvimento de tarefas com o software SuperLogo 3.0? Com a realização das análises, foi possível identificar três categorias que expressam a concepção dos alunos relacionadas às ideias intuitivas de Limite, sendo elas: Infinitamente grande ou pequeno; Tende a; Limitada por um valor. Com os resultados apresentados, entendeu-se que a proposta pode auxiliar os alunos de Ensino Médio na compreensão do conceito de Limite, por meio de um ambiente de explorações e que prioriza uma metodologia ativa, o Construcionismo, na qual o aluno assume a construção de seu próprio conhecimento.This study presents the results of a workshop with high school students to explore the intuitive idea of Limit, a concept traditionally presented in higher education, by working with the LOGO programming language, specifically with the SuperLogo 3.0 software version. The work proposal was developed based on Papert's theory of Constructionism, as well as what is understood as Computational Thinking. The research is qualitative in nature, with a phenomenological analysis aimed at understanding the students' individual experiences. The question guiding this work is: How do students understand the intuitive idea of Limit when developing tasks with the SuperLogo 3.0 software? Through the analysis, it was possible to identify three categories that express the students' conception of the intuitive idea of Limit: Infinitely large or small; Tends to; Limited by a value. With the results presented, it is understood that the proposal can help high school students understand the concept of Limit, through an environment of exploration that prioritizes an active methodology, Constructionism, in which the student assumes the construction of their own knowledge.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues [UNESP]Souza, Ana Vitória2024-05-13T21:09:52Z2024-05-13T21:09:52Z2024-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, A. V. Ideia intuitiva de Limite no Ensino Médio: Uma proposta com a linguagem de programação LOGO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Engenharia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2024https://hdl.handle.net/11449/255604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-14T06:32:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:36:04.719157Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO
Intuitive idea of limit in high school: a proposal with the LOGO programming language
title Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO
spellingShingle Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO
Souza, Ana Vitória
Construcionismo
SuperLogo
Pensamento computacional
Educação matemática
Tecnologia no ensino
Matemática - ensino médio
Sociologia educacional
Matemática financeira
Logo ( Linguagem de programação de computador )
Constructionism
Computational thinking
Mathematics education
Technology in teaching
title_short Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO
title_full Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO
title_fullStr Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO
title_full_unstemmed Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO
title_sort Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO
author Souza, Ana Vitória
author_facet Souza, Ana Vitória
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Construcionismo
SuperLogo
Pensamento computacional
Educação matemática
Tecnologia no ensino
Matemática - ensino médio
Sociologia educacional
Matemática financeira
Logo ( Linguagem de programação de computador )
Constructionism
Computational thinking
Mathematics education
Technology in teaching
topic Construcionismo
SuperLogo
Pensamento computacional
Educação matemática
Tecnologia no ensino
Matemática - ensino médio
Sociologia educacional
Matemática financeira
Logo ( Linguagem de programação de computador )
Constructionism
Computational thinking
Mathematics education
Technology in teaching
description Este trabalho apresenta os resultados de uma oficina com alunos do Ensino Médio, para explorar a ideia intuitiva de Limite, conceito tradicionalmente apresentado no Ensino Superior, por meio de um trabalho com a linguagem de programação LOGO, especificamente com a versão do software SuperLogo 3.0. A proposta de trabalho foi desenvolvida com base na teoria do Construcionismo de Papert, bem como no que se compreende como Pensamento Computacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com análise fenomenológica, visando compreender as experiências individuais dos alunos. A interrogação que norteia este trabalho é: Como se mostra a compreensão dos alunos sobre a ideia intuitiva de Limite no desenvolvimento de tarefas com o software SuperLogo 3.0? Com a realização das análises, foi possível identificar três categorias que expressam a concepção dos alunos relacionadas às ideias intuitivas de Limite, sendo elas: Infinitamente grande ou pequeno; Tende a; Limitada por um valor. Com os resultados apresentados, entendeu-se que a proposta pode auxiliar os alunos de Ensino Médio na compreensão do conceito de Limite, por meio de um ambiente de explorações e que prioriza uma metodologia ativa, o Construcionismo, na qual o aluno assume a construção de seu próprio conhecimento.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-13T21:09:52Z
2024-05-13T21:09:52Z
2024-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, A. V. Ideia intuitiva de Limite no Ensino Médio: Uma proposta com a linguagem de programação LOGO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Engenharia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2024
https://hdl.handle.net/11449/255604
identifier_str_mv SOUZA, A. V. Ideia intuitiva de Limite no Ensino Médio: Uma proposta com a linguagem de programação LOGO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Engenharia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2024
url https://hdl.handle.net/11449/255604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128834097119232