Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255604 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma oficina com alunos do Ensino Médio, para explorar a ideia intuitiva de Limite, conceito tradicionalmente apresentado no Ensino Superior, por meio de um trabalho com a linguagem de programação LOGO, especificamente com a versão do software SuperLogo 3.0. A proposta de trabalho foi desenvolvida com base na teoria do Construcionismo de Papert, bem como no que se compreende como Pensamento Computacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com análise fenomenológica, visando compreender as experiências individuais dos alunos. A interrogação que norteia este trabalho é: Como se mostra a compreensão dos alunos sobre a ideia intuitiva de Limite no desenvolvimento de tarefas com o software SuperLogo 3.0? Com a realização das análises, foi possível identificar três categorias que expressam a concepção dos alunos relacionadas às ideias intuitivas de Limite, sendo elas: Infinitamente grande ou pequeno; Tende a; Limitada por um valor. Com os resultados apresentados, entendeu-se que a proposta pode auxiliar os alunos de Ensino Médio na compreensão do conceito de Limite, por meio de um ambiente de explorações e que prioriza uma metodologia ativa, o Construcionismo, na qual o aluno assume a construção de seu próprio conhecimento. |
id |
UNSP_44d1617659f0c30b5c158916daed1c4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/255604 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGOIntuitive idea of limit in high school: a proposal with the LOGO programming languageConstrucionismoSuperLogoPensamento computacionalEducação matemáticaTecnologia no ensinoMatemática - ensino médioSociologia educacionalMatemática financeiraLogo ( Linguagem de programação de computador )ConstructionismComputational thinkingMathematics educationTechnology in teachingEste trabalho apresenta os resultados de uma oficina com alunos do Ensino Médio, para explorar a ideia intuitiva de Limite, conceito tradicionalmente apresentado no Ensino Superior, por meio de um trabalho com a linguagem de programação LOGO, especificamente com a versão do software SuperLogo 3.0. A proposta de trabalho foi desenvolvida com base na teoria do Construcionismo de Papert, bem como no que se compreende como Pensamento Computacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com análise fenomenológica, visando compreender as experiências individuais dos alunos. A interrogação que norteia este trabalho é: Como se mostra a compreensão dos alunos sobre a ideia intuitiva de Limite no desenvolvimento de tarefas com o software SuperLogo 3.0? Com a realização das análises, foi possível identificar três categorias que expressam a concepção dos alunos relacionadas às ideias intuitivas de Limite, sendo elas: Infinitamente grande ou pequeno; Tende a; Limitada por um valor. Com os resultados apresentados, entendeu-se que a proposta pode auxiliar os alunos de Ensino Médio na compreensão do conceito de Limite, por meio de um ambiente de explorações e que prioriza uma metodologia ativa, o Construcionismo, na qual o aluno assume a construção de seu próprio conhecimento.This study presents the results of a workshop with high school students to explore the intuitive idea of Limit, a concept traditionally presented in higher education, by working with the LOGO programming language, specifically with the SuperLogo 3.0 software version. The work proposal was developed based on Papert's theory of Constructionism, as well as what is understood as Computational Thinking. The research is qualitative in nature, with a phenomenological analysis aimed at understanding the students' individual experiences. The question guiding this work is: How do students understand the intuitive idea of Limit when developing tasks with the SuperLogo 3.0 software? Through the analysis, it was possible to identify three categories that express the students' conception of the intuitive idea of Limit: Infinitely large or small; Tends to; Limited by a value. With the results presented, it is understood that the proposal can help high school students understand the concept of Limit, through an environment of exploration that prioritizes an active methodology, Constructionism, in which the student assumes the construction of their own knowledge.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues [UNESP]Souza, Ana Vitória2024-05-13T21:09:52Z2024-05-13T21:09:52Z2024-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, A. V. Ideia intuitiva de Limite no Ensino Médio: Uma proposta com a linguagem de programação LOGO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Engenharia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2024https://hdl.handle.net/11449/255604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-14T06:32:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:36:04.719157Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO Intuitive idea of limit in high school: a proposal with the LOGO programming language |
title |
Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO |
spellingShingle |
Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO Souza, Ana Vitória Construcionismo SuperLogo Pensamento computacional Educação matemática Tecnologia no ensino Matemática - ensino médio Sociologia educacional Matemática financeira Logo ( Linguagem de programação de computador ) Constructionism Computational thinking Mathematics education Technology in teaching |
title_short |
Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO |
title_full |
Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO |
title_fullStr |
Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO |
title_full_unstemmed |
Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO |
title_sort |
Ideia intuitiva de limite no ensino médio: uma proposta com a linguagem de programação LOGO |
author |
Souza, Ana Vitória |
author_facet |
Souza, Ana Vitória |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Vitória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construcionismo SuperLogo Pensamento computacional Educação matemática Tecnologia no ensino Matemática - ensino médio Sociologia educacional Matemática financeira Logo ( Linguagem de programação de computador ) Constructionism Computational thinking Mathematics education Technology in teaching |
topic |
Construcionismo SuperLogo Pensamento computacional Educação matemática Tecnologia no ensino Matemática - ensino médio Sociologia educacional Matemática financeira Logo ( Linguagem de programação de computador ) Constructionism Computational thinking Mathematics education Technology in teaching |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma oficina com alunos do Ensino Médio, para explorar a ideia intuitiva de Limite, conceito tradicionalmente apresentado no Ensino Superior, por meio de um trabalho com a linguagem de programação LOGO, especificamente com a versão do software SuperLogo 3.0. A proposta de trabalho foi desenvolvida com base na teoria do Construcionismo de Papert, bem como no que se compreende como Pensamento Computacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com análise fenomenológica, visando compreender as experiências individuais dos alunos. A interrogação que norteia este trabalho é: Como se mostra a compreensão dos alunos sobre a ideia intuitiva de Limite no desenvolvimento de tarefas com o software SuperLogo 3.0? Com a realização das análises, foi possível identificar três categorias que expressam a concepção dos alunos relacionadas às ideias intuitivas de Limite, sendo elas: Infinitamente grande ou pequeno; Tende a; Limitada por um valor. Com os resultados apresentados, entendeu-se que a proposta pode auxiliar os alunos de Ensino Médio na compreensão do conceito de Limite, por meio de um ambiente de explorações e que prioriza uma metodologia ativa, o Construcionismo, na qual o aluno assume a construção de seu próprio conhecimento. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-13T21:09:52Z 2024-05-13T21:09:52Z 2024-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, A. V. Ideia intuitiva de Limite no Ensino Médio: Uma proposta com a linguagem de programação LOGO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Engenharia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2024 https://hdl.handle.net/11449/255604 |
identifier_str_mv |
SOUZA, A. V. Ideia intuitiva de Limite no Ensino Médio: Uma proposta com a linguagem de programação LOGO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Engenharia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2024 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/255604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128834097119232 |